Dia Mundial da Televisão: 10 programas inesquecíveis da TV brasileira

Imagem de: Dia Mundial da Televisão: 10 programas inesquecíveis da TV brasileira
Imagem: SBT/Divulgação

Nesta segunda-feira (21 de novembro), é comemorado o Dia Mundial da Televisão e não poderíamos deixar de celebrar os programas mais marcantes da TV brasileira. Inaugurada em 18 de setembro de 1950 por Assis Chateaubriand, a televisão foi um marco da tecnologia no Brasil e os programas exibidos ao longo destes 70 anos de existência ajudaram a moldar a sociedade como conhecemos hoje.

Ao longo das décadas, diversos programas ajudaram a entreter, educar, divertir e conscientizar o país. Mas, afinal, quais foram os mais marcantes desde a chegada da TV? Vamos relembrar alguns dos programas que ajudaram a construir a história da televisão no Brasil!

10 - TV na Taba (1950)

(Fonte: Tupi/Divulgação)(Fonte: Tupi/Divulgação)Fonte:  Tupi 

A TV Tupi é considerada o primeiro canal de televisão brasileiro e o primeiro programa a ser exibido foi o TV na Taba, ainda em 1950. Aliás, ele trouxe a frase que ficou conhecida por inaugurar a tecnologia no país: “Boa noite. Está no ar a televisão do Brasil”.

O show contava com celebridades como Hebe Camargo, Inezita Barroso, Wilma Bentivegna, Lolita Rodrigues e mais. Foi, de fato, um marco em nossa história!

9 - Chico Anysio Show

Enquanto isso, o programa de comédia criado por Chico Anysio ficou no ar entre 1960 e 1990. A transmissão aconteceu tanto pela TV Rio, quanto pela Rede Globo e, até hoje, o programa é classificado como um dos clássicos da televisão brasileira.

8 - Programa Silvio Santos

(Fonte: SBT/Divulgação)(Fonte: SBT/Divulgação)Fonte:  SBT 

Da mesma forma, não podemos deixar de citar o programa Silvio Santos que, inclusive, está no ar até os dias de hoje! Lançado em 1963, o programa passou pela TV Paulista (1963-66), Rede Globo (1966-76), TV Tupi (1976-80), e REI (1976-87) até chegar ao SBT, no qual está no ar desde 1987.

Sob o comando de Silvio Santos, o programa traz uma série de quadros icônicos como “Qual é a Música?” e “Passa ou Repassa”.

7 - Jovem Guarda

(Fonte: Record/Divulgação)(Fonte: Record/Divulgação)Fonte:  Record 

Transmitido entre 1965 e 1968 na Record TV, o programa Jovem Guarda era comandado por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléia. Trata-se de um marco da música brasileira e o programa recebeu influências da música internacional como dos Beatles e Rolling Stones.

6 - Hebe

(Fonte: SBT/Divulgação)(Fonte: SBT/Divulgação)Fonte:  SBT 

Como comemorar o Dia Mundial da Televisão sem citar o programa da Hebe? Assim como no caso de Sílvio Santos, o programa teve várias casas: a RecordTV (1966-73), Rede Tupi (1974-75), Band (1979-85), SBT (1986-2010) e a RedeTV! (2011-2012).

Hebe Camargo foi um dos grandes nomes da televisão brasileira e seu programa trouxe centenas de entrevistas com figuras importantes, tanto artistas, quanto políticos e outras classes.

5 - Xou da Xuxa

(Fonte: Globo/Divulgação)(Fonte: Globo/Divulgação)Fonte:  Globo 

O mesmo vale para o Xou da Xuxa, também transmitido pela Globo entre 1986 e 1992. Afinal, foi este o programa que consagrou Xuxa Meneghel como a “Rainha dos Baixinhos” e recebeu centenas de figuras importantes para quadros divertidos com a artista.

4 - Castelo Rá-Tim-Bum

Transmitida pela TV Cultura, a série Castelo Rá-Tim-Bum foi um dos grandes sucessos da TV brasileira e merece ser celebrada no Dia Mundial da televisão. Mesmo tendo sido produzida nos anos 1990, a série segue como um dos grandes clássicos e conquista novas gerações a cada dia!

3 - Linha Direta

(Fonte: Globo/Divulgação)(Fonte: Globo/Divulgação)Fonte:  Globo 

O Linha Direta foi um noticiário policial exibido nas noites de quinta-feira pela TV Globo. O programa ficou no ar entre 1999 e 2007, apresentado por Marcelo Rezende e Domingos Meirelles.

2 - Programa do Jô

(Fonte: Globo/Divulgação)(Fonte: Globo/Divulgação)Fonte:  Globo 

Entre 2000 e 2016, o célebre Jô Soares comandou o Programa do Jô na Rede Globo. O programa é uma referência dos talk shows no Brasil e o sofá do Jô recebeu nomes importantes do cenário brasileiro e internacional. Sem dúvidas, é um programa que faz falta na grade brasileira!

1 - Programa do Gugu

(Fonte: Record/Divulgação)(Fonte: Record/Divulgação)Fonte:  Record 

Apresentado por Gugu Liberato, o programa do Gugu misturava convidados, jogos, atrações musicais e reportagens. A atração também teve mais de uma casa, sendo transmitida pelo SBT, Rede TV e Record! Até a morte do apresentador.

E aí, gostou de relembrar os programas mais marcantes da TV brasileira no Dia Mundial da televisão? Qual desses você mais se lembra ou era o seu favorito? Para não perder nada do que acontece no mundo das séries, filmes e animes, continue de olho no site. Além disso, aproveite para compartilhar o artigo nas redes sociais!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.