Anatomia de uma Queda: veja onde assistir, história e elenco do filme do Oscar 2024

Imagem de:  Anatomia de uma Queda: veja onde assistir, história e elenco do filme do Oscar 2024
Imagem: Les Films Pelléas/Divulgação

A lista de filmes indicados ao Oscar 2024 finalmente foi revelada, e um dos destaques é o longa francês Anatomia de uma Queda. Dirigido por Justine Triet, a trama vem chamando a atenção nos últimos meses e deve sair vitoriosa da maior premiação do cinema.

Anatomia de uma Queda foi indicado ao Oscar de Melhor Filme, Melhor Atriz para Sandra Hüller, Melhor Roteiro Original e Melhor Edição. O longa também concorre na categoria de Melhor Direção para Justine Triet, sendo ela a única mulher da lista, já que Greta Gerwig ficou de fora por Barbie.

O filme francês é de 2023, mas só agora está chegando aos cinemas brasileiros. Antes de ir conferir, então, é hora de conhecer um pouco mais sobre ele.

Onde assistir Anatomia de uma Queda?

O filme Anatomia de uma Queda tem lançamento marcado no Brasil. O longa-metragem começa a chegar às salas de cinema  hoje, 25 de janeiro, em todo o país.

O lançamento do filme no Brasil acontece com certo atraso, já que a estreia no exterior aconteceu lá em agosto do ano passado. Ainda assim, o público brasileiro terá a chance de assistir ao filme nas telonas antes do Oscar 2024.

Em relação ao streaming, o lançamento de Anatomia de uma Queda em plataformas como a Netflix pode demorar. No entanto, a tendência é que o filme apareça para alguel digital pouco mais de um mês após o lançamento nos cinemas, dando as caras em serviços como Prime Video, YouTube e Apple TV.

Seguindo os padrões atuais da indústria, o lançamento digital de filmes costuma ocorrer cerca de 45 dias após a estreia nos cinemas. No entanto, nada foi confirmado até o momento pelos responsáveis pelo longa-metragem.

É válido ressaltar que Anatomia de uma Queda já foi lançado digitalmente no exterior, fazendo com que cópias piratas sejam compartilhadas na internet. Com isso em mente, pode ser que a produtora acelere a chegada do longa aos serviços brasileiros para aproveitar as expectativas pelo Oscar.

Anatomia de uma Queda: sobre o que é?

Sandra Hüller em Anatomia de uma QuedaSandra Hüller em Anatomia de uma QuedaFonte:  Les Films Pelléas/Divulgação 

O longa de Justine Triet conta a história de Sandra Voyter (Sandra Hüller), uma escritora alemã que vive com o marido francês, Samuel Maleski (Samuel Theis), e o filho Daniel (Milo Machado Graner), de apenas 11 anos.

Sandra vê sua vida virar de ponta-cabeça quando Samuel é encontrado morto e ela se torna a principal suspeita de um provável homicídio. Nos tribunais, as brigas do casal são colocados à tona e sobra para Daniel falar sobre a relação dos pais.

Confira o trailer oficial do filme Anatomia de uma Queda:

Anatomia de uma Queda: elenco e produção

A grande protagonista de Anatomia de uma Queda é Sandra Hüller, que também está em outro filme indicado ao Oscar, Zona de Interesse. A atriz já é bastante conhecida no cinema francês e já estrelou diversas produções ao longo de sua carreira.

Também fazem parte do filme Swann Arlaud, Antoine Reinartz, Milo Machado Graner, Samuel Theis, Jehnny Beth, Saadia Bentaïeb, Camille Rutherford e outros. O trabalho da diretora, Justine Triet, pode ser visto também em produções como Sibyl, Na Cama com Victoria, A Batalha de Solferino, e outras.

Reconhecimento

Desde que estreou na França, em agosto de 2023, Anatomia de uma Queda logo começou a ganhar repercussão internacional. O filme, classificado como um suspense dramático, agora acumula notas extraordinárias nas plataformas de avaliações.

Em uma das mais importantes, o Rotten Tomatoes, o longa conta com 96% de aprovação da crítica e 90% do público geral. As avaliações sobre o longa dizem que ele é uma prova de que é possível misturar os gêneros em uma produção só, e que o mistério é um quebra-cabeça bastante interessante de resolver.

O filme traz um mistério com mais de duas horas de duraçãoO filme traz um mistério com mais de duas horas de duraçãoFonte:  Les Films Pelléas/Divulgação 

Ao longo de suas duas horas e meia de duração, Anatomia de uma Queda também conquista o público com atuações provocantes e pela fotografia, que tem como cenário locações gélidas que deixam a história muito mais intrigante.

Antes de ser indicado ao Oscar, o filme venceu o Globo de Ouro 2024 de Melhor Filme em Idioma Estrangeiro, e no ano passado se destacou no Festival de Cannes, vencendo os prêmios Palma de Ouro e Palm Dog.

O filme Anatomia de uma Queda chega aos cinemas brasileiros em 25 de janeiro. Você vai assistir ao filme nas telonas ou aguardar a chegada aos streamings?

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.