‘Barbie’: novo filme representa festa do marketing

6 min de leitura
Imagem de: ‘Barbie’: novo filme representa festa do marketing

Não se fala de outra coisa além do novo filme da Barbie, que estreia nos cinemas brasileiros em 20 de julho. Sua jogada de marketing já rolou desde os rumores do elenco, de forma que nomes de possíveis estrelas vazavam aos poucos, sustentando um hype por meses. A internet ficou agitada e alimentou memes como: two tickets to Barbie movie please” (“dois ingressos para o filme da Barbie por favor”).  

  • Ficou evidente que o fenômeno da boneca furou a bolha do “infantil”, atingindo pessoas de todas as idades e gêneros que passaram a ser interessar pelo live-action de Greta Gerwig — diretora de Lady Bird e atriz de Frances Ha. 

Imagens dos bastidores de gravação também vazaram. Com eles, se revelaram os figurinos icônicos da boneca – e deixavam perguntas como: qual será a história desse filme?”. Além dessas questões, o longa vai chegar às telonas no mesmo dia que Oppenheimer, dirigido por Christopher Nolan, o que criou uma rivalidade entre ambos, evento apelidado na internet como Barbieheimer. 

Barbieheimer memeO fenômeno 'Barbieheimer' nasceu do fato de o filme da Barbie e 'Oppenheimer', de Christopher Nolan, estrearem no mesmo dia nos cinemas

Em abril de 2023, o elenco oficial foi anunciado em posts com frases e arte bem-humoradas, como: “Ryan Gosling — He is just Ken” (“Ele é só o Ken”) e “Margot Robbie — Barbie is everything (“A Barbie é tudo”). Daí nasceu outro meme, com a galera incluindo as mais variadas celebridades e subcelebridades como parte do filme. Ainda foram confirmadas estrelas dos mais diversos perfis como: Michael Cera, Dua Lipa, Simu Liu, Issa Era, Ncuti Gatwa e muitos outras. 

Branding forte amplifica alcance

A Warner Bros inclusive criou a ferramenta “Barbie Selfie Generator”, que por meio de Inteligência Artificial permite gerar posts automáticos com a mesma arte do pôster do elenco. Após tomar conta das principais notícias e das redes sociais, o time de marketing do filme ampliou ainda mais seus esforços em promover e acender a curiosidade das pessoas.

Outdoor da BarbieO tom cor-de-rosa e a tipografia da Barbie já são tão marcantes que dispensam demais informações em ações publicitárias

O filme também deu uma baita atenção aos detalhes do universo do brinquedo: os pés curvados da boneca, figurinos, personagens, casas, situações de lazer (como Barbie e Ken com patins), cenários e tudo que rolou em seus 64 anos de existência.

Pé da BarbieDetalhe do pé curvado da personagem chamou a atenção da web

Em abril, Ryan Gosling e Margot Robbie apareceram pela primeira vez juntos em um tapete vermelho para promover o filme. Ela estava com um conjunto de cor-de-rosa, enquanto ele usava uma jaqueta de mesma cor, além de uma camiseta com o nome de Greta Gerwig, escrito com a mesma tipografia da marca Barbie. 

Não demorou muito para a peça ser copiada por diversas lojas (inclusive do Brasil) que deve ser usada em peso pelo público que vai conferir as sessões no cinema. A Mattel (fabricante da boneca) e a Warner Bros ainda vêm fazendo colaborações com empresas de diversos segmentos para lançar produtos da marca. 

Mundo rosa: parcerias com várias marcas

Um dos destaques é uma parceria com a XboX, que inclui dois carros para o game Forza Horizon 5, uma edição especial do XboX Series S baseado no live-action (que tem uma casa da personagem), um conjunto de controles personalizáveis e uma coleção de bonecas.  A lista de produtos vai longe e inclui patins (da Impala Skate), louças, tapetes, infláveis para piscina, vela e lancheira. 

Controles BarbieConjunto de controles para Xbox com temática no filme da Barbie de 2023

Foi criada uma casa em tamanho real na praia de Malibu, na Califórnia, que poderá ser alugada via Airbnb a partir de 17 de julho. A DreamHouse (“casa dos sonhos”) da personagem estará disponível para duas pernoites – as diárias custam em torno de R$ 250. 

Casa da BarbieDreamHouse da Barbie tem vista panorâmica para a praia de Malibu e vem de parceria com o Airbnb

Tendência Barbiecore está com tudo 

As campanhas e produtos da boneca vêm ainda impulsionando produtos no estilo Barbiecore, uma estética inspirada em cores, roupas e acessórios usados por ela. No Google Trends o termo atingiu o pico das buscas no Brasil em 7 de julho. No TikTok, vídeos com a hashtag #barbiecore tem quase meio milhão de visualizações, enquanto no Pinterest as pesquisas globais saltaram em 980% em comparação ao ano passado. 

Mas se engana quem pensa que a tendência se restringe apenas à moda, pois ela ainda está fortemente em outros segmentos como decoração, automobilístico e festas – dividindo-se em temáticas: praia da Barbie, rave, festa de despedida de solteira, look disco etc. 

No segmento de moda a Barbie está em colaborações para roupas e acessórios de lojas como Riachuelo, Renner, C&A, Forever 21, Melissa e Aldo Shoes. 

Cinemas e restaurantes estreiam combo Barbie 

Nos cinemas inclusive está rolando uma verdadeira disputa por quem lança o combo mais legal da Barbie: no Cinemark foram anunciados um balde da Bubbaloo para servir uma pipoca rosa e um copo; no Cine A o balde também pode ser usado como uma bolsa em formato de concha. 

O Burger King também anunciou que vai abrir uma loja temática da personagem em São Paulo a partir de terça-feira (18). Por lá, a galera vai poder experimentar o combo “BK Barbie”, composto por uma caixa com alça, sanduíche Pink Barbie, Batata do Ken e Shake da Barbie. 

Burger King BarbieBurger King fechou parceria com a Mattel e Warner Bros. inclui lanches com detalhes cor-de-rosa

 Boneca inspira produtos não oficiais

Mas nem só de produtos oficiais vive o Barbiecore, a galera que vem surfando nessa onda cor-de-rosa tem encomendado camisetas inspiradas na personagem – lojas locais também têm criado suas coleções.  

Os looks usados por Margot Robbie em eventos de promoção do live-action estão sendo inclusive pesquisados em lojas virtuais, como a Shein, e compartilhados em diversas postagens. Fora do espaço fashion, no TikTok e no Instagram estão em alta vários filtros que transformam pessoas e até animais na boneca. 

A onda do marketing de nostalgia 

A nostalgia pautada nas décadas de 1990 e 2000 é uma das grandes tendências de 2023, sobretudo, entre a Geração Z. Só no TikTok a hashtag #nostagia tem quase 104 bilhões de visualizações. O sentimento de experimentar aquilo que se viveu (ou não) tem sido observada não só em filmes, moda e músicas, mas até mesmo em equipamentos eletrônicos, como câmeras fotográficas analógicas ou digitais e celulares flips.  

E nada melhor do que a Barbie para representar essa sensação, que tem sido aplicada em acessórios e maquiagens recheados de brilho, cores neons, materiais plásticos e transparentes. 

BarbiecoreOnda Barbiecore inspira produtos com vibe nostálgica de marcas como Melissa, Aldo Shoes e C&A.

 Mattel vai lançar outras franquias de brinquedos nos cinemas

Criada por Ruth Handler em 1959, a Barbie tem sido o carro-chefe da Mattel, fabricante norte-americana de brinquedos, estendendo-se para uma série de outros produtos. A boneca exibiu queda nas vendas entre 2014 e 2016, mas teve uma enorme recuperação em 2020, em que gerou USD 1,35 bilhão, o maior valor faturado em duas décadas. 

  • O motivo por trás desse interesse todo foi a pandemia: mais crianças em casa demandava mais possibilidade de passatempo. Agora, em 2023, o filme é um fenômeno antes mesmo de estrear nos cinemas e carrega grandes chances de não patinar nas bilheterias, alavancando vendas de produtos licenciados. 

Aliás a Mattel vê na Barbie uma imensa oportunidade de impulsionar outros filmes baseados em seus brinquedos. Segundo uma matéria do New Yorker, 45 longas estariam a caminho; 17 deles já foram anunciados. No bolo estão produções sobre a Polly Pocket, o jogo Uno, dinossauro Barney (com produção da A24!) e linha Hot Wheels. Vem aí uma máquina de franquias de sucesso com brinquedos nas telonas? 

*Esta é uma matéria exclusiva do The BRIEF para meu irmão TecMundo. Curtiu? Assina a nossa newsletter: tudo sobre tecnologia, negócios, comportamento e carreira em 5 minutos. 

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.