Fernanda Montenegro quase ganhou o Oscar há 25 anos por Central do Brasil; relembre

Imagem de: Fernanda Montenegro quase ganhou o Oscar há 25 anos por Central do Brasil; relembre
Imagem: Globoplay

No último domingo, 10 de março, aconteceu, em Los Angeles, nos Estados Unidos, a 96ª edição do Oscar, maior e mais prestigiada premiação cinematográfica do mundo. O grande vencedor da noite foi Oppenheimer, longa-metragem dirigido por Christopher Nolan, que levou para casa oito estatuetas douradas. Contudo, quando se fala sobre Oscar, muitos fãs brasileiros só conseguem pensar em uma coisa: no fatídico ano de 1999.

Isso porque, durante o Oscar de 1999, o Brasil ficou muito perto de conquistar uma vitória gigantesca em uma das categorias mais prestigiadas da cerimônia. Na ocasião, a atriz Fernanda Montenegro concorria na categoria de Melhor Atriz por sua atuação em Central do Brasil, obra dirigida por Walter Salles, lançada em 1998. Porém, mesmo sendo uma das favoritas, a artista acabou sendo derrotada.

Você se lembra dessa história? Abaixo, veja o que aconteceu na época!

Fernando Montenegro quase ganhou um Oscar em 1999; relembre o que houve!Fernando Montenegro quase ganhou um Oscar em 1999; relembre o que houve!Fonte:  Getty Images 

Fernando Montenegro e o Oscar de 1999

Com roteiro assinado pelo próprio Walter Salles, ao lado de Marcos Bernstein e João Emanuel Carneiro, Central do Brasil se tornou um dos filmes mais icônicos já produzidos no país, não apenas por conta de sua excelente narrativa e atuações, mas também devido ao reconhecimento mundial que recebeu (e que ainda recebe).

Na trama, conhecemos a jornada emocionante e inesperada de uma ex-professora chamada Isadora (Montenegro), que, para sobreviver, escreve cartas para pessoas analfabetas. Porém, tudo muda quando ela é apresentada a Josué (Vinícius de Oliveira), um menino cuja mãe acabou de morrer e que está em busca do pai que ele nunca conheceu.

Na época, Montenegro, atriz já consagrada no Brasil, ganhou enorme popularidade ao redor do mundo por conta de sua ótima representação de Isadora, o que lhe rendeu uma justíssima indicação à categoria de Melhor Atriz no Oscar de 1999. Além disso, no mesmo ano, Central do Brasil também foi nomeado para a categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

Todavia, o destino não foi tão gentil com o Brasil no evento norte-americano. Central do Brasil perdeu na categoria de Melhor Filme Estrangeiro para o longa italiano A Vida é Bela, de Roberto Benigni, e Montenegro também foi derrotada na oportunidade pela estadunidense Gwyneth Paltrow, que foi uma das grandes estrelas do filme Shakespeare Apaixonado, conduzido por John Madden.

Apesar de tudo, vale lembrar que, até este ano, Fernando Montenegro segue sendo a única (e primeira) brasileira a atingir tal nível de reconhecimento e receber uma indicação a uma das principais categorias do Oscar por um filme com língua portuguesa. Uma coisa é certa: entretanto: será difícil superar e se esquecer do Oscar de 1999.

Onde assistir ao filme Central do Brasil?

Ficou interessado em conhecer o filme Central do Brasil? O longa-metragem que quase rendeu um Oscar para Fernanda Montenegro está disponível no streaming atualmente.

O filme atualmente faz parte do catálogo do Globoplay, além de também estar disponível no Telecine, que pode ser assinado por meio do Prime Video. A produção ainda pode ser alugada em serviços como o YouTube.

E aí, você vai revisitar essa obra do cinema nacional? Comente nas redes sociais do Minha Série!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.