Após polêmicas, Oppenheimer finalmente chegará aos cinemas do Japão

Imagem de: Após polêmicas, Oppenheimer finalmente chegará aos cinemas do Japão
Imagem: Universal

O filme Oppenheimer, dirigido por Christopher Nolan, será lançado nos cinemas do Japão. A estreia acontecerá em algum momento de 2024, meses depois da chegada do longa-metragem às salas de outras partes do mundo.

De acordo com uma reportagem da Variety, a distribuição na região será da empresa independente Bitters End. A Toho-Towa, que teria os direitos de exibir a produção no em território japonês por ser a parceira direta da Universal, decidiu não lançar o filme por lá.

O motivo da demora é o tema do filme, que é considerado bastante sensível pela população do Japão. A nova distribuidora, entretanto, acredita que o tratamento do assunto foi correto e ele pode ser exibido por lá.

"A decisão foi feita após meses de diálogos reflexivos sobre o assunto e levando em conta a sensibilidade particular para nós japoneses. Depois de exibir o filme, sentimos que Christopher Nolan criou uma experiência cinematográfica singular que transcende a narrativa tradicional e deve ser vista em telas grandes", diz a nova distribuidora em comunicado oficial.

Pôster de Oppenheimer.Pôster de Oppenheimer.Fonte:  Universal Pictures 

Até agora, a produção já arrecadou mais de US$ 950 milhões em bilheteria, sendo o terceiro longa-metragem com maior rendimento em 2023. Ele também é um dos favoritos ao Oscar do ano que vem nas principais categorias, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Ator para Cillian Murphy.

As polêmicas de Oppenheimer envolvendo o Japão

O projeto de Oppenheimer foi recebido de forma controversa em território japonês por causa da figura retratada na cinebiografia. Trata-se de J. Robert Oppenheimer, o físico teórico que liderou o Projeto Manhattan na criação das bombas atômicas durante a Segunda Guerra Mundial.

As bombas desenvolvidas pela equipe de pesquisadores foram jogadas nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki em agosto de 1945, devastando a região e provocando centenas de milhares de mortes.

Filme mostra ponto de vista do físico sobre a criação da bomba atômica.Filme mostra ponto de vista do físico sobre a criação da bomba atômica.Fonte:  Universal Pictures 

O longa não chega a mostrar explicitamente o uso da bomba no Japão, mas foi criticado inclusive por não mostrar o ponto de vista do país, que foi o grande atingido pelo projeto do físico.

Por outro lado, Nolan defendeu anteriormente que a ideia do projeto era mostrar apenas o ponto de vista do físico, que também foi surpreendido pelo uso das bombas no Japão e mais tarde virou um crítico da exploração militar da energia nuclear.

Além de Murphy, Oppenheimer tem no elenco Robert Downey Jr., Florence Pugh, Matt Damon e Emily Blunt. Atualmente, a produção está disponível apenas para compra e aluguel em plataformas digitais no Brasil.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.