Sandra é inocente em Anatomia de uma Queda? Entenda final do filme

Imagem de: Sandra é inocente em Anatomia de uma Queda? Entenda final do filme
Imagem: Le Pacte

Anatomia de uma Queda, ou Anatomie d'une chute no idioma original, é um filme francês de drama e tribunal lançado em 2023. A produção é um dos destaques do ano inclusive no Oscar, com indicações em categorias como Melhor Filme, Melhor Atriz e Melhor Direção.

Quem já conferiu o longa após a estreia nos cinemas brasileiros em 25 de janeiro de 2024 pode ter ficado em dúvida sobre o desfecho da trama. Afinal, será que a personagem interpretada por Sandra Hüller é mesmo a responsável pelo crime do qual foi acusada?

A seguir, relembre o final do filme dirigido por Justine Triet e entenda quais são os elementos que estão em jogo para a interpretação do público.

Sandra é inocente?

Anatomia de uma Queda é a história da escritora Sandra (Sandra Hüller), que passa a ser acusada de assassinar o marido Samuel (Samuel Theis) após ele cair de uma janela durante a reforma da casa.

Agora, ela precisa provar a própria inocência enquanto lida com os traumas do filho Daniel (Milo Machado Graner) e acusações de um promotor agressivo. A principal ajuda vem de um antigo amigo, o advogado Vincent (Swann Arlaud).

Sandra Hüller em Anatomia de uma Queda.Sandra Hüller em Anatomia de uma Queda.Fonte:  Le Pacte 

Ao final do filme, Sandra é considerada inocente pelo tribunal e volta para casa após vários dias de julgamento. A tese de que Samuel possivelmente cometeu suicídio em vez de ter sido empurrado de propósito foi aceita pelo júri, que acabou convencido nas etapas finais do processo.

Entretanto, o longa-metragem não deixa evidente em nenhum momento se Sandra matou ou não o marido. Há pistas para ambos os lados, mas a ambiguidade e a permanência da dúvida fazem parte da intenção da diretora.

Por que Daniel mudou o depoimento?

Outro mistério que ronda os instantes finais de Anatomia de uma Queda é a opinião do jovem Daniel, de 11 anos, sobre o suposto crime cometido pela mãe. O filho do casal passa todo o filme traumatizado e falando pouco, abalado pela perda.

Entretanto, seus depoimentos são importantes em dois momentos. Inicialmente, é ele quem revela que o casal brigava com certa frequência e chegou a discutir momentos antes do acidente. Como o menino tem baixa visão, entretanto, há certas inconsistências e limitações no relato.

A participação de Daniel é essencial para o julgamento da mãe.A participação de Daniel é essencial para o julgamento da mãe.Fonte:  Le Pacte 

Daniel hesita e muda a sua versão da história ao perceber que o seu testemunho significa um envolvimento maior da mãe. Além disso, no último dia de julgamento, ele decide novamente testemunhar para contar algo que até então era desconhecido de todos.

O jovem conta que o pai e ele tiveram uma conversa no carro sobre perda e luto certa vez em que o cachorro da família, Snoop, foi levado ao veterinário após uma emergência. Samuel fala sobre como o filho "devia se preparar para a possível morte de uma pessoa querida".

De acordo com o depoimento de Daniel, ele só havia percebido durante o julgamento que o pai não estaria falando do animal de estimação, mas sobre si mesmo. Essa é uma prova tida como definitiva para a aceitação da defesa de Sandra.

O "experimento" com Snoop

Para chegar a essa conclusão, Daniel realizou um experimento na noite anterior do depoimento. Ele misturou uma série de aspirinas na comida de Snoop e observou o animal passando mal até ser atendido por Marge (Jehnny Beth), a assistente social que o acompanha.

De acordo com o menino, Snoop reagiu da mesma forma que seis meses atrás, período relatado por Sandra como uma possível tentativa de suicídio do marido por overdose de aspirinas. Na ocasião, o animal pode ter ingerido os restos do remédio após Samuel vomitar, o que o levou a passar mal.

Snoop, o pet da família.Snoop, o pet da família.Fonte:  Le Pacte 

Snoop ficou com uma expressão cansada, com a língua para fora. Depois do susto, ele dormiu por várias horas e ficou com uma sede fora do habitual — o mesmo comportamento que ele demonstrou anteriormente. Foi nesse período que Samuel e Daniel vão ao veterinário e têm a conversa sobre morte.

Inicialmente, portanto, a mudança de depoimento prejudica a credibilidade de Daniel. Porém, a sua motivação em provar uma tese reforça que ele de fato defende a inocência da mãe.

O final de Anatomia de uma Queda

Após o resultado do julgamento, Sandra e Vincent saem para jantar. Ela, entretanto, não parece animada ou aliviada, mas melancólica com a situação.

Cena de Anatomia de uma Queda.Cena de Anatomia de uma Queda.Fonte:  Le Pacte 

Isso contribui para a ambiguidade do final, já descrito pela diretora como propositalmente sem imagens ou provas. Samuel de fato pode ter provocado uma briga para incriminar a esposa e cometido suicídio, já que gravou a discussão. Nesse caso, Sandra estaria triste com o fim trágico do casamento já em crise e como isso pode ter afetado Daniel.

Por outro lado, ela também pode estar carregando a culpa de ter mentido no tribunal e se safado das acusações — contando com uma ajuda igualmente duvidosa do filho, que talvez ainda não tenha se convencido da inocência da mãe.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.