Peter Pan: conheça história real sombria que inspirou personagem

Imagem de: Peter Pan: conheça história real sombria que inspirou personagem
Imagem: Disney Plus

Com a estreia de uma nova adaptação de Peter Pan, lançada nesta sexta-feira (28) pelo Disney Plus, diversas dúvidas relacionadas ao personagem voltaram a circular no imaginário do público.

Mas se você não está tão familiarizado com as origens da história do menino que não queria crescer e vivia na famosa Terra do Nunca, fique tranquilo. Logo abaixo, descubra mais sobre como o Peter Pan surgiu e entenda por que sua trama pode ser mais sombria do que imaginamos.

Peter Pan: descubra como o personagem foi criado

As animações clássicas da Disney trouxeram uma nova visão para histórias muito antigas, criadas por diversos escritores distintos. Os contos de fadas, por exemplo, ganharam popularidade e foram estudados por diversos pesquisadores ao longo dos anos, descobrindo as aproximações literárias entre autores como Charles Perrault, Jacob e Wilhelm Grimm, além de Hans Christian Andersen e J. M. Barrie.

Embora as animações da Disney tenham finais felizes, personagens carismáticos e situações menos violentas, os contos originais não são tão amistosos assim. Para quem não sabe, J. M. Barrie foi o grande responsável por desenvolver a história do Peter Pan. Muitos de seus traumas de infância se destacaram nas narrativas lúdicas que criou posteriormente.

Aos seis anos de idade, ele sofreu a grande perda de seu irmão mais velho. Esse evento trágico o fez pensar sobre como a infância poderia ser a melhor fase de sua vida e que deveria ser eterna. Nesse meio tempo, seus irmãos mais novos também morreram precocemente.

De certa forma, a impressão que se tinha era de ele não conseguia seguir em frente e pensava que deveria paralisar em sua infância. Assim, seus primeiros livros publicados traziam histórias sobre crianças, incluindo uma obra na qual uma das crianças tinha o mesmo nome de seu irmão falecido.

Em The Little White Bird (1902), há os primeiros indícios da criação de Peter Pan, inclusive, mostrando como as crianças se formavam e estavam condenadas a crescer. No entanto, certo dia, um garoto conseguiu escapar dessa condição. Os livros que vieram na sequência trouxeram mais detalhes sobre Peter até chegar em Peter & Wendy (1911).

(Disney Plus/Reprodução)(Disney Plus/Reprodução)Fonte:  Disney Plus 

Retratado muito mais como um ser sobrenatural com uma certa obsessão pelo controle, o Peter original fazia inúmeras provocações aos seus interlocutores e conseguia ainda matar todos os seus inimigos de maneiras cruéis demais para uma criança. É como se os adultos fossem oponentes naturais que deveriam ser exterminados.

Em linhas gerais, a interpretação que surge nesse contexto é a de um menino caprichoso que perde o que há de melhor na vida, pois está preso em uma eterna condição a qual nunca irá evoluir para nada. Desse modo, fica nítido como a origem do personagem é muito mais sombria e complexa do que conhecemos.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.