Cirurgião do Mal: conheça a história real do médico Paolo Macchiarini

Imagem de: Cirurgião do Mal: conheça a história real do médico Paolo Macchiarini
Imagem: Netflix/Reprodução

A Netflix lançou em 29 de novembro a série documental Cirurgião do Mal (Bad Surgeon: Love Under the Knife). A produção dividida em três capítulos expõe a chocante negligência médica protagonizada pelo pesquisador e médico Paolo Macchiarini.

Ao longo das três partes, a série não apenas detalha os procedimentos experimentais que Macchiarini realizou, mas também revela o custo humano dessas intervenções.  Com depoimentos de familiares das vítimas e ex-colegas, Cirurgião do Mal desvenda os eventos desde as aclamações iniciais até o tribunal de Estocolmo, onde Macchiarini foi condenado a prisão.

Veja detalhes sobre a história do documentário que revela quem é o Dr. Paolo Macchiarini e as trágicas consequências da busca incessante pela inovação!

Quem é Dr. Paolo Macchiarini?

Paolo Macchiarini é um cirurgião torácico italiano nascido na Suíça que já foi conhecido pela comunidade científica como um grande pioneiro na pesquisa com células-tronco. Em suas alegações revolucionárias, Macchiarini afirmou ter desenvolvido órgãos sintéticos que seriam semeados com células-tronco do próprio paciente.

A inovação que prometia transformar a medicina de transplantes foi o ponto alto da carreira de Macchiarini. No entanto, a história tomou um rumo sombrio quando, em 2011, ele realizou procedimentos experimentais para comprovar seus estudos.

Cirurgião do Mal é a nova série documental de crimes reais da Netflix.Cirurgião do Mal é a nova série documental de crimes reais da Netflix.Fonte:  Netflix/Reprodução 

O médico implantou traqueias plásticas em pacientes ao redor do mundo, levando à mortes dolorosas de vários deles. A revista For Better Science revelou que, de cada 10 pacientes que receberam um transplante de traqueia, apenas dois sobreviveram. Posteriormente, revelou-se que Macchiarini havia mentido sobre sua pesquisa.

Dr. Macchiarini era casado?

Essa resposta é um pouco mais complicada do que parece (ou deveria). Macchiarini teria se casado com Emanuela Pecchia em 1986. Apesar disso, ele teve um relacionamento amoroso com Benita Alexander, uma jornalista premiada pela produção de diversos documentários de TV – e que iremos conhecer na série Cirurgião do Mal!

Benita conheceu Paolo em 2013, enquanto trabalhava em no documentário A Leap Of Faith (2014) para a NBC, em que acompanhava o trabalho do médico. A jornalista chegou a ficar noiva do cirurgião, mas depois de suspeitar de algumas de suas alegações de Macchiarini, ela descobriu que ele já era casado com a ajuda de um investigador particular.

O que aconteceu com Paolo Macchiarini?

Em junho de 2023, Paolo Macchiarini foi considerado culpado de agressão grave contra três de seus pacientes e condenado a dois anos e seis meses de prisão por um tribunal de recurso em Estocolmo.

O caso é referente ao período em que o médico trabalhava no Instituto Karolinska e realizou cirurgias experimentais realizadas entre 2011 e 2012, resultando na morte de todos os três pacientes.

A sentença destacou que seus dois primeiros pacientes poderiam ter sobrevivido por um período significativo sem os procedimentos. Macchiarini negou ter a intenção de prejudicar seus pacientes, alegando que sua motivação era auxiliar aqueles sem outras opções de tratamento.

Atualmente, um recurso contra sua condenação está em andamento no Supremo Tribunal Sueco. Macchiarini não precisa cumprir a sentença até que o processo seja finalizado.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.