Do pior ao melhor: ranking com todos os 37 vilões do MCU nos cinemas

Imagem de: Do pior ao melhor: ranking com todos os 37 vilões do MCU nos cinemas
Imagem: Marvel/Divulgação

O mundo dos super-heróis é conhecido pelas incríveis histórias de superação, as cenas de ação marcantes e os diálogos inesquecíveis. No entanto, nada disso faz sentido sem eles: os vilões. 

Os antagonistas servem como grande motivação para a simples existência dos heróis e, em alguns casos, chegam a ser até mesmo mais marcantes que os próprios mocinhos. No entanto, nos filmes da Marvel, nem todos os malvados são favoritos.

Pensando nisso, o Minha Série listou os melhores e piores antagonistas que já passaram no Universo Cinematográfico da Marvel. Vale ressaltar que a lista está recheada de spoilers do MCU e é totalmente opinativa, então continue por sua conta e risco.

Confira o ranking completo, do pior ao melhor:

37 - Malekith (Thor: O Mundo Sombrio)

f  Marvel/divulgação 

O Mundo Sombrio está situado nos confins das profundezas como o pior filme do MCU, e Malekith é tão esquecível quanto a obra que o abriga.

36 - Aldrich Killian (Homem de Ferro 3)

Homem de Ferro 3 já é um filme questionável - embora divertido - e tem a história que nem mesmo Kevin Feige sabia onde e como encaixar. Aldrich Killian é o arquétipo de vilão ruim interpretado por Guy Pearce e não poderia ser mais genérico.

35 - Yon-Rogg (Capitã Marvel)

Quando Jude Law foi escalado como o vilão de Capitã Marvel, eu realmente fiquei empolgado. Mas Yon-Rogg está mais para um chato que fica atrás da Carol Danvers do que qualquer outra coisa. É a imagem perfeita de como gastar um excelente ator em um personagem horrível.

34 - Gorr, O Carniceiro dos Deuses (Thor: Amor e Trovão)

f  Marvel/divulgação 

Gorr tem um visual excelente, uma história muito boa, e é feito por Christian Bale. Nada poderia dar errado, mas alguém esqueceu de avisar ao Taika Waititi que ele precisava desenvolver esse vilão melhor e não focar em um Thor com ciúmes de um martelo quebrado. Decepcionante.

33 - Dreykov (Viúva-Negra)

Falando em filmes essencialmente ruins, o vilão Dreykov, responsável pelo programa Viúva-Negra, é mais uma anti-propaganda humanoide de Hollywood. No entanto, o personagem até tem valor por conta do background grotesco pelo o que causou com centenas de garotinhas inocentes. Merecia uma morte mais dolorosa.

32 - A Treinadora (Viúva-Negra)

Ela copia movimentos de qualquer um. É basicamente um Control C + Control V do cinema. OK.

31 - Dormammu (Doutor Estranho)

Eu vim barganhar! Mas infelizmente Dormammu foi esquecido no churrasco. Visual legal, intimidador, mas falta corpo.

30 - Kaecillius (Doutor Estranho)

Vilão principal de Doutor Estranho, Kaecillus é tão mal aproveitado que se fizéssemos uma fila no cinema ninguém nem mesmo saberia escrever seu nome. Desperdício de Mads Mikkelsen.

29 - Fantasma (Homem-Formiga e a Vespa)

Mexer com o Reino Quântico no segundo filme do Homem-Formiga era uma ideia muito boa naquele momento, mas a Fantasma não se salva como vilã. Embora tenha uma história triste com sua doença degenerativa, a antagonista raramente passa a sensação de perigo real ao espectador.

28 - Obadiah Stane (Homem de Ferro)

f  Marvel/divulgação 

Sendo sincero, por ser o primeiro vilão da Marvel, Obadiah Stane não consegue ir longe na lista dos piores, mas também não é bom. A atuação de Jeff Bridges como Stane, típico burocrata sedento por poder e dinheiro, convence bastante e cria uma tônica interessante para Tony Stark.

27 - Thunderbolt Ross (O Incrível Hulk e Capitão América: Guerra Civil)

Thunderbolt Ross é um personagem importante nas HQs, mas de Hulk até Guerra Civil foi bem reduzido a um general de quinta categoria. Felizmente, a atuação séria de William Hurt segura o vilão em todos os momentos.

26 - Ayesha (Guardiões da Galáxia 2)

Cheia de pompa e um vocabulário rebuscado, Ayesha tinha muita potencial no segundo Guardiões da Galáxia, mas foi reduzida a nada no terceiro filme. E isso nos leva diretamente para...

25 - Adam Warlock (Guardiões da Galáxia 3)

Muito esperado no universo Marvel, Adam Warlock caiu de paraquedas no terceiro filme dos Guardiões. Feito como um bebê chorão, o personagem funciona naquele filme, mas precisará de tempo para se adaptar.

24 - M.O.D.O.K (Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania)

f  Marvel/divulgação 

MODOK é um daqueles personagens difíceis de adaptar por conta de sua condição física, e qualquer deslize faria com que ele ficasse horrível em um formato live-action. A Marvel assinou os termos sem ler e a produção resultou nesta coisa que nenhuma palavra do dicionário poderia descrever. O antagonista é até engraçadinho, mas o visual tosco não o salva da bizarrice mal feita.

23 - Ivan Vanko (Homem de Ferro 2)

Com uma simpática Calopsita, Ivan Vanko é um vilão que não tem a melhor história da Marvel, e funciona como um antagonista bom para cenas de ação legais. Mesmo que não seja tão memorável, fica difícil não se empolgar com a batalha na pista de corrida ou o duelo final com o Máquina de Combate.

22 - Kang, O Conquistador (Homem-Formiga: Quantummania)

Kang é chatíssimo. O grande Conquistador não foi páreo para um banda de formiga, mas segundos antes dizimava qualquer ser com lasers saindo das mãos. Realmente é muito difícil defender esse.

21 - Barão Zemo (Capitão América: Guerra Civil)

Isso é um desperdício de vilão, mesmo que tenha sido o catalisador para Guerra Civil. Uma história interessante e mal aproveitada. Mas a dancinha em Falcão e o Soldado Invernal tem muito valor.

20 - Arishem, o Juiz (Os Eternos)

f  Marvel/divulgação 

Eternos é o filme que todos amam odiar. E embora Ikarius seja um vilão relativamente fraco, o celestial Arishem é bem assustador por conta de sua magnitude. Porém, a falta de desenvolvimento faz com que caia no esquecimento de maneira rápida. Há potencial, mas precisa ser melhor explorado.

19 - Jaqueta Amarela (Homem-Formiga)

A trilogia Homem-Formiga não é um primor, mas o Jaqueta Amarela faz bem o seu papel como um executivo insano que busca dominar o mercado armamentista com "sua" invenção. Na verdade, isso me lembra algo da vida real comicamente transmitido para as telonas.

18 - Garra-Sônica (Vingadores: Era de Ultron e Pantera Negra)

Ulysses Klaw é o Garra-Sônica, vilão responsável por contrabandear vibranium de Wakanda, promover o caos em Pantera Negra e dá uma mãozinha para Ultron ficar mais forte. Andy Serkis está super caricato neste papel, que sinceramente não é ruim, mas o personagem aparece tão pouco que foi até difícil lembrar de sua existência.

17 - Ronan, O Acusador (Guardiões da Galáxia)

Por mais que grande parte do público não goste tanto de Ronan, acredito que esse personagem tenha cumprido um papel redondo no primeiro Guardiões. Sua primeira apariação, estourando o crânio de um xandariano, é imponente e convence nos primeiros minutos.

16 - Abominável (O Incrível Hulk)

f  Marvel/divulgação 

O Incrível Hulk tem espaço na minha pseudo adolescência, portanto o Abominável tem seu valor. O Capitão Emil Blonsky de Tim Roth é caricato o suficiente para ser um soldado insubordinado que injeta as substâncias do Hulk para ser seu algoz. Datado, mas divertido.

15 - Caveira Vermelha (Capitão América)

O primeiro filme do Capitão América é essencialmente cansativo. Porém, o Caveira Vermelha de Hugo Weaving é uma das poucas coisas boas desse longa. Aliás, Weaving era a escolha certeira para esse papel, porém, o antagonista não deixa de ser mais do mesmo.

14 - Namor (Pantera Negra 2)

Namor é o típico vilão bem feito, mas que não me marcou tanto. Imbuído em críticas sociais perfeitas, o vilão é uma força da natureza. No entanto, Pantera Negra 2 falha tanto em passar o manto para Shuri que eu não consegui aproveitar tanto o filme. Baita vilão que foi cercado de decisões questionáveis.

13 - Mystério (Homem-Aranha: Longe de Casa)

Longe de Casa é um péssimo filme, mas o Mystério de Jake Gyllenhall é muito bom. O personagem era um funcionário frustrado de Tony Star que consegue criar projeções mágicas com drones e ainda enganou a internet inteira com um papinho de multiverso. Genial.

12 - Ego (Guardiões da Galáxia 2)

Guardiões da Galáxia 2 é um dos melhores filmes do MCU, e o Ego de Kurt Russel é simplesmente sensacional. Além de ter um visual nada ameaçador em sua forma humana, o antagonista é realmente um grande censurado pela edição e foi responsável direto por matar a mãe de Peter Quill. Aliás, ele também é um planeta vermelho vivo e com um rosto, deixando as coisas muito mais legais no filme.

11 - O Abutre (Homem-Aranha: De Volta ao Lar)

f  Marve/divulgação 

Michael Keaton interpreta um Abutre sensacional em De Volta ao Lar. O personagem só havia encontrado um meio duvidoso de fazer dinheiro com a tecnologia Stark para dar uma vida melhor para sua família, e de quebra não revelou a identidade de Peter Parker para o mundo. Motivações reais e um excelente visual.

10 - Wenwu (Shang-Chi e a Lenda dos 10 Anéis)

Shang Chi acaba por ser uma cópia descarada de O Tigre e o Dragão, mas, mesmo assim, se tornou meu filme de origem solo predileto. Wenwu é um tirano que perdeu sua esposa de forma trágica, e desencadeia cenas de lutas perfeitas com os 10 Anéis. O erro do homem foi amar demais.

9 - Hela (Thor: Ragnarok)

Hela é vivida simplesmente por Cate Blanchett no filme de virada para o Thor. Magnífica, perfeita, e super poderosa, a personagem não foi tão bem aproveitada assim no longa, mas tem meu coração.

8 - Feiticeira Escarlate (Doutor Estranho: No Multiverso da Loucura)

f  Marvel/divulgação 

Wanda só queria uma família para chamar de sua. Multiverso da Loucura tem um dos piores roteiros da Marvel e, ao mesmo tempo, consegue ter uma das melhores direções com Sam Raimi. A Feiticeira não é a antagonista perfeita, mas deixou os Iluminati no chinelo sem fazer esforço, e só isso é motivo para ficar no top 10.

7 - Soldado Invernal (Capitão América: O Soldado Invernal)

O segundo Capitão América é a forma perfeita de como se fazer um baita filme de ação, e o Soldado Invernal é arrasador. Todo o visual descompesado e sujo de Bucky Barnes, a máscara, e a metralhadora rendem cenas incríveis. Baita rival para o Capitão.

6 - Ultron (Vingadores: Era de Ultron)

f  Marvel/divulgação 

Ultron é o vilão mais injustiçado do MCU. Esse personagem só não está em uma colocação melhor porque Vingadores 2 é um tanto quanto sofrido de assistir após o primeiro ato. Com um visual insano e uma atuação fenomenal de James Spader, o erro de Ultron foi passar tempo demais na internet.

5 - Alto Evolucionário (Guardiões da Galáxia 3)

Esse é o vilão mais cruel da Marvel. Os experimentos torturantes feitos em filhotes são de cortar o coração, e o antagonista teve o fim que mereceu. Se Chukwudi Iwuji fosse um ator de novelas da Globo seria xingado no meio das ruas do Rio de Janeiro só por fazer esse papel.

4 - Killmonger (Pantera Negra)

Pantera Negra deve ser o filme de herói mais importante já lançado nas últimas décadas, socialmente falando. O filme encontrou a perfeição de vilão com Eric Killmonger de Michael B. Jordan. O ator, em uma ascensão de carreira absurda, dá aulas de atuação graças ao magnífico roteiro de Ryan Coogler. Uma verdadeira pena a luta final ser tão sem graça.

3 - Loki (Vingadores)

b  Marvel/divulgação 

Mesmo que os dois primeiros filmes do Thor não sejam bons, o Loki de Tom Hiddleston é um deleite em Vingadores e todas as obras que aparece posteriormente. O arco de desenvolvimento desse personagem talvez seja até melhor que o do próprio Thanos. Com cabelos sedosos, duas adagas, e um senso de humor duvidoso, o Deus da Mentira sobra no MCU.

2 - Duende Verde (Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa)

c  Marvel/divulgação 

Se na trilogia original do Homem-Aranha de Sam Raimi o Duende verde já era excepcional, o vilão feito pelo magestral Willen DaFoe é um dos melhores pontos de Sem Volta Para Casa - que convenhamos, só é legal pelo final. Aliás, a cena em que o personagem muda a chave de Norman Osborn para o Duende é sensacional. Quem diria que um cientista que perdeu sua bolsa de pesquisa se tornaria um sádico que mata as pessoas com explosivos em formato de bolinha.

1 - Thanos (Vingadores: Guerra Infinita e Ultimato)

f  Marvel/divulgação 

É impossível qualquer outro vilão assumir o posto do Titã Louco. Por quase 10 anos, desde sua aparição no pós-crédito de Vingadores (2012) até sua eminente aparição em Guerra Infinita, Thanos é não somente o maior vilão da Marvel Studios, como um dos três maiores vilões em filmes de super-heróis de todos os tempos. A atuação brutal e, ao mesmo tempo, "calma" de Josh Brolin e todo arco em busca das Jóias do Infinito é imbatível.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.