Nazaré Tedesco e outros 7 vilões inesquecíveis das novelas brasileiras

Imagem de: Nazaré Tedesco e outros 7 vilões inesquecíveis das novelas brasileiras
Imagem: Gshow

Ah, os vilões das novelas brasileiras! Ao longo dos anos, fomos presenteados com diversos personagens icônicos nas produções verde e amarelas, que são uma verdadeira paixão nacional.

Vilões brasileiros como Nazaré Tedesco (Renata Sorrah), de Senhora do Destino, por exemplo, marcaram a televisão nacional. E, não á toa, seguem dando o que falar ainda nos dias atuais, sendo alvos de memes e discussões ao redor da internet.

Abaixo, confira 7 vilões das novelas que são absolutamente inesquecíveis!

Vilões brasileiros de novelas que marcaram a televisão

Você se lembra dos vilões brasileiros mais icônicos das novelas? Afinal, nem só de Nazaré Tedesco viveram as produções nacionais, que conseguiram dar vida a muitas figuras malvadas, controversas e detestáveis. Veja alguns deles:

8 - Marcos (Mulheres Apaixonadas)

Marcos em Mulheres Apaixonadas.Marcos em Mulheres Apaixonadas.Fonte:  O Fuxico 

Abrindo a lista, temos um dos vilões das novelas brasileiras que mais despertam ira no público. Estamos falando de Marcos, de Mulheres Apaixonadas (2003), interpretado pelo ator Dan Stulbach.

Ele não era, particularmente, um homem maquiavélico ou ambicioso, que planejava maldades de forma estratégica para subir na vida ou ganhar vantagens. Porém, ele cultivava o hábito criminoso de agredir sua esposa, a personagem Raquel (Helena Ranaldi), com uma raquete de tênis.

Ao mostrar todo seu lado ciumento, possessivo e violento, o personagem de Stulbach despertou várias discussões pertinentes nos espectadores de Mulheres Apaixonadas e na sociedade brasileira como um todo sobre violência doméstica.

7 - Felipe Barreto (O Dono do Mundo)

Felipe Barreto em O Dono do Mundo.Felipe Barreto em O Dono do Mundo.Fonte:  Rede Globo 

Na sequência, temos o personagem Felipe Barreto, da novela O Dono do Mundo (1991), outro dos vilões brasileiros com o qual a audiência, definitivamente, não simpatiza. Vivido pelo experiente Antônio Fagundes, Felipe Barreto era um cirurgião plástico extremamente arrogante que tinha um objetivo bem claro – e perturbador: tirar a virgindade de Márcia (Malu Mader), que era noiva de um de seus funcionários, antes da lua-de-mel da moça.

Após se utilizar de todos os métodos possíveis, Barreto consegue o que queria e desencadeia uma espiral de coisas ruins. Primeiro, Walter (Tadeu Aguiar), o então noivo de Márcia, descobre a traição da jovem e tira a própria vida. Depois, Márcia, ao perceber a seriedade da situação, se torna em uma mulher amarga e obcecada por vingança.

6 - Bia Falcão (Belíssima)

Bia Falcão em BelíssimaBia Falcão em BelíssimaFonte:  Rede Globo 

Interpretada pela renomada Fernanda Montenegro, a grande vilã de Belíssima (2005), Bia Falcão, também não poderia ficar de fora desta lista de vilões das novelas nacionais. Na narrativa da obra, a mulher se torna uma espécie de madrasta para os dois filhos de Stella Assumpção, fundadora da empresa Belíssima, referência mundial em roupas íntimas, que morre tragicamente em um acidente.

O problema é que Bia Falcão não tem muitas qualidades maternas, nem é uma boa pessoa, diga-se de passagem. A mulher extremamente rica mostra que, além de ser elitista e desprezar outras pessoas que não tem o mesmo poder financeiro do que ela, também é capaz de qualquer coisa (mesmo!) para manter seu status e seu posto na chefia da Belíssima.

5 - Flora (A Favorita)

Flora em A Favorita.Flora em A Favorita.Fonte:  O Fuxico 

Quem aí se lembra da novela A Favorita (2009)? Se você assistiu a produção, certamente, tem várias memórias da principal vilã do projeto, Flora (Patrícia Pillar). O curioso é que, a princípio, a personagem que é parte de uma dupla sertaneja ao lado de Donatela (Claudia Raia), parece até ser gente boa. Contudo, ao passo em que descobrimos que ela mantinha um caso com o marido da colega, Marcelo (Flávio Tolezani), as coisas passam a desandar rapidamente.

Em determinado ponto, ela assume completamente o papel de vilã e se revela uma verdadeira psicopata, matando outros personagens da novela e até envenenando o próprio pai. E isso tudo, claro, só deixou os espectadores com ainda mais raiva da moça!

4 - Odete Roitman (Vale Tudo)

Odete Roitman em Vale Tudo.Odete Roitman em Vale Tudo.Fonte:  Aventuras na História 

"Quem matou Odete Roitman?". Essa frase é lembrada até hoje pelos fãs da novela Vale Tudo (1988), uma das obras mais marcantes da história da Globo. Encarnada pela atriz Beatriz Segall, Odete Roitman foi a principal antagonista da produção e, assim como Bia Falcão, de Belíssima, era uma mulher rica e bem esnobe.

Ela adorava, por exemplo, infernizar a vida de sua filha, Heleninha (Renata Sorrah), e mostrar a todo o momento o quanto era "superior" aos demais. A personagem marcou a televisão brasileira e a carreira de Segall, que continuou sendo associada à vilã até o fim de sua vida – a atriz faleceu em 2018.

3 - Leôncio Almeida (Escrava Isaura)

Leôncio Almeida em Escrava Isaura.Leôncio Almeida em Escrava Isaura.Fonte:  Observatório da TV 

Na sequência, um dos vilões brasileiros mais desprezíveis que já passaram pelas telas: Leôncio Almeida, vivido pelo ator Rubens de Falco. O personagem era parte da versão original da novela Escrava Isaura, de 1976, e consistia em um fazendeiro que era apaixonado por uma de suas escravas brancas, Isaura (Lucélia Santos).

Contudo, o ricaço não era correspondido e, como forma de retaliação, tornava a vida de Isaura em um inferno ainda maior do que já era. Para você ter uma ideia, ele esconde a carta de alforria da moça e a submete a crueldades indescritíveis para se divertir e forçar a jovem a gostar dele. O que não acontece em nenhum ponto da história.

2 - Carminha (Avenida Brasil)

Carminha em Avenida Brasil.Carminha em Avenida Brasil.Fonte:  O Tempo 

Avenida Brasil (2012) foi um dos maiores hits da televisão brasileira. E parte do sucesso da novela, com certeza, passa pela sua icônica vilã, Carminha, interpretada por Adriana Esteves. A moça, que era casada com o rico jogador de futebol Tufão (Murilo Benício), alternava constantemente entre um lado falsamente gentil e um lado bem malvado, egoísta e dissimulado.

Ela chegou a levar seu amante Max (Marcello Novaes) para morar junto com ela e seu marido – sim, dentro da mesma casa – e forjou seu próprio sequestro para conseguir dinheiro. Porém, suas maiores peripécias foram direcionadas para Nina (ou Rita, vivida por Débora Falabella), com a qual teve duelos históricos e que levaram os fãs a loucura.

1 - Nazaré Tedesco (Senhora do Destino)

Nazaré Tedesco em Senhor do Destino.Nazaré Tedesco em Senhor do Destino.Fonte:  CDN 

Para encerrar a lista de vilões brasileiros, a grande rainha das vilãs de novelas: Nazaré Tedesco, interpretada por Renata Sorrah. Mesmo que você não tenha assistido Senhora do Destino (2004), garantimos que você já viu Nazaré ao redor da internet por meio de memes. Lembra da mulher confusa, cheia de contas ao seu redor? Pois é, é ela mesma!

Nazaré Tedesco se tornou uma das vilãs mais amadas da televisão por conta de suas maldades e de sua autoestima fora do normal. E, caso você não se lembre dos feitos da mulher, aqui vão alguns: ela rouba o o bebê de Maria do Carmo (Susana Vieira), assassina pessoas atirando-as do topo de escadas e se autoelogia em frente ao espelho constantemente (quem nunca, hein?). Certamente, uma figura inesquecível!

E então, você se lembrava desses ícones das novelas do Brasil? Com tantas boas produções, é até difícil lembrar de todos. Mas esses personagens fizeram história!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.