menu
Logo Minha Série
Minha Série

Cangaço Novo: série brasileira é baseada em história real?

Cangaço Novo, nova série original do Prime Video, tem feito bastante sucesso no streaming! Saiba se a obra é inspirada em história verdadeira!

Avatar do(a) autor(a): Jean Carlos Foss

schedule30/08/2023, às 16:45

Cangaço Novo: série brasileira é baseada em história real?Fonte:

Imagem de Cangaço Novo: série brasileira é baseada em história real? no tecmundo

No dia 18 de agosto deste ano, estreou no Prime Video, serviço de streaming da Amazon, Cangaço Novo, série brasileira que, rapidamente, se tornou um dos maiores sucessos recentes da plataforma de vídeo sob demanda. Criada por Mariana Bardan e Eduardo Melo, a obra, desde seu lançamento e até a produção desta matéria, está na primeira posição do top 10 de produções mais assistidas do Prime Video no Brasil. 

"Descontente com a vida e precisando de dinheiro para cuidar do seu pai adotivo doente, Ubaldo, um bancário sem memória da sua infância, recebe uma herança que mudará sua vida. Em Cratará, no meio do sertão cearense, ele se tornará o líder de uma perigosa gangue de assaltantes de banco, cumprindo o destino e o legado do seu pai biológico, um mítico cangaceiro", diz a sinopse oficial de Cangaço Novo.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

A trama, repleta de ação e cenas de tirar o fôlego, tem chamado muita atenção dos espectadores, que têm se perguntado se o título do Prime Video é inteiramente fictício ou se é inspirado em alguma história real. Pois bem, nós fomos atrás da resposta e descobrimos que, sim, Cangaço Novo adapta, principalmente, fatos da vida de um nordestino do Rio Grande do Norte, que acabou se tornando um dos criadores do movimento criminoso "novo cangaço". Saiba mais!

Cangaço Novo: história real que inspirou a série do Prime Video

Cangaço Novo é amplamente inspirada na história de Valdetário Carneiro, nordestino real que passou parte da vida na Paraíba e que teve grande impacto no "novo cangaço", movimento no qual bandidos assaltavam bancos e comandavam cidades do interior por meio de violência e medo. Carneiro, que era fã de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, faleceu em 2003 após ser morto em um confronto contra a polícia.

De acordo com matéria do Jornal da Paraíba, Carneiro não era apenas "mais um cangaceiro". A polícia da região atribuiu ao criminoso pelo menos 100 ataques a bancos em diferentes estados do Brasil entre os anos de 1990 e 2000. Essa sequência assombrosa de assaltos e atos violentos fizeram com que Valdetário adquirisse uma fama incomparável dentro do "novo cangaço".

Um dos episódios mais marcantes da vida polêmica de Carneiro, inclusive, aconteceu em Macau, no Rio Grande do Norte. Lá, o cangaceiro realizou um dos maiores assaltos a banco de sua carreira criminosa, fechando a cidade inteira para realizar o ato. Algo que é lembrado até hoje por muitos moradores do nordeste. Aliás, muitas coisas específicas da vida de Carneiro são retratadas em Cangaço Novo. 

Em Cangaço Novo, Valdetário Carneiro se reflete no personagem Amaro Vaqueiro, pai de Ubaldo (Allan Souza Lima), figura principal da série. Ou seja, conhecemos a história de Amaro/Valdetário através de seu filho, cujo destino parece ser seguir os passos de seu pai. 

-

Teste Grátis o Amazon Prime

Widget de produto do Hub de Ofertas

info
Essa matéria não é patrocinada, mas contém links de parceiros. O TecMundo pode ganhar comissão pelas vendas geradas por meio desses links. Reiteramos nosso compromisso em indicar apenas produtos e promoções curados e selecionados pelos nossos especialistas, sempre levando em consideração a experiência dos nossos leitores.
mystery
Sempre verifique códigos e descontos. Lojas e marcas podem alterar ou encerrar ofertas a qualquer momento.
star

Continue por aqui