Hannibal: ordem cronológica e onde assistir os filmes do vilão

Imagem de: Hannibal: ordem cronológica e onde assistir os filmes do vilão
Imagem: Orion Pictures

Se você é fã de filmes de suspense, certamente, já ouviu falar no vilão assassino e canibal Hannibal Lecter. Sua aparição mais notável nas telonas aconteceu em O Silêncio dos Inocentes (The Silence of the Lambs), de 1991, longa-metragem dirigido por Jonathan Demme e roteirizado por Thomas Harris e Ted Tally. A obra fez tanto sucesso que, até hoje, é a única do gênero terror a ganhar o Oscar na categoria de Melhor Filme em toda a história da premiação.

De lá para cá, o personagem Hannibal Lecter, que já havia sido explorado em outra produção anteriormente, chamada Caçador de Assassinos (Manhunter), de 1986, ganhou uma franquia arrepiante para chamar de sua, com os lançamentos de outros três filmes e de uma série de televisão na sequência.

Brian Cox, Aaran Thomas, Gaspard Ulliel e Mads Mikkelsen foram alguns dos atores que já viveram Hannibal, porém, foi na pele de Anthony Hopkins que o vilão realmente se consagrou.

Mas será que você se lembra bem de todos os filmes da franquia de terror e suspense centrada em Hannibal Lecter? Abaixo, veja a ordem cronológica de todos os projetos com o assassino e saiba onde assistir cada um deles!

1 - Hannibal - A Origem do Mal (2007)

Este filme, dirigido por Peter Webber, explora a juventude de Hannibal Lecter e os eventos que moldaram sua personalidade. O personagem é interpretado por Gaspard Ulliel, e a história se passa na Lituânia, durante os últimos anos da Segunda Guerra Mundial. Hannibal é forçado a enfrentar horrores inimagináveis e desenvolve um gosto pelo canibalismo, o que o transforma no icônico vilão que conhecemos. O filme revela as origens perturbadoras de Hannibal Lecter.

  • Onde assistir: indisponível via streaming.

2 - Dragão Vermelho (2002)

Baseado no romance de Thomas Harris, este filme, dirigido por Brett Ratner, apresenta Hannibal Lecter em um papel coadjuvante, interpretado por Anthony Hopkins. O foco principal é o detetive Will Graham, interpretado por Edward Norton, enquanto ele persegue o assassino em série Francis Dolarhyde, também conhecido como "Tooth Fairy" ("Fada do Dente", em tradução). Durante a projeção, Lecter é consultado por Graham, proporcionando insights valiosos para a resolução do caso.

3 - Caçador de Assassinos (1986)

Neste thriller psicológico dirigido por Michael Mann, o Dr. Hannibal Lecter faz sua primeira aparição nas telas, porém, cronologicamente, Caçador de Assassinos acontece depois de A Origem do Mal e Dragão Vermelho. Por isso, ele se encontra na terceira posição da lista.

O longa apresenta o encontro inicial entre o brilhante psiquiatra, vivido por Brian Cox nesta versão, e o agente do FBI Will Graham. Graham busca a ajuda de Lecter para capturar um assassino em série, levando a um jogo de gato e rato que explora as mentes dos criminosos. O filme estabelece a complexa dinâmica entre os dois personagens e marca o início da jornada de Hannibal Lecter nas telas.

4 - O Silêncio dos Inocentes (1991)

Na sequência da cronologia de filmes de Hannibal, temos o premiado O Silêncio dos Inocentes. Neste icônico projeto dirigido por Jonathan Demme, Anthony Hopkins assume o papel de Hannibal Lecter. Papel, aliás, que o consagrou no cinema. Aqui, a agente do FBI Clarice Starling busca a ajuda de Lecter para capturar outro assassino em série, Buffalo Bill.

O filme é um thriller psicológico intenso que mergulha nas profundezas da mente de Lecter e explora a relação ambígua entre ele e Clarice. O Silêncio dos Inocentes é um marco na história do cinema, vencedor de cinco prêmios Oscar, incluindo o de Melhor Filme, como já citado.

5 - Hannibal (2001)

Por fim, temos a obra de 2001, dirigida por Ridley Scott, na qual Hannibal Lecter está foragido e vivendo na Itália. Enquanto isso, a agente do FBI Clarice Starling (agora interpretada por Julianne Moore) é encarregada de recapturá-lo. O filme é uma continuação da história de Lecter e explora seu lado mais sombrio à medida que ele se envolve com uma rica herdeira obcecada por ele. Hannibal é conhecido por sua violência gráfica e sua narrativa perturbadora, que fazem justiça aos filmes anteriores.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.