BGS é melhor que E3 e Summer Game Fest, diz criador de Tetris! Veja entrevista

2 min de leitura
Imagem de: BGS é melhor que E3 e Summer Game Fest, diz criador de Tetris! Veja entrevista
Avatar do autor

Equipe TecMundo

O desenvolvedor Alexey Pajitinov, conhecido por ter criado o jogo Tetris, esteve no Brasil recentemente e elogiou a Brasil Game Show 2023. Segundo o russo, o evento já supera a E3 e a Summer Game Fest. "Nós não temos mais isso nos Estados Unidos", disse o engenheiro de computação, em entrevista ao Voxel. "É ainda maior que a E3, na minha visão."

Em sua primeira visita ao Brasil, Alexey Pajitinov participou da BGS 2023 e recebeu o Lifetime Achievement Award, prêmio da feira que faz homenagem para grandes nomes da indústria dos games. Além de participar do evento e palestrar para o público, o desenvolvedor de Tetris também conversou com o Voxel sobre seu legado.

Maior feira de jogos da América Latina, a Brasil Game Show ocorreu de 11 até 15 de outubro em 2023. Assim como em anos anteriores, o evento aconteceu no Expo Center Norte, na capital paulista.

A importância de Tetris

O desenvolvedor comentou sobre a criação do game no contexto da Guerra Fria. Apesar das tensões da épica, o jogo foi importante para ajudar na popularização dos computadores, de acordo com Pajitinov.

Durante a entrevista para o Voxel, o engenheiro também comentou sobre sua participação no filme de Tetris, lançado no Apple TV+. Ele confirmou que teve conversas com o roteiristas e a equipe de produção para ajudar a trazer a história real da criação do jogo para as telonas, mas o grande foco do longa é a parte de negócios.

Tetris creator Alexey Pajitnov is OK with the movie's silly spy antics -  Polygon

O criador de Tetris também comentou a respeito dos seus jogos favoritos da franquia. Apesar de ser cético com o multiplayer, ele revelou que Tetris 99 é uma das suas versões preferidas do game — Pajitinov também curtiu Tetris Effect, um dos lançamentos mais recentes da série.

O futuro dos games

Por fim, Pajitinov comentou sobre o futuro da indústria de games. De acordo com o desenvolvedor, a forma de monetização ainda é um obstáculo a ser superado. "Espero que a indústria volte a simplesmente usar a compra dos games ou assinaturas", diz o engenheiro.

O criador de Tetris também prevê que, eventualmente, a inteligência artificial será usada nos games, mas ele tem esperança em uma implementação de qualidade. Ele também diz que possivelmente teremos, em um futuro próximo, algo que vai substituir os controles.

"Minha outra expectativa é que vão criar algo melhor que o velho joystick", disse o criador de Tetris. "Alguma nova invenção de hardware vai chegar e trazer um avanço." Resta agora esperar para ver se isso vai realmente acontecer.

Enquanto isso, que tal jogar Tetris depois de assistir essa entrevista? Tetris Effect Connected, o lançamento mais recente da série, está disponível atualmente no PC e consoles PlayStation, Xbox e Nintendo. Além disso, sites como o Click Jogos possuem diversos títulos inspirados em Tetris que podem ser jogados diretamente no celular ou navegador!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.