Onde assistir Chaves? Entenda polêmica que fez série desaparecer

Imagem de: Onde assistir Chaves? Entenda polêmica que fez série desaparecer
Imagem: Televisa

Se o assunto é séries que os brasileiros mais amam, precisamos citar a clássica Chaves. A produção mexicana, criada por Roberto Gómez Bolaños, que também deu vida ao protagonista da narrativa, foi lançada em 1972 e ficou no ar por sete temporadas. Porém, mesmo após todos esses anos, os fãs do seriado não se cansam da história sobre o menino pobre que mora em uma humilde vila e que se envolve em diversas confusões com seus amigos.

Todavia, uma coisa chamou a atenção dos espectadores de Chaves: a série sumiu da televisão e dos serviços de streaming e, atualmente, não pode ser assistida em nenhum lugar. Desde julho de 2020, a produção deixou o canal SBT, que foi seu lar por muitos anos, o canal Multishow e também o Amazon Prime Video, onde também era transmitida. Mas por que isso aconteceu, afinal de contas?

Chaves sumiu do mapa após uma longa disputa judicial; saiba mais!Chaves sumiu do mapa após uma longa disputa judicial; saiba mais!Fonte:  Televisa 

O motivo para o desaparecimento de Chaves é uma disputa judicial pelos direitos autorais do programa, que gira em torno dos herdeiros de Roberto Gómez Bolaños. Estes não aceitam que a Televisa, produtora original da série, ainda tenha as fitas da obra e parte dos direitos sobre ela. Por isso, Chaves precisou ser retirado de todos os canais e streamings em que estava disponível, uma vez que não há uma concordância entre Televisa e os filhos de Bolaños.

Isso, inclusive, impediu que a Globo continuasse com os direitos de transmissão de Chaves, uma vez que esbarrou em diversas burocracias e no mencionado conflito legal. E não é apenas Chaves que está fora do ar em decorrência dessa situação. Chapolin, outra famosa criação de Bolaños, e que também já foi transmitida pelos canais SBT e Multishow, não vê as telas há um bom tempo por conta da disputa, que tem deixado os fãs sem saber o que acontecerá com as amadas produções.

Bolaños faleceu em 2014 e foi casado com Florinda Meza, atriz que interpretou Dona Florinda em Chaves.  Ao todo, Roberto Bolaños teve seis filhos em seu primeiro casamento. Porém, não ficou claro se todos estão envolvidos no processo judicial com a Televisa.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.