7 filmes brasileiros que merecem ganhar uma sequência

Imagem de: 7 filmes brasileiros que merecem ganhar uma sequência
Imagem: Vitrine Filmes

O cinema brasileiro possui um arsenal de grandes produções que, inclusive, marcaram o público de diferentes maneiras ao longo dos anos. Entre clássicos incontestáveis, é possível citar obras importantes como O Pagador de Promessas (1962), Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), Mar de Rosas (1977), Pixote: A Lei do Mais Fraco (1980), Eles Não Usam o Black-Tie (1988), Central do Brasil (1998) e Cidade Deus (2002).

Por meio deles, milhares de espectadores se viram representados em tramas envolventes inseridas em diversos gêneros e experimentações. Nesse sentido, assim como em Hollywood, há filmes nacionais que, com seu sucesso, podem despertar o interesse por continuações.

É o caso recente, por exemplo, de O Auto da Compadecida, do cineasta Guel Arraes, que anunciou uma sequência do longa mais de vinte anos após o seu lançamento original. Dessa maneira, que tal conferir uma lista com outras produções que poderiam render continuações incríveis?

7. Besouro (2009)

(Buena Vista International/Reprodução)(Buena Vista International/Reprodução)Fonte:  Buena Vista International 

Para começar, é preciso falar de um filme pouco discutido dentro do contexto nacional, mas que possui um grande apelo popular e uma história bastante interessante. Besouro foi lançado em 2009, contando a saga de Manoel Henrique Pereira, mais conhecido como Besouro Mangangá, um dos maiores capoeiristas de todos os tempos, responsável por atos heróicos.

Sendo assim, o longa-metragem dirigido por João Daniel Tikhomiroff, trouxe um tom lúdico e fantasioso a determinadas questões da vida de Besouro, apostando em efeitos visuais consistentes e sequências de lutas de tirar o fôlego, com coreografias ousadas.

Ao abordar outros períodos da vida do personagem principal (interpretado pelo ator Ailton Carmo), uma sequência poderia ser realizada. Porém, apesar da qualidade, o filme não fez tanto sucesso em bilheteria.

6. Dois Coelhos (2012)

(Imagem Filmes/Reprodução)(Imagem Filmes/Reprodução)Fonte:  Imagem Filmes 

Apesar de ser bastante criticado por conta das nuances hollywoodianas presentes na linguagem utilizada neste filme, o cineasta Afonso Poyart conquistou boa parte do público com Dois Coelhos, sobretudo por conta de uma narrativa ágil, recheada de ação e efeitos visuais potentes.

O elenco, composto por Fernando Alves Pinto, Alessandra Negrini, Caco Ciocler, Marat Descartes e até mesmo o rapper Thaíde, poderia certamente voltar para uma continuação. Afinal, há muito potencial artístico envolto nessa obra tão contagiante.

5. Saneamento Básico, o Filme (2007)

(Columbia Pictures/Reprodução)(Columbia Pictures/Reprodução)Fonte:  Columbia Pictures 

Nesse clássico das comédias brasileiras, a questão do cinema de bordas é retratada de forma brilhante por Jorge Furtado e sua equipe. Enquanto os residentes da fictícia Linha Cristal sofrem com a falta de saneamento na região, um grupo de jovens artistas decide fazer um filme para denunciar as péssimas condições enfrentadas pela população, tendo em vista que há recursos parados para este fim na prefeitura.

De alguma maneira, o longa-metragem de 2007 trouxe à tona diversas críticas às burocracias brasileiras, abordando também um novo modelo de cinema. Sem dúvidas, poderia render uma sequência muito ousada, utilizando mais uma vez o bom humor como motor.

4. Estômago (2007)

(Downtown Filmes/Reprodução)(Downtown Filmes/Reprodução)Fonte:  Downtown Filmes 

Saindo do eixo Rio-São Paulo, o próximo título da lista teve praticamente todas as suas cenas filmadas em Curitiba. Na trama, João Miguel interpreta o migrante Raimundo Nonato, que vem de uma outra região do Brasil para tentar a sorte na cidade grande. A partir disso, ele passa a trabalhar como cozinheiro em um bar famoso, local onde se envolve com pessoas dos mais variados tipos, incluindo a prostituta Iria (Fabíula Nascimento).

A narrativa de Estômago possui elementos farsescos, algo que contribui diretamente para que os espectadores fiquem intrigados com todas as suas sequências e estejam interessados no que virá a seguir. Após cerca de 15 anos do longa original, a história deve ganhar uma sequência chamada Estômago 2 - O Poderoso Chef, focada em alta gastronomia, que já está sendo filmada. Resta agora aguardar por mais novidades.

3. O Palhaço (2011)

(Imagem Filmes/Reprodução)(Imagem Filmes/Reprodução)Fonte:  Imagem Filmes 

Contando com a direção e o protagonismo de Selton Mello, O Palhaço trouxe à tona um grande dilema para as telas: é possível ser feliz fazendo a mesma coisa para todo o sempre? Com esse simples questionamento, o personagem Benjamin embarca em uma jornada de autoconhecimento ao pensar que talvez pudesse não ser um palhaço de circo.

Em meio a encontros inusitados com figuras consagradas da comédia brasileira, com sua simplicidade, o longa-metragem poderia render uma continuação na qual outros personagens e histórias pudessem ser explorados a partir dessa mesma temática.

2. As Boas Maneiras (2017)

(Imovision/Reprodução)(Imovision/Reprodução)Fonte:  Imovision 

A dupla formada por Juliana Rojas e Marco Dutra já marcou seu nome no cinema brasileiro como alguns dos cineastas mais engajados nos últimos tempos com os chamados filmes de gênero. Em suas experimentações, eles já produziram diversos longas-metragens aterrorizantes, como é o caso de As Boas Maneiras, lançado em 2017.

Contando inicialmente a história de Ana (Marjorie Estiano), uma mulher grávida que está em busca de uma babá para cuidar de seu filho, a vida de Clara (Isabél Zuaa) cruza-se diretamente com a dessa mulher. Aos poucos, fica evidente que há algo de muito estranho com a criatura gerada por Ana.

E apesar de ter um final bastante conclusivo para com a história de Clara, há algumas possibilidades criativas que renderiam uma sequência igualmente interessante no cinema.

1. Bacurau (2019)

(Vitrine Filmes/Reprodução)(Vitrine Filmes/Reprodução)Fonte:  Vitrine Filmes 

Por fim, é preciso falar de um filme que se transformou em um grande fenômeno durante a época de seu lançamento. Conforme boa parte do público foi assistindo ao longa-metragem de Kleber Mendonça Filho e Julio Dorneles, iam comentando por meio das redes sociais a respeito do épico dramático proposto pelo cineasta como algo imperdível.

Ambientado no nordeste em um futuro próximo, os espectadores conhecem mais sobre uma cidadezinha conhecida como Bacurau que, em determinado dia, simplesmente some do mapa. E a partir de uma sequência de assassinatos misteriosos na região, a população decide se unir à sua maneira para exterminar de uma vez por todas um inimigo que ainda não se sabe exatamente de quem se trata.

Com essa trama envolvente, não seria difícil visualizar uma possível continuação para o filme, né? Portanto, se você gostou do conteúdo, continue ligado aqui no TecMundo para saber mais novidades sobre o cinema brasileiro!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.