Akira Toriyama era fã de Ayrton Senna e levou Dragon Ball para a Fórmula 1; relembre

Imagem de: Akira Toriyama era fã de Ayrton Senna e levou Dragon Ball para a Fórmula 1; relembre
Imagem: Shueisha

O artista e criador de mangás Akira Toriyama, que faleceu aos 68 anos, tinha uma relação próxima com o Brasil. Além da imensa popularidade da franquia Dragon Ball por aqui, o ilustrador era um grande fã de automobilismo e de Ayrton Senna.

O piloto brasileiro de Fórmula 1, tricampeão da categoria e que também morreu de forma inesperada após um acidente em 1994, era adorado no Japão e teve até uma parceria bastante conhecida com a SEGA.

Toriyama ao lado de Ayrton Senna no começo da década de 1990.Toriyama ao lado de Ayrton Senna no começo da década de 1990.Fonte:  Shueisha 

Além disso, ele e Toriyama se encontraram mais de uma vez. Essa admiração gerou uma colaboração em forma de desenhos, misturando duas paixões do artista e também dos brasileiros.

A colaboração entre Toriyama e a Fórmula 1

Em contrato com a Honda, Toriyama foi convidado a criar uma espécie de crossover entre mangás e o automobilismo.

A Shueisha, editora responsável pela revista Weekly Shonen Jump, onde Dragon Ball foi publicado pela primeira vez, virou uma das patrocinadoras da própria McLaren.

Um dos resultados dessa aliança foi uma série de desenhos que misturam os personagens da franquia e o McLaren MP4/5. Esse é o carro com motor da Honda que foi pilotado por Senna em 1989 e 1990, ano do seu primeiro título na categoria.

O resultado da colaboração entre Toriyama e Senna.O resultado da colaboração entre Toriyama e Senna.Fonte:  Shueisha 

Na ilustração mais famosa dessa linha de colaborações, um Gohan ainda criança (no assento do piloto), Goku e Bulma posam em um carro da McLaren usado na época.

Outros desenhos também foram publicados no período — inclusive com o próprio Goku conduzindo o carro e comemorando uma vitória ao lado de outros personagens da saga.

As ilustrações de Fórmula 1.As ilustrações de Fórmula 1.Fonte:  Shueisha 

Como o próprio Toriyama era fã de veículos e constantemente criava carros ou motos diferentes em seus trabalhos, ele topou a parceira na hora. Ele mesmo entendia bastante de carros, já que o pai era dono de uma oficina e ele cresceu vendo automóveis por dentro e por fora.

O resultado apareceu originalmente como um pôster na Weekly Shonen Jump e saiu também em outras páginas da revista. Posteriormente, a ilustração foi divulgada separadamente.

Senna capa da Weekly Shonen Jump: o piloto era muito amado também no Japão.Senna capa da Weekly Shonen Jump: o piloto era muito amado também no Japão.Fonte:  Shueisha 

O próprio Senna virou personagem em edições de mangás da editora, mas já sem a colaboração de Toriyama. O piloto também foi capa da própria Shonen Jump em 1991, após a primeira vitória no Grande Prêmio do Brasil, em Interlagos.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.