8 programas brasileiros que marcaram a infância nos anos 90 e 2000

Imagem de: 8 programas brasileiros que marcaram a infância nos anos 90 e 2000
Imagem: TV Cultura/Divulgação

Quem cresceu nos anos 1990 e 2000 sabe que a programação da época era incrível, né? Até hoje é normal ouvir uma abertura que fez sucesso ou um meme com o período e ficar nostálgico.

Por isso, nada mais justo do que voltar no tempo e relembrar algumas das atrações que marcaram a vida de muitas pessoas enquanto elas estavam crescendo. Alerta de muita nostalgia a seguir!

8. Xuxa no Mundo da Imaginação

(Fonte: Globo/Divulgação)(Fonte: Globo/Divulgação)Fonte:  Globo 

O programa foi um dos maiores sucessos da TV brasileira nos anos 2000. Ele foi apresentado pela cantora e apresentadora Xuxa Meneghel e exibido pela Rede Globo de televisão entre os anos de 2002 e 2004.

O programa era voltado para o público infantil e tinha como objetivo levar as crianças para um mundo mágico e imaginário, onde tudo era possível. A cada episódio, Xuxa contava histórias, fazia brincadeiras, cantava e dançava com seus convidados e levava as crianças a participarem de diversas aventuras.

7. Castelo Rá-Tim-Bum

(Fonte: TV Cultura/Divulgação)(Fonte: TV Cultura/Divulgação)Fonte:  TV Cultura 

Raios e trovões! Castelo Rá-Tim-Bum marcou toda uma geração com personagens excêntricos e memoráveis. ETs, animais falantes e um robô porteiro são só o começo dessa grande família que alegrou a vida de tantas pessoas.

Sem falar, é claro, da trilha sonora impecável. Quem não se lembra da icônica música do ratinho?

"Tchau, preguiça

Tchau, sujeira

Adeus, cheirinho de suoooor"

Em 2023, ano que Castelo Rá-Tim-Bum completou 25 anos de história, foi exibido um documentário especial mostrando o reencontro do elenco. Os atores de Nino, Biba e Morgana, por exemplo, se reuniram mais uma vez para lembrar o período de gravações.

6. Bom Dia e Cia

(Fonte: SBT/Divulgação)(Fonte: SBT/Divulgação)Fonte:  SBT 

Com uma programação cheia de diversão do começo ao fim, o Bom Dia e Cia foi a companhia de muitas pessoas que cresceram nos anos 2000.

Entre os apresentadores, é impossível não citar os nomes de Yudi e Priscilla, assim como Maísa. Eles se tornaram ícones entre as crianças e ganharam uma popularidade que permanece até hoje, mesmo com todos na fase adulta.

O programa rendeu alguns hits, como o Funk do Playstation 2, e vários memes de Maísa, ainda criança, interagindo com o público. A grade também contava com desenhos animados icônicos, incluindo Ben 10, Super Choque e X-Men Evolution.

5. Telecurso 2000

(Fonte: TV Cultura/Divulgação)(Fonte: TV Cultura/Divulgação)Fonte:  TV Cultura 

Hoje em dia é difícil imaginar que as pessoas sentavam para assistir um programa educativo com tanta tranquilidade, mas a verdade é que o Telecurso 2000 faz parte de uma grande geração.

Com várias aulas de conhecimentos específicos que iam de língua portuguesa à mecânica, diversas pessoas costumavam começar o seu dia acompanhando as aulas ainda de manhã cedo, até mesmo as crianças.

Outro programa na mesma vibe educativa é De Onde Vem, inclusive, que também passava na TV na época e, por ser em formato animado, chegava a ainda mais crianças.

4. Um menino muito maluquinho

(Fonte: TVE/Divulgação)(Fonte: TVE/Divulgação)Fonte:  TVE 

Um menino muito maluquinho é uma das histórias mais icônicas do Brasil. Baseada nas HQs de Ziraldo, ficou conhecida por retratar um menino que usava uma panela na cabeça, como se fosse um chapéu, e estava sempre ao lado de seus amigos.

A série trazia diferentes versões dos personagens, aos 5 e 10 anos, e trazia um formato bem inovador de contar história, já que eles muitas vezes se dirigiam à câmera diretamente e alternavam entre as idades.

Até hoje a história do personagem de Ziraldo é contada, como a versão animada que está disponível na Netflix.

3. TV Colosso

(Fonte: Globo/Divulgação)(Fonte: Globo/Divulgação)Fonte:  Globo 

Exibido entre 1993 e 1997, o programa chamou a atenção pelo formato divertido de mostrar diversos cachorros em diferentes funções em uma emissora de TV. Eles conversavam diretamente com o público e costumavam passar a manhã junto às crianças, do café ao almoço, intercalando a programação com alguns desenhos animados.

Uma curiosidade interessante é que um dos criadores e diretores da TV Colosso era Boninho, a mesma mente por trás do Big Brother Brasil.

2. Bambuluá

(Fonte: Globo/Divulgação)(Fonte: Globo/Divulgação)Fonte:  Globo 

Muitas pessoas lembram de Angélica como uma figura central enquanto elas cresciam. Bambuluá foi a última produção, voltada ao público infantil, da qual ela participou.

A história era bem simples e mostrava uma guerra constante entre o bem e o mal, na qual os Cavaleiros do Futuro precisavam combater o Senhor Dumal e todos os seus capangas que queriam invadir Bambuluá — também conhecida como a Cidade dos Sonhos.

1. TV Cruj

(Fonte: SBT/Divulgação)(Fonte: SBT/Divulgação)Fonte:  SBT 

A TV Cruj foi uma parceria entre o SBT e a Disney. O programa costumava ser exibido no final da tarde e começo da noite, período que acabou concorrendo, por um tempo, com os animes da RedeTV! Após isso, mudou de horário para a noite como uma estratégia para fazer as pessoas assistirem Chiquititas, novela que tinha o mesmo público-alvo e era exibida logo após.

E aí, qual desses programas você já assistiu? Compartilhe nas redes sociais e acompanhe para mais notícias e listas como essa!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.