Além de The Office: 7 séries de comédia sem risadas no fundo

Imagem de: Além de The Office: 7 séries de comédia sem risadas no fundo
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Exibida pela NBC a partir de 2005 e com nove temporadas, a versão norte-americana de The Office recebe elogios por muitos motivos: personagens cativantes, situações constrangedoras e reconhecíveis de ambiente de trabalho, cenas memoráveis e a simples presença de Michael Scott, chefe interpretado por Steve Carell.

Porém, o programa também se destaca por não ter uma trilha de risadas de fundo, também chamado de "claque" no audiovisual. Esse recurso artificial nasceu na televisão dos Estados Unidos na década de 1950, quando sitcoms começaram a ser gravadas sem a presença de público ou em cenários fora de auditórios, onde as cenas eram normalmente filmadas ou exibidas ao vivo com plateia.

O estúdio de I Love Lucy (1951): programa era gravado ao vivo com plateia e risadas iam ao ar.O estúdio de I Love Lucy (1951): programa era gravado ao vivo com plateia e risadas iam ao ar.Fonte:  CBS 

Nas últimas décadas, esse recurso foi abandonado em comédias de diferentes emissoras, com a preferência pelo silêncio em momentos bizarros ou o andamento da cena, deixando os risos apenas por parte do público em casa.

The Office foi uma das que mais de destacou pela ausência de risadas de fundo, mas não é a pioneira e nem foi a única série a fazer isso. A seguir, veja mais algumas que também trazem essa estrutura.

7. Brooklyn Nine-Nine

Brooklyn Nine-Nine.Brooklyn Nine-Nine.Fonte:  Netflix 

A série que se passa em um departamento de polícia de Nova York é uma comédia bastante eclética, com personagens de humor físico (Charles, vivido por Joe Lo Truglio), de bordões (Terry, interpretado por Terry Crews) ou personalidades marcantes (como a durona Rosa Diaz de Stephanie Beatriz).

Nas oito temporadas, exibidas entre 2013 e 2021, Brooklyn Nine-Nine tem situações engraçadas na dinâmica dos policiais e até de bandidos recorrentes, mas também trata de alguns temas sérios, em especial com dramas envolvendo o capitão Raymond Holt (Andre Braugher).

Onde assistir: Netflix

6. Parks and Recreation

Parks and Recreation.Parks and Recreation.Fonte:  NBC 

Inicialmente apenas conhecida como "The Office só que em uma prefeitura", Parks and Recreation encontrou uma identidade própria e conquistou o público ao longo de suas sete temporadas. O programa mostra o cotidiano de um departamento de uma pequena cidade no estado norte-americano de Indiana,

O elenco tem nomes como Amy Poehler, Nick Offerman, Aubrey Plaza, Aziz Ansari, Rashida Jones, Adam Scott, Robb Lowe e Chris Pratt, em um de seus primeiros papéis de destaque.

Onde assistir: indisponível no Brasil atualmente.

5. Arrested Development

Arrested Development.Arrested Development.Fonte:  Netflix 

Série mais antiga da lista, Arrested Development conquistou o público pelo clima caótico na família Bluth. Outro ponto forte é a dificuldade de Michael (Jason Bateman) de conviver com parentes bastante peculiares e exagerados, porém marcantes — como o irmão e mágico Gob (Will Arnett), o infantilizado Buster (Tony Hale), o ingênuo Tobias (David Cross) e a egoísta Lucille (Jessica Walter).

A sitcom teve inicialmente três temporadas na Fox e acabou cancelada por baixa audiência, mas viu o público crescer com reprises e o lançamento em mídias físicas. Ela foi uma das primeiras séries “resgatadas” pela Netflix dez anos depois da estreia, ganhando mais duas temporadas.

Onde assistir: Netflix

4. Modern Family

Modern Family.Modern Family.Fonte:  Star+ 

Modern Family mostra as brigas, o cotidiano e o carinho de uma família com várias características consideradas fora de um padrão. Exibido por 11 temporadas, o programa mostra o crescimento (tanto literalmente como na forma de amadurecimento) de personagens na medida em que convivem com as diferenças, participam de momentos tristes ou felizes e aprendem uns com os outros.

O elenco é todo marcante e tem o veterano Ed O'Neill, de Married with Children, ao lado de Gloria (Sofia Vergara), Claire (Julie Bowen), Phil (Ty Burrell), Mitchell (Jesse Tyler Ferguson), Cam (Eric Stonestreet), Haley (Sarah Hyland), Alex (Ariel Winter), Luke (Nolan Gould), Manny (Rico Rodriguez) e Lilly (Aubrey Anderson-Emmons, a partir da terceira temporada).

Onde assistir: Star+

3. Fleabag

Fleabag.Fleabag.Fonte:  Amazon Prime Video 

Bem diferente de outras séries da lista, Fleabag tem apenas duas temporadas de poucos episódios e com um hiato de três anos entre elas. Além disso, aqui predomina um clima mais pessimista, típico do humor britânico.

A história premiada acompanha a protagonista vivida por Phoebe Waller-Bridge, que também é a criadora da série, enquanto tenta ajustar a vida em Londres. Em meio à rotina, ela precisa conviver com a família (que conta com atrizes como Sian Clifford e Olivia Colman no elenco) sem entrar em muitos conflitos e acaba vivendo paixões intensas com pessoas inusitadas.

Onde assistir: Amazon Prime Video

2. 30 Rock

30 Rock.30 Rock.Fonte:  NBC 

A série 30 Rock é “meta”, ou seja, fala sobre o seu próprio formato — no caso, mostrando a rotina de uma emissora de televisão e um programa de comédia, incluindo a rotina de trabalho de atores, produtores, roteiristas e técnicos da própria NBC.

A protagonista é Liz Lemon (Tina Fey), escritora de um programa de comédia que inclui astros de personalidade forte, como Jenna Maroney (Jane Krakowski) e Tracy Jordan (Tracy Morgan). Fora os problemas pessoais e criativos, ela ainda precisa lidar com um chefe bastante excêntrico, em uma atuação bastante elogiada de Alec Baldwin. 30 Rock teve sete temporadas, exibidas de 2006 a 2013.

Onde assistir: indisponível no Brasil.

1. Silicon Valley

Silicon Valley.Silicon Valley.Fonte:  HBO 

Injustamente, Silicon Valley talvez seja uma das menos conhecidas da lista. A série é altamente indicada para quem é fã de tecnologia ou acompanha o mundo das startups, já que retrata com bom humor e doses de realismo o que acontece de mais bizarro nesse mercado.

Na história, uma pequena empresa de garagem liderada pelo programador Richard (Thomas Middleditch) consegue um sucesso repetindo ao desenvolver um algoritmo poderoso, despertando o interesse de empresários malandros e grandes corporações. O elenco tem ainda Josh Brener, Martin Starr, Kumail Nanjiani, Amanda Crew, Zach Wood e Jimmy O. Yang.

Onde assistir: HBO Max.

E aí, o que achou da lista de indicações? Qual sua série de comédia favorita atualmente?

Assista The Office, Fleabag e outras séries no Prime Video

Imagem: 30 dias de Amazon Prime grátis, com Prime Video'
Imagem: Tecmundo Recomenda

30 dias de Amazon Prime grátis, com Prime Video'

Quer frete grátis, streaming de filmes e séries no Prime Video, músicas, plataforma de jogo e muito mais? Assine Amazon Prime e comece já a aproveitar esses benefícios! Depois são R$ 9,99/ mês!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.