Chaves: tudo sobre o desenho animado da série

Imagem de: Chaves: tudo sobre o desenho animado da série
Imagem: Cartoon Network

Chaves em Desenho Animado estreou em 2006, trazendo uma adaptação da série Chaves (El Chavo del Ocho, no original) para a televisão. O sucesso do show foi tão grande que ele foi transmitido para diversos países das américas e da europa, ganhando até mesmo jogos para o Xbox 360, PlayStation 3 e Nintendo Wii.

Dessa forma, para matar as saudades das incríveis histórias de Roberto Gómez Bolaños, reunimos nesta matéria diversas informações e curiosidades sobre a animação.

Confira abaixo!

Chaves em Desenho: do desejo à criação do show

(Amazon Prime Video/Reprodução)(Amazon Prime Video/Reprodução)Fonte:  Amazon Prime Video 

Apesar das primeiras notícias de que Chaves iria ganhar uma animação terem surgido em 2005, Chespirito afirmou em entrevistas que a ideia de criar um desenho para o show apareceu ainda na década de 1990, um pouco depois que a série televisiva chegou ao fim.

Desse modo, o grande ator do universo Chaves passou a estudar a viabilidade da produção durante todos esses anos, até que em 2006 ela foi assumida pelo Ánima Estudios. Na equipe técnica, a animação contou com Roberto Gómez Fernández, filho de Bolaños, na produção executiva, Heriberto López de Anda na direção e Bolaños no roteiro do programa.

O show estreou ao vivo no dia 21 de outubro de 2006 na emissora mexicana Canal 5. Ao todo, a série contou com 7 temporadas, que foram exibidas entre 2006 e 2014, totalizando  135 episódios com uma duração média de 22 minutos.

Chaves em Desenho: polêmicas e recepção do público

(Amazon Prime Video/Reprodução)(Amazon Prime Video/Reprodução)Fonte:  Amazon Prime Video 

Uma das maiores polêmicas envolvendo Chaves em Desenho foi a ausência de uma das personagens principais do programa original, a Chiquinha. Isso aconteceu devido a uma briga que Maria Antonieta de las Nieves, atriz que interpretou a personagem no programa, teve com a equipe de Bolaños.

De acordo com as notícias publicadas na época, Nieves teve uma disputa judicial com Bolanõs após registrar a Chiquinha em seu nome, fazendo com que o criador da série perdesse os direitos autorais da personagem.

Toda essa situação envolvendo as duas partes resultou na exclusão da participação da filha de Seu Madruga do show, que foi amplamente questionada pelos fãs e pela mídia durante a estreia do programa.

Mesmo com o passar do tempo, o público da animação nunca esqueceu a falta de Chiquinha e diversos rumores surgiram apontando que a personagem seria inserida nas temporadas subsequentes. No entanto, isso nunca aconteceu.

Além disso, o programa recebeu algumas críticas negativas de especialistas, que apontaram que as histórias fantasiosas do desenho, como quando Chaves sai da terra em direção a outro planeta, descaracteriza os personagens e o legado da série.

Todavia, esse problema conseguiu ser superado pelos produtores, uma vez que a animação se tornou um grande sucesso no Brasil e em outros países. No território brasileiro, ele foi exibido primeiramente pelo SBT e logo depois foi ampliado também para outras emissoras, como a Cartoon Network e a Boomerang.

Chaves em Desenho: impactos da produção

(Amazon Prime Video/Reprodução)(Amazon Prime Video/Reprodução)Fonte:  Amazon Prime Video 

Chaves em Desenho causou um grande impacto no tempo em que permaneceu no ar. Ele contou com bons números de audiência e trouxe novamente o clima da Vila para os seus telespectadores.

Seu sucesso estrondoso garantiu uma parceria com a rede de fast food McDonald's em 2010, onde foram distribuídos diversos brindes do desenho para os compradores do McLanche Feliz.

Em 2011, ele ganhou um musical criado pela Televisa, recebendo o nome de O Show do Chaves Animado. O concerto passou por diversos países da América Latina, incluindo duas vezes o Brasil.

Além disso, o programa é considerado por muitas pessoas como uma porta de entrada para o universo do Chaves quando se trata dos telespectadores mais jovens, uma vez que eles não viveram durante o boom da série original na década de 1970.

Atualmente, as 7 temporadas da animação podem ser assistidas através do Amazon Prime Video.

Gostou da matéria? Então deixe seu comentário abaixo e fique ligado no TecMundo para não perder nenhuma novidade sobre filmes e séries!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.