Ator e cantor Harry Belafonte, o Rei do Calypso, morre aos 96 anos

Imagem de: Ator e cantor Harry Belafonte, o Rei do Calypso, morre aos 96 anos
Imagem: GettyImages

Um dia triste para o mundo e, principalmente, para a música. Morreu nesta terça-feira (25), em Nova York, nos Estados Unidos, o cantor e ativista Harry Belafonte. O artista tinha 96 anos de idade e, de acordo com uma declaração de um porta-voz oficial ao jornal The New York Times, o motivo do falecimento foi uma insuficiência cardíaca.

Belafonte era filho de mãe jamaicana e de pai francês, tendo nascido no Harlem, bairro de Nova York. Além de um proeminente músico, responsável por introduzir os ritmos caribenhos na música norte-americana, ele também foi um ator de sucesso, tendo participado de vários filmes e peças de teatro ao longo de sua extensa carreira. Tanto como músico como ator, Belafonte foi coroado com importantes prêmios na indústria do entretenimento.

Harry Belafonte levou os ritmos caribenhos ao topo das paradas norte-americanas na década de 1950.Harry Belafonte levou os ritmos caribenhos ao topo das paradas norte-americanas na década de 1950.Fonte:  GettyImages 

Carreira e sucesso com Bettlejuice

Tudo começou na década de 1950, quando Belafonte entrou nas paradas musicais e rompeu sérias barreiras raciais, mostrando ao mundo todo seu talento e capacidade. Ao popularizar os sons caribenhos na terra do Tio Sam, a figura ficou conhecida como "Rei do Calypso", sendo dono de hits como "Banana Boat (Day-O)" e "Jamaica Farewell". Seu álbum de estreia, aliás, intitulado "Calypso", ficou no topo das paradas da Billboard por 31 semanas.

Day-O, inclusive, é amplamente conhecida por aparecer no filme Bettlejuice, conhecido no Brasil como Os Fantasmas Se Divertem. Confira a cena e a icônica música a seguir:

Belafonte também investiu na carreira de ator, tendo participado de algumas obras conhecidas, como Ilha nos Trópicos (1957), Bobby (2006), Infiltrado na Klan (2018), Kansas City (1996) e O Diabo, A Carne e o Mundo (1959). Ele também arriscou no teatro, tendo aulas de atuação, inclusive, com Marlon Brando e Tony Curtis, grandes astros da época.

Por conta de sua rica carreira como artista (músico e ator), o "Rei do Calypso" ganhou importantes prêmios em cultuados eventos do show business, como no Festival de Cinema de Berlin (2011), no Grammy Awards (1961, 1966 e 2000) e no Emmy do Primetime (1960).

Por fim, Belafonte também foi conhecido por seu ativismo. Ele atuou em movimentos de direitos civis e foi eleito um dos embaixadores da boa vontade da Unicef.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.