Jogada de Rei: conheça a impressionante história real por trás do filme

Imagem de: Jogada de Rei: conheça a impressionante história real por trás do filme
Imagem: Netflix

Nesta semana, o filme Jogada de Rei (2013) entrou para o Top 10 da Netflix no Brasil, ocupando o segundo lugar. O longa estrelado por Cuba Gooding Jr. é baseado em uma história real emocionante, sobre um homem que conseguiu mudar a vida de dezenas de jovens com o xadrez.

“Sempre pense antes de agir”, esse é o conselho que Eugene Brown tentou passar para seus alunos sobre o xadrez — e sobre a vida. Após 18 anos na prisão, Eugene (Cuba Gooding Jr.) tenta mudar de vida e começa a trabalhar como faxineiro em uma escola.

A juventude da escola em Washington DC estava perdida no tráfico de drogas. Numa tentativa de auxiliá-los a não repetir os mesmos erros, Eugene começa a mudar a maneira como eles enxergam a vida, através da prática do xadrez — um jogo altamente regrado que incentiva a lógica e a resolução de problemas.

Confira o trailer do filme, a seguir;

A história real por trás de Jogada de Rei

Após um assalto a banco, Eugene foi detido na Penitenciária Estadual de Trenton, localizada em Nova Jersey. Lá, ele adotou o hobby — até hoje controverso e, por vezes, tido como elitista — de jogar xadrez. A partir dessa prática, ele se distraía da dura realidade da prisão e passou a perceber semelhanças entre o jogo e a vida real.

Após quase duas décadas preso, Eugene Brown tinha como objetivo auxiliar jovens em situações de vulnerabilidade nas ruas, assim como ele viveu no passado. Em 2002, ele inaugurou o Big Chair Chess Club em Washington DC, nos Estados Unidos. O clube de xadrez ajudou crianças e jovens a entender que jogar xadrez é uma maneira de escolher o caminho certo.

Eugene Brown, à esquerda, e Cuba Gooding Jr. em Jogada de Rei (2013).Eugene Brown, à esquerda, e Cuba Gooding Jr. em Jogada de Rei (2013).Fonte:  Minha Série 

“Embora as escolhas sejam limitadas, isso não significa que deva ser feita uma escolha errada, por isso o Sr. Brown aborda questões de responsabilidade e respeito próprio que muitas vezes faltam a muitos jovens na sociedade de hoje”, explica a biografia de Brown em seu site.

Segundo o roteirista do longa, Dan Wetzel, Eugene explicou que o jogo ensina sobre as leis da vida. “Pense antes de agir, sempre proteja o rei e não tome decisões precipitadas”, explicou Dan. “O principal benefício do xadrez é aprender a habilidade de concentração — ele pode fazer você se concentrar e crescer de maneiras incríveis”.

E aí, curtiu a história do filme? Fique ligado no Minha Série e não perca nenhuma novidade!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.