Oppenheimer: por que as explosões em Hiroshima e Nagasaki não aparecem?

Imagem de: Oppenheimer: por que as explosões em Hiroshima e Nagasaki não aparecem?
Imagem: Universal Pictures

Lançado oficialmente na última quinta-feira, 20 de julho (mesma data de estreia de Barbie), Oppenheimer, como muitos já esperavam, tem tudo para ser um dos maiores lançamentos de 2023 no cinema. Dirigido por Christopher Nolan (Batman: O Cavaleiro das Trevas), o filme é estrelado por Cillian Murphy, astro da série Peaky Blinders, e explora um das histórias reais mais trágicas e densas da humanidade.

Em Oppenheimer, acompanhamos a trajetória de J. Robert Oppenheimer (Murphy), cientista norte-americano que ajudou na criação da bomba atômica, maior arma de destruição em massa já realizada. Ao longo de cerca de 3 horas de duração, a obra mostra os bastidores por trás da invenção, bem como os desafios e arrependimentos envolvidos com o item mortal.

Quem já assistiu Oppenheimer, contudo, notou que a projeção não exibe as explosões em Hiroshima e Nagasaki, regiões japonesas onde as bombas atômicas foram lançadas pelos Estados Unidos. O que deixou alguns espectadores confusos. Porém, há motivos para as repercussões trágicas dos ataques não terem sido mostrados, segundo Nolan.

O motivo para as explosões não aparecerem

De acordo com o cineasta de Oppenheimer, durante uma conversa após uma exibição do filme em Nova York, o longa não trouxe as sequências em questão não porque não queria satanizar o tema ou os envolvidos com a bomba. De acordo com a produção, isso tiraria a obra de seus objetivos principais, que eram os de contar a história da produção da arma através de duas perspectivas diferentes: a de Oppenheimer e a de Lewis Strauss (Robert Downey Jr.).

"Nós sabemos muito mais do que ele [Oppenheimer] sabia na época. Ele soube sobre os bombardeios de Hiroshima e Nagasaki através do rádio, da mesma forma que o restante do mundo", disse Nolan, dando a entender que o foco teria, de fato, que estar nas figuras principais da narrativa, e não nos ataques armados em si. "Não é um documentário. É uma interpretação. Esse é o meu trabalho. Acredito que seja é um filme com uma narrativa dramática", adicionou.

Em outras palavras, Oppenheimer, segundo as declarações do próprio diretor do longa, não tem a intenção, necessariamente, de chocar através de cenas terríveis e angustiantes (apesar de elas acrescentarem á carga dramática da narrativa), mas, sim, de abordar os aspectos filosóficos e morais de toda a história. Afinal, o cientista vivido por Murphy se vê repleto de conflitos internos sobre sua criação durante quase toda a projeção.

Oppenheimer segue em cartaz em diversas salas de cinema pelo Brasil.

--

Assista Interestelar, Amnésia, Tenet e outros filmes de Christopher Nolan no Prime Video

Imagem: Teste Grátis o Amazon Prime
Imagem: Tecmundo Recomenda

Teste Grátis o Amazon Prime

Filmes, séries, música, ebooks, jogos, frete grátis, ofertas exclusivas e muito mais. Assine e teste grátis o Amazon Prime por 30 dias!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.