Sandra é culpada em Anatomia de uma Queda? Veja teoria sobre o final

Imagem de: Sandra é culpada em Anatomia de uma Queda? Veja teoria sobre o final
Imagem: Divulgação/ Les Films Pelléas

Premiado com a Palma de Ouro em Cannes e lançado no Prime Video recentemente, Anatomia de Uma Queda rendeu vários elogios (e indicações ao Oscar) por sua trama baseada em um grande mistério. Nela acompanhamos o julgamento de Sandra (Sandra Hüller), que pode ser condenada pela morte de seu marido Samuel (Samuel Theiss).

O filme revela que Samuel morreu de forma misteriosa, o que pode ter sido tanto por acidente quanto pela ação deliberada de sua esposa. O filme gira ao redor disso, mostrando como Sandra rebate as acusações e lida com seu filho traumatizado Daniel (Milo Machado Graner) e com as acusações do promotor Vincent (Swan Arlaud).

Enquanto Anatomia de um Queda dá uma resposta concreta para o destino da personagem, em nenhum momento ele mostra o que realmente aconteceu. No entanto, isso não impediu que muitos sites e fãs bolassem suas teorias sobre o real significado da história.

Cuidado com spoilers pesados daqui em diante!

Sandra é culpada em Anatomia de uma Queda?

Enquanto o longa-metragem termina com o veredito de que Sandra é inocente, uma teoria aponta que o juri errou e a personagem, na verdade, assinou o marido. E o grande segredo para isso está em seu filho, Daniel, que é a principal testemunha da morte do pai.

O site aponta que o longa-metragem é criado de forma a não dar uma resposta clara para a audiência, já que suas evidências apontam para vários lados. Samuel pode ter morrido em um acidente, se matado ou ter sido morto por ela. E não há como provar que uma teoria está certa ou errada baseado no que a diretora Justine Triet mostra.

O Den of Geek argumenta que descobrir o mistério não é o objetivo do filme, tampouco o que mais importante nele. O foco seria reforçar como formamos nossas decisões e o quanto elas impactam em nossa vida.

A Anatomia de Uma Queda vai além de uma drama de tribunal comumA Anatomia de Uma Queda vai além de uma drama de tribunal comum.Fonte:  Divulgação/ Les Films Pelléas 

Daniel, um garoto cego e traumatizado com o relacionamento tóxico de seus pais, é a figura central da trama. Ele é o responsável por testemunhar a favor de Sandra e reforçar que Samuel tinha pensamentos suicidas. Tudo isso é baseado na única conversa de Anatomia de uma Queda, que acontece em um carro, e não tem nenhuma testemunha — a não ser o cachorro Snoop.

Durante a conversa com Daniel, o pai fala sobre a possível morte do cachorro e como isso deixaria o filho triste. No entanto, ele ressalta que a criança teria que ser forte e aprender a viver com isso. A conversa pode ser vista como uma clara alusão aos pensamentos suicidas do pai.

Daniel mentiu em seu depoimento?

No entanto, um detalhe na cena pode indicar que tudo é mentira: todo o diálogo ocorre na voz do garoto, que, em tese, pode estar colocando palavras na boca de Samuel — algo que não pode ser comprovado, já que não existem testemunhas. Ou seja, Daniel pode ter inventado ou aumentado a conversa durante seu depoimento.

E é esse elemento torna o depoimento do garoto impactante: ao relatar uma história que não há como ser comprovada, ele usa o poder da decisão para salvar sua mãe e definir seu destino. “Porque em um caso no qual a audiência e o júri não podem saber qual é a verdade, temos que tomar uma decisão de alguma forma. E de vez em quando isso é com nossos corações”, argumenta o Den of Geek.

É importante ressaltar, no entanto, que esse é apenas um trecho duvidoso de todo o julgamento, que possui diversas idas e vindas — que inclui até mesmo um experimento com o cachorro da família. Com toda essa dubiedade, o filme deixa claro que a jornada do julgamento e a dúvida no ar são as reais experiências que o público deve aproveitar.

Caso você queira assistir ao filme premiado em Cannes e tirar suas próprias conclusões, Anatomia de uma Queda já está disponível no catálogo da Amazon Prime Video. Qual a sua opinião sobre o longa-metragem? Comente nas redes sociais do Minha Série!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.