Digimon é, sim, melhor que Pokémon! Veja 3 razões que provam isso

Imagem de: Digimon é, sim, melhor que Pokémon! Veja 3 razões que provam isso

A rivalidade já faz parte da natureza humana e alguns conflitos duram décadas no imaginário popular — de clássicos do futebol, como Grenal e Flaflu, até o icônico “Marvel vs DC” nos cinemas. No mundo dos animes, um embate que eventualmente gera discussões na internet é: qual é o melhor, Pokémon ou Digimon?

Recentemente, o debate voltou a ganhar força no Twitter, rede social que agora é chamada de X. E, como eu adoro cometer o delito de opinar na internet e cresci ouvindo a Angélica cantar nas manhãs da Globo, não posso deixar de enfatizar: Digimon é, sim, melhor que Pokémon.

Não dá pra negar que Pokémon é, de longe, um sucesso comercial que marcou gerações mundialmente. Com hits na TV, cinema e, principalmente, games, Pokémon certamente é uma das minhas franquias favoritas da cultura pop. Porém, apesar de ser conhecido como uma cópia, Digimon tem alguns acertos que garantem certa superioridade em comparação à franquia do Pikachu.

DigimonApesar de não ser tão rentável quanto Pokémon, a franquia Digimon possui o seu valor

A seguir, eu listo três pontos que fazem Digimon ainda ganhar um lugar maior no meu coração que Pokémon, mesmo que os responsáveis da franquia do Agumon não se ajudem. Afinal, mesmo com tanto potencial, é muito difícil Digimon emplacar algo tão grande quanto o pior dos lançamentos de Pokémon atualmente.

Lembrando que este texto é totalmente opinativo. Logo, se você concorda ou discorda do que foi dito, sinta-se convidado a comentar no Instagram ou TikTok do Minha Série sobre o assunto!

3. Digimon são mais legais que Pokémons

A Nintendo e a Pokémon Company fizeram um ótimo trabalho durante décadas vendendo a imagem fofinha de seus monstrinhos de bolso — eu mesmo tenho uma coleção de “funkos falsificados” de figuras queridas como Pikachu, Psyduck e o subestimado Bulbassauro. No entanto, o conceito dos Digimons é bem mais interessante.

Enquanto os pokémons servem mais como pets que acabam sendo utilizados em “brigas legalizadas”, a profundidade dos Digimons vai muito além. Os monstrinhos digitais servem mais como amigos e companheiros, podem falar e tem um pensamento mais livre que seus “rivais” ligados à Nintendo.

DigimonAs evoluções em Digimon são recheadas de possibilidades.

Os digimons também capricham no quesito evolução. Enquanto Ash e seus amigos têm que aceitar que seu bichicho fofo virou um brutamontes sempre que um Pokémon chega ao seu estágio mais avançado da cadeia de evoluções, os digimons dominam a arte de, após a batalha, retroceder novamente para a sua forma fofinha.

Além disso, o visual dos digimons costuma ser bem chamativo. O anime abrange desde dinossauros robôs até coelhos com armas e calça jeans, além de guerreiros lendários com grandes e pomposas armaduras — e sempre trazendo a possibilidade de retornar para um estágio de evolução fofinho. Vai dizer que isso não é mais interessante que uma tartaruga gigante ou um “simples” dragão?

2. A trilha sonora

Pokémon marcou a infância de muitas pessoas com a sua clássica abertura, incluindo a minha, mas Digimon acaba indo muito além do quesito trilha sonora. As aberturas de Digimon são tão marcantes que considero a icônica música da Angélica uma das menos marcantes da saga.

Neste quesito, inclusive, é importantíssimo destacar a qualidade da localização brasileira. As músicas de abertura de Digimon Fronteira e Digimon Tamers, por exemplo, trazem letras tão bonitas na versão brasileira que são praticamente hinos motivacionais.

Outro ponto que merece destaque no quesito trilha sonora é a já mencionada digievolução. A sonorização desse momento importante é potente em diversas das temporadas clássicas, tornando as cenas de superação ainda mais memoráveis e poderosas.

1. As crises existenciais e momentos emocionantes

Por fim, é importante ressaltar também a carga emocional presente em Digimon. O anime Pokémon conta com diversos momentos emocionantes, incluindo a clássica cena de Pikachu chorando ao lado de Ash, mas a franquia “rival” possui elementos que abrem portas para cenas carregadas de significado em quase todos os episódios.

Um dos momentos clássicos que constantemente volta para a memória dos fãs é a evolução de Patamon: o rato alado laranja simplesmente se transforma em um anjo — repito, um anjo — em um dos momentos e maior superação da primeira temporada de Digimon.

No entanto, este é apenas um dos exemplos do alcance emocional de digimon. Outro exemplo é o arco de BlackWarGreymon, que chega a pedir pelo fim da sua vida e ganha discursos motivacionais de outros digimons — algo que não poderia acontecer em Pokémon, visto que os monstrinhos não falam.

Digimon também costuma demonstrar relações fortes de amizade, já que os bichinhos virtuais têm mais consciência, além de lidar com temas mais pesados, que incluem luto e responsabilidades. Enquanto Pokémon tende a ser mais leve, deixando alguns assuntos polêmicos de lado, a franquia dos monstros digitais não hesita em matar personagens, destruir locais e colocar os protagonistas em situações difíceis.

Enfim, essa é a minha opinião sobre o assunto. Qual o seu veredito: Pokémon ou Digimon, quem é melhor? Visite as redes sociais do Minha Série e comente o que você acha!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.