Nova greve dos roteiristas pode afetar filmes e séries; entenda!

Imagem de: Nova greve dos roteiristas pode afetar filmes e séries; entenda!
Imagem: GettyImages

O dia 1º de maio de 2023 pode marcar para sempre a história do cinema e da televisão. Por quê? Nesta data, os roteiristas profissionais que estão atualmente em atividade na indústria do entretenimento podem entrar oficialmente em greve, o que poderia pausar ou até cancelar diversas produções vindouras ou que já estão em andamento. De acordo com o The Writers Guild of America (WGA), sindicato que representa os escritores, 97.85% de seus membros já votaram a favor de uma greve, caso as demandas da classe não sejam atendidas.

Desde o final de março, o WGA estava conversando com a Alliance for Motion Pictures and Television Producers (AMPTP), associação que representa cerca de 350 produtoras audiovisuais norte-americanas, sobre novas condições de trabalho voltadas para roteiristas. O novo acordo entre as organizações deveria ser efetivado na próxima segunda-feira (1º de maio), porém, as negociações não avançaram como o esperado e, alguns dias depois, em 17 de abril, o WGA realizou a votação para a greve geral dos escritores.

“Depois de duas semanas de negociações, [os estúdios] falharam em oferecer respostas significativas sobre as principais questões econômicas em qualquer uma das principais áreas de trabalho do WGA – cinema, episódios de televisão e variedades de comédia”, afirmou o sindicato dos roteiristas em comunicado. “Eles ouviram educadamente nossas apresentações e fizeram pequenos movimentos em apenas algumas áreas [...}. Resumindo, os estúdios não mostraram nenhum sinal de que pretendem lidar com os problemas que nossos membros estão determinados a resolver nesta negociação”.

Caso o novo contrato entre WGA e AMPTP não seja firmado, todos os roteiristas pertencentes ao sindicato, a partir do dia 1º de maio, serão forçados a parar de trabalhar, o que pode resultar em uma enorme crise em Hollywood.

Caso os roteiristas entrem em greve nos Estados Unidos, diversas produções podem parar.Caso os roteiristas entrem em greve nos Estados Unidos, diversas produções podem parar.Fonte:  GettyImages 

O que é WGA?

O The Writers Guild of America (WGA) é um sindicato trabalhista norte-americano que representa roteiristas profissionais que atuam em diferentes áreas do campo audiovisual. São elas: cinema, televisão, animações, documentários, programas de variedades, talk shows e até video games (afinal, as histórias dos jogos também são criadas por escritores profissionais).

A associação é incumbida, nesse sentido, de garantir direitos básicos aos associados, bem como compensações justas, perante as grandes companhias do mercado, incluindo estúdios cinematográficos e emissoras de televisão.

Quais são as demandas dos roteiristas?

O argumento do WGA, bem como dos profissionais que a compõe, é a de que a demanda por conteúdo nunca foi tão grande como é atualmente. Com o surgimento de diversos serviços de streaming, cada qual com várias produções originais em seus catálogos, além das já consolidadas indústrias cinematográfica e televisiva, que nunca param, roteiristas têm tido que se desdobrar para atender todas as solicitações que recebem.

Em um relatório divulgado em março pelo WGA, a entidade diz que, apesar de a enorme quantidade de serviços gerar ótimos níveis de empregabilidade, o mesmo não se pode dizer sobre os níveis de compensações. Ou seja: há muito mais trabalho, mas os salários dos roteiristas não cresceu de acordo com o mercado. Aliás, o estudo do sindicato aponta que o número de escritores trabalhando em troca de condições básicas (que seriam benefícios obrigatórios e salários mínimos para a categoria), aumentou bastante.

De maneira geral, a porcentagem de roteiristas profissionais trabalhando por compensações mínimas aumentou de um terço (2013 - 2014) para quase metade (2021 - 2022). Além disso, os pagamentos para a classe também caíram cerca de 14% nos últimos cinco anos (já considerando os ajustes de inflação). Em suma, o que exige o WGA é: paguem melhor os roteiristas ou não contem com eles.

Aguardemos cenas dos próximos capítulos!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.