Oppenheimer: primeiras críticas apontam filme mais 'impressionante de Christopher Nolan'

Imagem de: Oppenheimer: primeiras críticas apontam filme mais 'impressionante de Christopher Nolan'
Imagem: Reprodução/Universal

Na noite de ontem (11) foi realizada a première mundial de Oppenheimer, o aguardado novo filme de Christopher Nolan. Exibido para um grupo seleto de críticos em Paris, o longa foi bastante elogiado e descrito por alguns como o melhor trabalho do diretor até agora.

Entre os principais destaques estão as atuações do elenco, em especial o protagonista Cillian Murphy. Os críticos postaram suas primeiras reações nas redes sociais. Confira os destaques abaixo:

O jornalista do Sunday Times, Jonathan Dean, destacou a performance do elenco coadjuvante. “Totalmente absorto em Oppenheimer, um filme denso e tenso, em parte sobre a bomba, principalmente sobre como estamos condenados. Murphy é bom, mas o suporte essencial: Damon, Downey Jr e Ehrenreich trazem até piadas. Um filme audacioso, inventivo e complexo para abalar o público.”

OppenheimerFilme é um dos mais aguardados do ano (Divulgação/Universal Pictures)

Lindsey Bahr, do Associated Press, descreveu o longa como uma "conquista espetacular de Christopher Nolan". "Uma adaptação concisa e verdadeira, narrativa inventiva e performances diferenciadas de Cillian Murphy, Emily Blunt, Robert Downey Jr., Matt Damon e muitos, muitos outros envolvidos - alguns apenas para uma cena", disse.

"É difícil falar sobre algo tão denso como isso em algo tão bobo quanto um tweet ou tópico, mas Oppenheimer realmente é um drama adulto sério, filosófico, tão tenso e emocionante quanto Dunkirk. E o grande momento – AQUELE MOMENTO – é inspirador.”

Matt Maytum, editor do portal Total Film, disse que o longa o deixou “atordoado”. “É um estudo de personagem em grande escala, com atuação central sublime de Cillian Murphy. Um drama histórico épico, mas com uma sensibilidade distintamente Nolan: a tensão, estrutura, design de som surpreendente, visuais notáveis."

"Oppenheimer é um dos melhores trabalhos de Nolan, senão o melhor. E isso vem de um grande admirador de Nolan. Já vi duas vezes. Cinema imersivo impecável da mais alta ordem", escreveu Josh Horowitz, apresentador de Happy Sad Confused. "Cillian Murphy consegue o papel que merece. Apaixonada pelo trabalho de Downey. Este exige nossa atenção. Estou pronto para uma temporada completa de premiações para Robert Downey Jr. Seu trabalho no filme é estelar e o lembrete que não precisávamos de que ele é um de nossos melhores atores de cinema", disse.

“Estou dividido entre ser todo tímido e misterioso sobre Oppenheimer e apenas sair e dizer que é um nocaute total que abriu meu cérebro como um núcleo de plutônio inquieto e me deixou chorando nos créditos finais", contou Robbie Collin, crítico de cinema do Telegraph.

Um dos filmes mais aguardados do ano

Oppenheimer é baseado no livro American Prometheus: The Triumph and Tragedy of J. Robert Oppenheimer, de Kai Bird e Martin J. Sherwin, e acompanha o cientista e físico J. Robert Oppenheimer, que liderou o Projeto Manhattan, responsável pela criação da primeira bomba atômica, na Segunda Guerra Mundial.

Além de Cillian Murphy no papel principal, o longa conta com outros nomes de peso no elenco, incluindo Matt Damon, Robert Downey Jr., Emily Blunt, Florence Pugh, Benny Safdie, Michael Angarano, Josh Hartnett e Rami Malek.

Oppenheimer estreia nos cinemas brasileiros em 20 de julho e coincidirá com o lançamento de Barbie, outro filme bastante aguardado.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.