Black Mirror não fala sobre tecnologia ser ruim, diz criador da série

Imagem de: Black Mirror não fala sobre tecnologia ser ruim, diz criador da série
Imagem: Divulgação/Netflix

O criador e produtor-executivo de Black Mirror, Charlie Brooker, comentou sobre a sexta e mais recente temporada da série na Netflix em entrevista ao site GamesRadar+. Na conversa, ele especificamente defendeu a mudança de tom dos novos episódios, que se distanciam um pouco do estilo futurista e de avanços tecnológicos, com consequências pessimistas sobre o uso de serviços e equipamentos.

Brooker citou ainda que a série nunca foi exatamente sobre a tecnologia ser algo prejudicial, mas sim ter um uso errado por parte do ser humano. "Eu estava super ciente... havia um certo perigo porque as pessoas estavam chamando a série de 'o programa sobre a tecnologia ser ruim' e eu achei isso meio frustrante, parte disso porque eu sempre pensei que a série não diz que tecnologia é ruim, a série diz que as pessoas são problemáticas", afirma o produtor.

Na entrevista, o produtor ressalta que alguns episódios ainda fazem sátira e comentários ácidos sobre a imprensa e o mundo do entretenimento. Esse é o caso de Joan is Awful, que abre a temporada e brinca com a própria ideia de ver uma série no streaming, e Loch Henry, que trata do fenômeno do gênero true crime.

Em uma entrevista anterior, o produtor afirmou ainda que tentou usar uma inteligência artificial para escrever um episódio, mas não gostou do resultado.

Cena de "Demon 79", último episódio da temporada.Cena de "Demon 79", último episódio da temporada.Fonte:  Divulgação/Netflix 

Demon 79, que encerra essa leva de episódios, foi o primeiro capítulo escrito e é o que propositalmente tem menos a ver com tecnologia. Ele seria até um 'Red Mirror', uma espécie de programa paralelo sem a analogia de 'tela escura' do título original com displays desligados de aparelhos eletrônicos.

"Eu estava interessado em meio que resetar as coisas dessa forma. É como fazer a limpeza do paladar e significa que você vai começar a lidar com todos os outros episódios a partir de uma perspectiva diferente", explica Brooker.

Os episódios da sexta temporada de Black Mirror já estão disponíveis para streaming na Netflix.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.