Guardiões da Galáxia 3: referências e easter-eggs escondidos no filme

Imagem de: Guardiões da Galáxia 3: referências e easter-eggs escondidos no filme
Imagem: Marvel/divulgação

O aguardado Guardiões da Galáxia 3 já está disponível nos cinemas brasileiros, e além de ser uma despedida emocionante para o grupo de heróis mais desengonçado do espaço, o longa conta com inúmeras referências a outros projetos, aparições especiais e easter-eggs.

Se você é fã das referências, o Minha Série separou uma lista recheada com todos esses itens. Vale lembrar que este texto contém spoilers da trama de Guardiões da Galáxia 3, portanto, prossiga por sua conta e risco.

1 - Uma introdução só dos Guardiões

f  Marvel/divulgação 

As introduções do logotipo animado da Marvel sempre contam com imagens de todos os personagens do MCU, mas dessa vez a animação mostrou os principais momentos dos filmes dos Guardiões da Galáxia anteriores, assim como suas participações em Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato.

2 - Os trajes clássicos

f  Marvel/divulgação 

Assim como já foi mostrado nos trailers, os Guardiões finalmente usaram suas roupas clássicas dos quadrinhos. Anteriormente, os personagens utilizavam roupas com menos padrões de equipe e algo mais despojado. No fim da trilogia, inserir os trajes padronizados em azul, vermelho e feitos de couro dão um sentimento de unidade a esses personagens, como uma grande família.

3 - Os idiotas também dançam

A música é o fio condutor da saga dos Guardiões. Da introdução com Peter Quill dançando ao som de Redbone em Morag; a batalha final contra Ronan, O Acusador; as referências com Footlose; Baby Groot ao som dos Jackson Five; as histórias de como Drax conheceu sua esposa, etc. Inclusive, neste diálogo específico, Drax conta a Quill que só há dois tipos de seres no universo: os que dançam e os que não dançam. Drax era um dos que não dançava, e só os idiotas faziam isso.

Com o fim do terceiro filme, Drax, Nebula, e todos os personagens se soltam na dança final ao som de Dog Days Are Over. Depois de quase uma década, o grupo de amigos finalmente fez sua última dança.

4 - A esposa do Gavião Arqueiro é uma lontra

f  Marvel/divulgação 

Em Vingadores: Era de Ultron o público conhece mais sobre a história de Clint Barton, o Gavião Arqueiro, ao conhecer sua família. Acontece que em Guardiões 3 somos apresentadas a uma personagem do passado de Rocket Raccoon, a fofa lontra Lylla, que também foi torturada pelo vilão Alto Evolucionário.

Tanto a esposa de Clint, Laura, quanto Lylla, são papéis feitos pela mesma pessoa: a atriz Linda Cardelline. Michelle Yeoh viveu a personagem Aleta Ogord em Guardiões 2 e 3, e ainda fez a tia de Shang-Chi, Ying Nan, protetora de Ta Lo. O próprio Kraglin, interpretado por Sean Gunn, é responsável por fazer a captura de movimentos de Rocket. A Marvel é uma boa especialista em reaproveitar atores.

5 - Ícones dos anos 80

Peter Quill foi abduzido por Yondu enquanto ainda era apenas uma criança na década de 80. Mais de 30 anos depois, todos os ídolos e referências culturais que o personagem possui são estritamente relacionadas a esse período, e isso acaba rendendo alguns easter-eggs legais.

A nave dos Guardiões era chamada de Milano nos primeiros filmes, porém, após ser destruída tantas vezes já era hora de mudar. O novo veículo espacial se chama Bowie, em alusão ao lendário David Bowie.

f  Marvel/divulgação 

Em uma das cenas em que Peter, Nebula e Gamora invadem um laboratório do Alto Evolucionário, o Senhor das Estrelas precisava convencer uma recepcionista alienígena a pegar algumas informações. O personagem apresenta todo seu charme e se apresenta com o nome de Patrick Swayze. Swayze é um falecido ícone de Hollywood dos anos 80 e 90, e participou de clássicos como Ghost: Do Outro Lado da Vida, Dirty Dancing, e Caçadores de Emoção.

Já em outro momento, enquanto está trancada na Bowie, Gamora encontra um conjunto de fotos de Peter criança, incluindo figurinhas de Alf, o ETmeioso, clássica série infantil. O Senhor das Estrelas ainda grita com o Alto Evolucionário em um momento de fúria, e o chama de "imitação do Esqueleto", terrível vilão deformado de He-Man e os Defensores do Universo.

6 - Atores da DC na Marvel

O sádico vilão Alto Evolucionário já um amigo do diretor James Gunn, na verdade, o ator que interpreta esse antagonista, Chukwudi Iwuji. Iwuji já participou da série Peacemaker, desenvolvida por Gunn na DC. 

Da mesma forma, a recepcionista vermelha Ura com quem Quill flerta é interpretada pela atriz portuguesa Daniela Melchior, a Caça-Ratos II de Esquadrão Suicida. Jennifer Holland, esposa de Gunn e intérprete de Emília Harcourt em Peacemaker, também faz uma pontinha como uma alienígena amarela.

7 - O novo braço de Nebula

Filha "adotiva" de Thanos, Nebula foi torturada por ser pai, que trocou cada pedaço do seu corpo por peças mecânicas, como seu cérebro, membros e até os olhos. Neste novo filme a personagem traz alguns equipamentos corporais inéditos.

Agora, seu braço foi substituído por uma prótese que pode se transformar em um canhão, de forma muito similar ao que acontecia com a armadura de nanotecnologia de Tony Stark em Guerra Infinita.

8 - Groot sabe falar

Desde Guardiões da Galáxia de 2014, Groot sempre falou as mesmas três palavras: "Eu sou Groot". De início, apenas Rocket compreendia suas falas e traduzia para o restante do grupo. No segundo filme e nos longas dos Vingadores, todos os membros já conseguem compreender seu amigo sem esforço.

f  Marvel/divulgação 

Ao final de Guardiões da Galáxia 3, enquanto todos conversam sobre o futuro da equipe, Groot profere as seguintes palavras: "Eu amo vocês". A fala soa normal, e nenhum dos personagens se espanta com isso. Uma teoria apontada pelo perfil Jamesons, no Twitter, entende que nesse momento o espectador passa a entender Groot, não pelas suas palavras, mas pelo coração. Depois de uma década, o público, assim como aqueles heróis, se tornam amigos da árvore.

9 - Phyla-Vell

f  Marvel/divulgação 

Já nos trailers do filme, uma cena mostra o Alto Evolucionário observando enquanto uma criança corre em círculos. Com a equipe clássica dos Guardiões finalizada, a primeira cena pós-crédito mostra que essa mesma garotinha, chamada de Phyla-Vell, se juntou à nova formação do grupo e tem poderes especiais.

10 - Kevin Bacon foi realmente sequestrado

O especial de Natal dos Guardiões da Galáxia mostra Mantis e Drax viajando até a Terra para, inocentemente, sequestrar o ator Kevin Bacon como um presente para Peter Quill. A segunda cena pós-créditos do novo filme mostra Peter e seu avô sentados na mesa enquanto tomam café. No entanto, o avô está segurando um pedaço de jornal que conta a notícia da abdução de Bacon por seres extraterrestres.

Guardiões da Galáxia 3 é uma verdadeira simbologia de amor, cheia de personalidade e funciona como o desfecho perfeito para a lendária equipe. O filme já está em cartaz, e não se esqueça de conferir a nossa crítica completa.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.