Predestinado: conheça a história real que inspirou o filme na Netflix

Imagem de: Predestinado: conheça a história real que inspirou o filme na Netflix
Imagem: Divulgação/Imagem Filmes

Lançado no dia 30 de março na Netflix, o filme Predestinado tem chamado a atenção ao contar a história de José Pedro de Freitas (Danton Mello), o José Arigo, que durante décadas trabalhou como um médium reconhecido no Brasil e no exterior. Lançada em 2022 nos cinemas, a obra marca a estreia do gaúcho Gustavo Fernandez na direção.

Com roteiro de Jaqueline Vargas (Sessão de Terapia, Malhação), o longa-metragem mostra como, por mais de 20 anos, o protagonista usou suas habilidades especiais para curar pessoas. Apesar de a história ser digna da ficção, ela é inspirada por uma pessoa real que viveu entre 1921 e 1971 na cidade de Congonhas, em Minas Gerais.

A história real de Predestinado

Filho de uma família humilde, José Arigo foi um dos oito filhos do sitiante Antônio de Freitas Sobrinho, só tendo estudado até o equivalente ao terceiro ano do ensino fundamental. Ele começou a demonstrar seus primeiros talentos mediúnicos aos 9 anos de idade, que foram tratados com preconceito por sua família.

Enviado à igreja católica e a um psicólogo, ele chegou a ser submetido a um ritual de exorcismo para livrá-lo de uma suposta possessão demoníaca. As visões de Arigo voltaram com força na idade adulta e, a partir da década de 1950, ele começou a sentir fortes dores de cabeça, insônia e episódios nos quais perdia a visão e dizia ouvir uma forte voz gutural.

Pouco depois, ele reconheceu essas visões como o doutor alemão Adolph Fritz, que morreu durante a Primeira Guerra Mundial sem terminar sua missão na Terra. Incorporando o profissional, Arigo começou a realizar cirurgias e atendimentos médicos sem nenhum custo, chegando ao ponto de auxiliar mais de 200 pessoas por dia.

José Arigo ficou famoso ao curar pessoas incorporando o Dr. Adolph FritzJosé Arigo ficou famoso ao curar pessoas incorporando o Dr. Adolph FritzFonte:  Divulgação/Imagem Filmes 

Uma figura popular que trabalhou por mais de 20 anos, ele dizia que todos os resultados que conseguia eram somente responsabilidade do médico. Alvo de um indulto presidencial em 1957, o médium chegou ser preso por sete meses em 1961 por exercício ilegal da profissão. No entanto, isso não o impediu de continuar sendo procurado, inclusive por políticos importantes.

Entre eles estava o senador Carlos Alberto Lúcio Bittencourt, que teve um tumor cancerígeno mortal retirado de suas costas por Arigo enquanto dormia. Tão perseguido pela mídia quanto famoso, o médium que estrela o filme disponível na Netflix continuou realizando suas consultas até o ano de 1971, quando foi vítima de um acidente fatal enquanto cruzava a BR-040 no trecho entre as cidades de Congonhas e Conselheiro Lafaiete.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.