Como O Mundo Depois de Nós termina no livro? Veja diferenças do filme

Imagem de: Como O Mundo Depois de Nós termina no livro? Veja diferenças do filme
Imagem: Netflix
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Lançado nesta sexta-feira (8) na Netflix, o longa-metragem O Mundo Depois de Nós (Leave the World Behind, no original) conta com Julia Roberts, Mahershala Ali e Ethan Hawke nos papéis principais.

Baseado no livro de mesmo nome do escritor norte-americano Rumaan Alam, a produção tem um desfecho relativamente diferente da obra literária.

Sendo assim, logo abaixo, confira as mudanças mais significativas feitas na história e descubra tudo o que acontece no final do filme com explicações sobre todos os detalhes. Cuidado com os spoilers e aproveite!

O Mundo Depois de Nós: qual a história do filme?

De forma curiosa, o livro de Rumaan Alam foi publicado durante a pandemia de covid-19, em meados de 2020. Na época, cientistas do mundo todo se empenhavam na criação de uma vacina que fosse capaz de imunizar a população.

Em meio à crise pandêmica, a trama do romance busca fazer um paralelo com os acontecimentos do presente, ao mesmo tempo em que tece críticas profundas aos comportamentos humanos. Na narrativa, dirigida pelo cineasta Sam Esmail — o mesmo da série Mr. Robot —, os espectadores da Netflix são apresentados a duas famílias.

A primeira delas é formada por Amanda (Julia Roberts) e Clay (Ethan Hawke) Sandford, um casal de classe média alta que deseja passar suas férias em Long Island junto de seus dois filhos, Archie (Charlie Evans) e Rose (Farrah Mackenzie). Para isso, eles alugam uma casa luxuosa por meio de um aplicativo.

O proprietário da residência alugada é George Scott (Mahershala Ali), também conhecido como G.H., que é bastante rico e tem uma filha chamada Ruth (Myha'la Herrold). As vidas de todos eles se cruzam quando há um blecaute que atinge toda a cidade de Nova York.

A partir disso, ambas as famílias precisam dividir o imóvel e, assim, lidar com alguns preconceitos enraizados, sobretudo quando se fala de classe social e raça. Em paralelo, todos eles assistem de perto o mundo colapsar ao seu redor de modo inesperado.

Confira as principais diferenças do final de O Mundo Depois de Nós

A relação de George e Ruth

Antes de mais nada, é preciso alertar sobre outras diferenças realizadas na adaptação cinematográfica da Netflix em relação à obra original. Talvez uma das mais chocantes seja a relação entre George e Ruth. Enquanto no filme eles são pai e filha, no livro eles são marido e mulher. 

De acordo com Sam Esmail, que também assina o roteiro, os personagens foram reescritos para justamente serem diferenciados do livro. Em entrevista à Entertainment Weekly, o cineasta argumentou sobre querer produzir uma obra independente e que, se fosse necessário, mudaria o que não iria impactar nada na história.

Ethan Hawke e Julia Roberts estrelam novo filme da Netflix. (Netflix/Reprodução)Ethan Hawke e Julia Roberts estrelam novo filme da Netflix. (Netflix/Reprodução)Fonte:  Netflix 

Terror é maior no filme

Nesse sentido, o tom aterrorizante do filme é bem maior com relação ao seu material de base. Conforme a trama avança, coisas absurdas, estranhas e perturbadoras acontecem na casa por conta do blecaute e muitas situações extraordinárias atingem os personagens principais.

No livro, por exemplo, o autor explora a descrição do que teria acontecido naquele microcosmos, incluindo os enjoos enfrentados pelos residentes e o ruído que surge para deixá-los incomodados. Mas, no filme, tudo isso é elevado a uma outra potência, mostrando também o que estava acontecendo ao redor de todos.

Assim, há muito mais medo sendo explorado no longa-metragem, incluindo as transformações da tecnologia e seus perigos. Logo, o filme termina de um jeito peculiar, mostrando todos os núcleos de envolvimento dos personagens tendo seus respectivos ciclos encerrados.

Dentro desse contexto, é possível citar a saga de Clay e GH, que buscam salvar a vida de Archie. No caminho, eles têm um encontro com Danny (Kevin Bacon), que, apesar de parecer amigável no início, se revela obcecado em descobrir quem estaria por trás dos ataques.

Por esse motivo, o personagem tem um embate direto com GH, que lhe aponta uma arma. Em paralelo a isso, há também o desenvolvimento de Ruth e Amanda, que procuravam por Rose na floresta. Ambas tiveram desentendimentos constantes ao longo do filme, mas se uniram em prol de uma boa causa.

O final do filme é diferente

E no desfecho, assistimos Rose encontrando abrigo em uma casa abandonada próxima do local onde todos estavam. Antes da conexão ser perdida e do blecaute acontecer, ela estava maratonando a série Friends em seu tablet. E quando tudo aconteceu, ela estava prestes a assistir ao último episódio.

Durante o filme, ela revela a Archie sua tristeza profunda por estar longe dos personagens da série, pois eles lhe traziam um pouco de esperança e a faziam sorrir. Na casa que Rose encontra, há um bunker no porão com diversos suprimentos, além de uma coleção de DVDs, incluindo Friends.

Final do filme faz alusão direta com o título original da produção. (Netflix/Reprodução)Final do filme faz alusão direta com o título original da produção. (Netflix/Reprodução)Fonte:  Netflix 

Portanto, o longa-metragem termina com a personagem começando a assistir ao episódio final da série. No capítulo final do livro, porém, ela dá uma atenção especial aos suprimentos que estão no local e pensa em levar aos outros.

Essa pequena diferença estrutural na narrativa mostra muito mais sobre o mundo interno da personagem, que estava buscando por algo específico para conseguir sobreviver — indo além de suprimentos básicos.

E aí, qual a sua opinião sobre o novo filme da Netflix? Comente tudo que você achou sobre O Mundo Depois de Nós lá no Tiktok do Minha Série!

-

Livro O Mundo Depois de Nós, Rumaan Alam

18% off
Imagem: Livro O Mundo Depois de Nós, Rumaan Alam
Imagem: Tecmundo Recomenda

Livro O Mundo Depois de Nós, Rumaan Alam

Com a expectativa de curtir uma semana de férias, Amanda e Clay alugam uma casa em Long Island. Tudo o que eles querem é um descanso da vida agitada de Nova York. No entanto, uma batida na porta tarde da noite traz uma mudança inesperada.

R$ 49,90

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.