Final de Attack on Titan: veja diferenças do anime e do mangá

Imagem de: Final de Attack on Titan: veja diferenças do anime e do mangá
Imagem: MAPPA
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Após uma jornada de dez anos, o anime Attack on Titan chegou ao seu final, deixando um legado que cativou e dividiu seu público. O último episódio, com duração de 85 minutos, trouxe à vida os capítulos finais da épica série de mangá de Hajime Isayama.

Esta adaptação, que levou dois anos para ser concluída, foi recebida com uma mistura de admiração e lágrimas conforme os créditos rolavam, sinalizando o fim de uma era para os fãs.

O final da série, embora em grande parte fiel ao mangá, introduziu mudanças sutis, mas significativas, que abordaram algumas das críticas direcionadas ao final original.

Mudança impactante no diálogo de Eren e Armin

Uma das alterações mais críticas foi o diálogo entre Eren Yeager e Armin Arlert. No original, o reconhecimento de Armin das ações genocidas de Eren foi recebido com reações negativas dos fãs. Isayama expressou arrependimento sobre como o diálogo foi percebido.

A animação levou esse feedback em consideração, modificando a conversa para mostrar Armin agradecendo a Eren pela liberdade que ele proporcionou, em vez da destruição que causou. Essa alteração proporcionou uma resolução mais aceitável para o relacionamento complexo deles.

Uma Paradis diferente

Fonte:  Mappa 

Outra diferença notável no anime é a representação de Paradis nos créditos finais. A versão animada apresenta uma visão futurista da ilha, com arquitetura avançada sugerindo um salto temporal significativo além dos eventos da história. Isso contrasta com o salto temporal mais modesto do mangá, implicando uma proximidade temporal mais próxima ao clímax.

O último abraço

Fonte:  Mappa 

A produção do estúdio Mappa também adicionou uma metáfora visual comovente durante o último abraço de Eren e Armin. Em vez do oceano ou das pegadas de titãs, o chão é retratado como um rio de sangue, simbolizando as vidas perdidas devido às ações de Eren. Essa imagem marcante reforça a natureza trágica da conclusão da história.

Um toque de esperança

Fonte:  Mappa 

Apesar dessas mudanças, o anime não evitou a realidade sombria do final do mangá. Paradis é mostrado passando por ataques e bombardeios, levando à sua destruição — uma lembrança clara de que a violência e os conflitos muitas vezes se repetem entre as pessoas.

Nos momentos mais tranquilos do final, a animação optou por focar nos esforços de reconstrução das figuras restantes, em vez de sua exploração da cidade. Essa mudança de destaque da destruição para a restauração oferece um vislumbre de esperança em meio à devastação.

--

Box Attack on Titan - Season 1

43% off
Imagem: Box Attack on Titan - Season 1  Part 1
Imagem: Tecmundo Recomenda

Box Attack on Titan - Season 1 Part 1

A humanidade foi devastada pelos bizarros humanoides gigantes conhecidos como Titãs. Pouco se sabe sobre de onde eles vieram ou por que estão empenhados em consumir a humanidade. Aparentemente pouco inteligentes, eles vagam pelo mundo matando a humanidade há anos.

R$ 158,90

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.