7 filmes nacionais que poderiam ter vencido o Oscar

Imagem de: 7 filmes nacionais que poderiam ter vencido o Oscar
Imagem: Sony Pictures

Uma coisa é fato: o cinema brasileiro é repleto de títulos interessantes e impactantes. Com o passar dos anos, a sétima arte ganhou produções cada vez mais marcantes no Brasil e os filmes nacionais parecem ter caído de vez no gosto do público verde e amarelo, que tinha o costume de acompanhar mais longas-metragens norte-americanos. Felizmente, contudo, isso mudou bastante de uns tempos para cá.

Inclusive, os filmes nacionais começaram a fazer tanto sucesso que, muitos deles, conquistaram marcas expressivas não apenas em números de bilheteria e críticas positivas, mas também na maior premiação cinematográfica do mundo. Sim, caso você não saiba, muitos filmes do cinema brasileiro conseguiram ser indicados ao Oscar e, por vezes, chegaram muito perto de vencer. Até aqui, todavia, todos acabaram batendo na trave.

Mas quais filmes nacionais mais chegaram perto de levar para casa a tão sonhada estatueta do Oscar, afinal? Abaixo, veja 7 títulos brasileiros de expressão que tinham tudo para vencer o Oscar, mas que acabaram sendo preteridos pela Academia!

Filmes nacionais que quase ganharam o Oscar

7 - O Menino e o Mundo (2013)

Para começar, temos uma belíssima animação, que, em 2016, foi indicada ao Oscar na categoria de Melhor Animação. Dirigido e roteirizado por Alê Abreu, O Menino e o Mundo conta a história de um garotinho que embarca em uma jornada mágica para encontrar seu pai. A trama é contada de forma visualmente deslumbrante, com uma animação única e uma mensagem emocionante. Não à toa, a obra é lembrada até hoje por vários fãs.

No Oscar 2016, O Menino e o Mundo foi superado por Divertida Mente, da Pixar.

6 - Democracia em Vertigem (2019)

Além de já ter participado do Oscar na categoria de Melhor Animação, o Brasil também já figurou na categoria de Melhor Documentário com a obra Democracia em Vertigem. Dirigido por Petra Costa, o filme explora os eventos políticos recentes no Brasil, mergulhando nas complexidades da democracia e das instituições governamentais. O documentário oferece uma visão íntima e crítica dos acontecimentos políticos que moldaram o país.

Uma ótima pedida para quem ama documentários históricos e políticos.

5 - O Que É Isso, Companheiro? (1997)

Agora, já entrando na área de filmes nacionais ficcionais, temos O Que É Isso, Companheiro?, dirigido por Bruno Barreto. O projeto é um drama histórico que aborda o sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil durante a ditadura militar. A trama segue a luta de um grupo de guerrilheiros que buscam justiça social.

O Que É Isso, Companheiro? foi Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1998 e é uma narrativa intensa e envolvente que vale a pena ser assistida.

4 - O Quatrilho (1995)

Dirigido por Fábio Barreto, O Quatrilho se passa na década de 1910 e segue a história de dois casais de imigrantes italianos que enfrentam dilemas éticos e amorosos, especialmente quando alguns dos pombinhos se apaixonam uns pelos outros, desencadeando uma série de fatos inesperados. Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1996, o filme nacional destaca-se pela ambientação rica e performances cativantes.

3 - O Pagador de Promessas (1962)

Baseado na peça de teatro de mesmo nome, O Pagador de Promessas é um dos maiores clássicos do cinema brasileiro. Dirigida por Anselmo Duarte, a projeção gira em torno de Zé do Burro, um homem simples que faz uma promessa religiosa e enfrenta a incompreensão da sociedade.

A obra chegou a vencer a Palma de Ouro em Cannes, na França, e foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1963, mas perdeu para o francês Sempre aos Domingos, de Serge Bourguignon.

2 - Cidade de Deus (2002)

Por falar em clássicos do cinema nacional, impossível não citar o filme Cidade de Deus nesta lista, obra dirigida por Fernando Meirelles e Kátia Lund. O longa foi o único título brasileiro da história a ser indicado a quatro categorias do Oscar, incluindo Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia e Melhor Montagem. Tudo em 2004.

O filme nacional impactante narra a vida em uma favela do Rio de Janeiro, explorando o ciclo de violência e crime. O longa é um retrato visceral da realidade urbana brasileira e trouxe personagens e cenas inesquecíveis.

1 - Central do Brasil (1998)

Para finalizar a lista, temos o que é considerado um dos melhores filmes nacionais de todos os tempos: Central do Brasil. Dirigido por Walter Salles, o filme segue a jornada de uma ex-professora amargurada e um garoto em uma viagem pelo interior do Brasil em busca do pai do menino.

Indicado ao Oscar de Melhor Atriz (Fernanda Montenegro) e Melhor Filme Estrangeiro, Central do Brasil é uma emocionante exploração da busca por identidade e redenção. Até hoje, os fãs do filme não se conformam com o fato de que ele não levou nenhuma estatueta para casa, dada a sua qualidade.

Como é possível notar pela lista, os filmes nacionais, ao longo do tempo, cresceram bastante em popularidade não apenas no Brasil, mas também ao redor do mundo. Tanto, aliás, que foram notados pela Academia e passaram a ser indicados ao Oscar com mais frequência. Por isso, não seria loucura imaginar que, se o ritmo das produções verde e amarelas continuar assim, cedo ou tarde, o Brasil deve conquistar sua primeira estatueta na premiação mais importante do cinema mundial.

Porém, enquanto esse dia não chega, não deixe de assistir os incríveis filmes nacionais mencionados nesta lista!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.