Streaming bate audiência da Globo em 5 cidades no Brasil

Imagem de: Streaming bate audiência da Globo em 5 cidades no Brasil
Imagem: GettyImages

Serviços de streaming já estão batendo a Globo em audiência? É isso o que indica um estudo de realizado pelo departamento de inteligência da emissora, com base em dados oficiais da empresa Kantar Ibope Media, líder no mercado de pesquisa de mídia na América Latina.

De acordo com publicação do site TV Pop, que teve acesso ao material, em cinco cidades do Brasil, o público que assiste serviços de streaming já é maior do que aquele que sintoniza a Globo em suas televisões. A mudança de comportamento pode ser uma tendência no mercado, o que ligou um sinal de alerta na empresa de comunicação.

Segundo o estudo, a Globo, que é uma das maiores emissoras de televisão do mundo, perdeu sua liderança e foi superada por plataformas de streaming nas seguintes localidades: Chapecó (Santa Catarina), Marabá (Pará), Palmas (Tocantins), Sinop (Mato Grosso) e Tangará da Serra (Mato Grosso) — em Palmas e em Tangará da Serra, o canal perdeu mais da metade de sua audiência em um intervalo de apenas três anos, informa o TV Pop.

Abaixo, confira as pontuações da Globo e dos serviços de vídeo sob demanda, segundo o estudo do Kantar Ibope Media:

Globo x Streaming.Globo x Streaming.Fonte:  Kantar Ibope Media | TV Pop 

Apesar de o streaming liderar os níveis de audiência em cinco cidades, a Globo segue à frente em todas as demais regiões analisadas no documento. Das 76 cidades aferidas, a emissora reina em 71. O canal é seguido de longe pelo SBT, que aparece como vice-líder, com média de 4,0 pontos (entre 7h da manhã e meia-noite), e pela Record, terceira colocada, que apresenta uma média de 3,9 pontos. No total, a Globo acumulou 17,7 pontos.

Streaming já supera SBT e Record

Contudo, no agregado, o streaming já soma mais pontos do que SBT e Record somados e ocupa a segunda colocação geral de audiência em solo verde e amarelo. Netflix, Amazon Prime Video, HBO Max, Disney+ e outras plataformas, juntas, conquistaram uma média de 9,7 pontos, considerando apenas o ano de 2022, o que representa um crescimento de 7% em relação a 2021.

Confira os números:

Números de audiência, considerando emissoras e serviços de streaming.Números de audiência, considerando emissoras e serviços de streaming.Fonte:  Kantar Ibope Media | TV Pop 

Segundo a matéria do TV Pop, a Globo já enxerga a ascensão dos streaming com certo receio, acompanhando de perto o desenrolar desse comportamento do público. Especialmente porque, conforme mostra o estudo, os serviços de vídeo sob demanda são mais populares justamente nas cidades em que a emissora apresentou seus piores números. Será que temos uma nova tendência?

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.