Além de Oppenheimer: 10 produções sobre a bomba atômica

Imagem de: Além de Oppenheimer: 10 produções sobre a bomba atômica
Imagem: GettyImages
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A história da bomba atômica é um tema fascinante e controverso que tem sido abordado de diferentes maneiras na história do cinema mundial. Em homenagem ao lançamento de Oppenheimer, novo drama de Christopher Nolan estrelado por Cillian Murphy, selecionamos 10 opções de filmes para você mergulhar nesse universo impactante. Confira!

1) Dr. Fantástico (1964)

Dirigido por Stanley Kubrick, esse clássico da comédia satírica mostra as loucuras que podem acontecer durante a Guerra Fria e a corrida armamentista nuclear através da história de um general americano que tenta evitar o início da Terceira Guerra Mundial.

Onde assistir: Amazon Prime Video e Apple TV.

2) Hiroshima, Meu Amor (1959)

O filme de Alain Resnais retrata o romance entre a atriz francesa Elle (Emmanuele Riva) e o arquiteto japonês Lui (Eiji Okada) após a explosão da bomba atômica em Hiroshima. Pode apostar, Hiroshima, Meu Amor (1959) é uma história emocionante que despertará várias reflexões em você!

Onde assistir: TeleCine e Amazon Prime Video.

3) Trinity and Beyond: The Atomic Bomb Movie (1995)

O documentário Trinity and Beyond: The Atomic Bomb Movie (1995) explora os testes nucleares realizados pelos Estados Unidos durante a Guerra Fria, revelando imagens impressionantes e histórias por trás desses eventos. Sob a direção de Peter Kuran e narração feita por William Shatner, ator de Jornada nas Estrelas.

Onde assistir: YouTube.

4) Godzilla (1954)

O clássico filme japonês mostra um monstro gigante despertado pela radiação causada pelos testes nucleares no Oceano Pacífico. Uma alegoria poderosa sobre os perigos da energia nuclear. Desde 1954, o Godzilla se transformou em uma franquia com mais de 30 filmes!

Onde assistir: YouTube.

5) Catástrofe Nuclear (1984)

O filme britânico Catástrofe Nuclear, intitulado originalmente como Threads, retrata as consequências catastróficas de um ataque nuclear na cidade de Sheffield, mostrando os horrores da guerra nuclear e seus efeitos a longo prazo. O roteiro é assinado por Barry Hines e a direção é de Mick Jackson.

Onde assistir: MUBI.

6) O Início do Fim (1989)

Baseado nos mesmos eventos reais que Oppenheimer, o filme O Início do Fim (Fat Man and Little Boy, no original) acompanha a equipe de cientistas liderada por J. Robert Oppenheimer na criação da bomba atômica durante a Segunda Guerra Mundial.

Onde assistir: não disponível em streaming, apenas em DVD.

Paul Newman atua no filme como o General Leslie R. Groves.Paul Newman atua no filme como o General Leslie R. Groves.Fonte:  Paramount Pictures 

7) Além da Linha Vermelha (1998)

Dirigido por Terrence Malick, o filme retrata a batalha de Guadalcanal durante a Segunda Guerra Mundial, explorando os efeitos da guerra e a relação dos soldados com a bomba atômica.

Onde assistir: Star+.

8) Little Boy - Além do Impossível (2015)

Um filme emocionante que narra a história de um garoto determinado a trazer seu pai de volta da Segunda Guerra Mundial usando seus poderes de fé, enquanto aguarda a notícia do lançamento da bomba atômica.

Onde assistir: Netflix.

9) The Trials of J. Robert Oppenheimer (2008)

O documentário dirigido por David Grubin, narrado por Campbell Scott e produzido pela BBC acompanha a vida de Oppenheimer desde sua infância até sua época como cientista no Projeto Manhattan.

O filme ainda leva questões como a liberdade acadêmica, a política da Guerra Fria e os dilemas morais enfrentados pelos cientistas envolvidos no desenvolvimento da bomba atômica.

Onde assistir: YouTube

O longa metragem questiona porque os EUA se voltou contra Oppenheimer após suas invenções científicas.O longa metragem questiona porque os EUA se voltou contra Oppenheimer após suas invenções científicas.Fonte:  ?PBS 

10) Gen Pés Descalços (1983)

A animação japonesa Gen Pés Descalços (1983) se diferencia das outras indicações pelo fato de apresentar o público a uma perspectiva diferente.

Situada em Hiroshima, a trama retrata de forma intensa as experiências vividas por Gen e sua família até o momento impactante em que são afetados pelos devastadores efeitos da bomba atômica lançada sobre a cidade. Uma produção sensível e realista sobre os horrores da guerra.

Onde assistir: YouTube.

O anime é baseado na série de mangá Hadashi no Gen, de Keiji Nakazawa, um sobrevivente de HiroshimaO anime é baseado na série de mangá Hadashi no Gen, de Keiji Nakazawa, um sobrevivente de HiroshimaFonte:  Versatil Home Video 

Seja através de dramas intensos, documentários impactantes ou filmes com toques de humor, todos os filmes listados nos fazem refletir sobre os perigos e as consequências da energia nuclear. Um ótimo jeito de se preparar para o novo filme de Nolan, certo?

Continue navegando no Minha Série para ter acesso às melhores dicas de filmes e séries!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.