Homem-Formiga 3: veja resumo da história antes de Quantumania

Imagem de: Homem-Formiga 3: veja resumo da história antes de Quantumania
Imagem: Disney/divulgação
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania finalmente estreia nos cinemas brasileiros no dia 16, quinta-feira, e será o terceiro filme da trilogia de Scott Lang, vivido por Paul Rudd. O longa vai puxar informações importantes dos filmes anteriores para finalmente revelar o misterioso Reino Quântico, além de introduzir Kang, O Conquistador (Jonathan Majors) como a próxima grande ameaça do Universo Marvel.

Pensando nisso, o Minha Série resumiu os principais acontecimentos dos dois primeiros filmes do Homem-Formiga para você relembrar, caso não dê tempo de fazer aquela maratona antes de assistir Quantumania.

O texto abaixo contém spoilers pesados de Homem-Formiga e Homem-Formiga e a Vespa, além de acontecimentos de outros filmes do MCU.

Homem-Formiga (2015)

Scott Lang era um engenheiro com muito potencial pela frente, incluindo um belo diploma de mestrado, mas que acabou entrando em esquemas de grandes roubos em empresas de tecnologia até ser finalmente preso. Pai de uma filha ainda criança, Cassie, e recém-divorciado, o início de Homem-Formiga mostra o futuro herói saindo da prisão e tentando encontrar um emprego para pagar a pensão e seguir com sua vida.

O problema é que ser um ex-presidiário e encontrar um emprego não é a combinação perfeita, e Scott tem dificuldades em juntar dinheiro. Sem um trabalho, o personagem não conseguia pagar a pensão de sua filha, e infelizmente por isso também não poderia encontrar com ela, ainda mais quando sua ex-esposa começou a se relacionar com um policial.

Scott e Luis são o principal alívio cômico da franquia.Scott e Luis são o principal alívio cômico da franquia.Fonte:  Marvel/divulgação 

Sem opções, Lang decide aceitar um trabalho junto ao seu antigo parceiro de cela, Luis. A missão era simples: assaltar o cofre de uma casa que pertencia a um ricaço da indústria tecnológica. Scott e seus parceiros até conseguem abrir o cofre, mas tudo que tinha lá dentro era apenas uma roupa estranha.

O que Scott não sabia é que estava sendo vigiado durante todo o tempo por Hank Pym, o Homem-Formiga original, e criador do traje. Pym recruta Scott e lhe oferece uma chance de continuar sendo preso por roubos inúteis ou fazer algo que possa mudar sua vida. Sem muitas opções, Scott Lang aceita.

Sua missão consistia em destruir os dados de um protótipo de uma arma militar chamada Jaqueta-Amarela. Assim como o traje do Homem-Formiga, Jaqueta-Amarela é uma roupa especial que permite o usuário encolher ou aumentar de tamanho para criar o soldado perfeito para qualquer tipo de combate militar.

A roupa havia sido projetada por Darren Cross, antigo aprendiz de Pym, e CEO da Pym Technologies. Hank Pym nunca contou ao mundo sobre a roupa do Homem-Formiga, pois tinha medo que sua invenção fosse usada por organizações terroristas e espalhasse o caos sobre a Terra. Cross conseguiu recriar a roupa, dando origem ao Jaqueta-Amarela, e iria vender para o mercado clandestino. Para ter uma vantagem, a filha de Pym, Hope van Dyne, era o braço direito de Cross, servindo como uma espiã enquanto Scott completava seu treinamento.

Hank e Hope tem uma relação conturbada desde sua mãe supostamente faleceu.Hank e Hope tem uma relação conturbada desde sua mãe supostamente faleceu.Fonte:  Marvel/divulgação 

Nesse meio tempo, Scott passou a se aproximar de Hank Pym, que o ensinou sobre a física do traje e até mesmo a como se comunicar com formigas. Além disso, teve a chance de criar uma relação com Hope. Inicialmente, Hope discordava que Scott era o homem certo para a missão, e queria assumir os riscos, mas seu pai não concordava com isso.

Hope e Hank não tinham uma boa relação. Quando criança, Hope perdeu sua mãe em um suposto acidente de avião, mas o filme revelou que, na verdade, sua mãe morreu como uma heroína. Janet van Dyne, também chamada de Vespa, era parceira de Pym, e durante uma missão para parar um míssil nuclear, Janet reduziu tanto o seu tamanho a ponto de ficar subatômica.

Hank explica que quando alguém usa o traje para ficar pequeno demais, entrando em estado subatômico, não é possível reverter esse processo, e a pessoa ficaria encolhendo infinitamente até parar no Reino Quântico, uma dimensão que desafia os conceitos de espaço e tempo como conhecemos.

Após concluir seu treinamento, Scott conseguia não somente utilizar o traje com todo seu potencial, mas também controlar ordas de formigas. Como o Homem-Formiga não usa armas, Hank desenvolveu lançadores que aumentam ou encolhem qualquer objeto.

Scott conseguiu se comunicar com diversas espécies de formigas para completar sua missão.Scott conseguiu se comunicar com diversas espécies de formigas para completar sua missão.Fonte:  Disney/divulgação 

Scott e as formigas conseguem entrar nas instalações na Pym Tech, enquanto Hank e Hope acompanham Cross para o lançamento do Jaqueta-Amarela. Scott cai em uma armadilha de Darren, que faz Hope e Hank reféns ao tentar vender a arma para agentes da Hidra. O herói se liberta e todos lutam, atém que Hank acaba baleado no ombro, mas vive.

Darren foge em um helicóptero e é perseguido por Homem-Formiga, até que o vilão finalmente usa o traje Jaqueta-Amarela, dando início a uma disputa por suas vidas. Enquanto isso, a Pym Technologies é completamente destruída, acabando com todos os dados sobre o armamento.

Jaqueta-Amarela possui um conjunto de braços articulados que disparam lasers.Jaqueta-Amarela possui um conjunto de braços articulados que disparam lasers.Fonte:  Disney/divulgação 

Cross parte para raptar a filha de Scott, e no processo, o Homem-Formiga fica subatômico e consegue danificar a armadura do vilão, fazendo com que o mesmo diminua para sempre. Ao reduzir as moléculas de seu corpo, Scott quase para no Reino Quântico, mas tem a ideia de usar um dos lançadores criados por Pym para realizar um tipo de engenharia reversa e retornar ao seu tamanho normal, finalizando o filme.

Homem-Formiga e a Vespa

O segundo filme começa com Scott Lang em prisão domiciliar após ter sido capturado na batalha entre Capitão América e Homem de Ferro nos eventos de Guerra Civil. O Homem-Formiga começava a aparecer nos holofotes mundiais, mas isso causou uma ruptura entre ele, Hope e Hank, que não foram avisados sobre sua aliança com os Vingadores.

Preso em casa, Scott precisou se virar e começou novos hobbys, como truques de mágica.Preso em casa, Scott precisou se virar e começou novos hobbys, como truques de mágica.Fonte:  Disney/divulgação 

Scott começa a ter visões do Reino Quântico, e é imediatamente raptado pela dupla. Hank e Hope contam que estavam desenvolvendo um dispositivo capaz de viajar para o Reino Quântico, no intuito de trazer Janet van Dyne de volta para a Terra, e precisam das informações cerebrais de Scott para isso. Hank e Hope são considerados fugitivos da justiça, e usam um prédio que pode encolher e diminuir de tamanho como sua base de operações e laboratório.

O laboratório funciona quase como uma mala.O laboratório funciona quase como uma mala.Fonte:  Disney/divulgação 

O trio parte para negociar um equipamento com Sonny Burch, um negociador do mercado clandestino. A negociação vai mal, e pela primeira vez a Vespa entra em ação com seu traje completo, que consegue obter o dispositivo, mas não sem antes ser atacada por inimigo desconhecido, que rouba o prédio portátil.

Sem muito o que fazer, Hank decide recorrer a um velho conhecido chamado Bill Foster, no intuito que o amigo o ajude a localizar o laboratório. Ao encontrar Foster, ambos discutem, mas Bill dá uma ideia do que Pym poderia fazer. Ao testar a hipótese, Dr. Hank consegue localizar onde está o prédio e parte com o trio.

Lá, Scott e Hope descobrem que o inimigo é uma mulher chamada Ava Starr, e que seu corpo possui deformidades quânticas, chamando a vilã de Fantasma. A dupla é nocauteada por Fantasma, acordando algum tempo depois com todos amarrados. É revelado que Bill Foster estava ajudando a vilã durante esse tempo, mas por um motivo.

O corpo de Ava teria menos de uma semana para desaparecer caso a energia quântica não fosse extraída.O corpo de Ava teria menos de uma semana para desaparecer caso a energia quântica não fosse extraída.Fonte:  Disney/divulgação 

O pai de Ava era um antigo colega de trabalho de Hank e Bill, mas que acabou demitido pelo próprio Pym e resolveu continuar sua pesquisa por conta própria. Em um teste, uma falha ocasionou a explosão de uma máquina, matando os pais de Ava e concedendo a ela um distúrbio molecular, que faz com que as células do seu corpo morram e se regenerem.

Bill revela que Ava está morrendo, e a única forma de ajudá-la seria extraindo a energia quântica presente no corpo de Janet, mas Hank recusa, já que o processo poderia levar sua esposa a morte. Os heróis se soltam e pegam o laboratório novamente, descobrindo a localização de Janet no Reino Quântico.

No entanto, Burch descobre a localização do trio após drogar Luis, e conta ao FBI sobre seu paradeiro. Com medo de ser preso, Scott consegue voltar para casa, mas Hope e Hank são capturados pelas autoridades. Fantasma aproveita a confusão e mais uma vez rouba o laboratório.

Na perseguição, Scott aumenta seu tamanho em 25 metros para pegar Burch.Na perseguição, Scott aumenta seu tamanho em 25 metros para pegar Burch.Fonte:  Disney/divulgação 

O Homem-Formiga consegue enganar os agentes, e tira Hope e Hank da prisão. Homem-Formiga e a Vespa encontram Ava e lutam contra a vilã, enquanto Hank Pym entra no Reino Quântico para resgatar sua esposa. Nesse meio tempo, uma perseguição entre Scott, Vespa, Fantasma, Luis e o homens de Burch acontece em São Francisco, mas os heróis conseguem lidar com Burch e asseguram o laboratório.

Por fim, Vespa e Homem-Formiga detém Fantasma no momento em que Pym retorna com Janet para a realidade. Os personagens se encontram, e Janet consegue curar a doença de Ava graças a sua energia quântica.

Janet e Scott retornando do Reino Quântico.Janet e Scott retornando do Reino Quântico.Fonte:  Disney/reprodução 

O filme ainda tem uma cena pós-créditos bem importante, mostrando Hank, Hope e Janet se transformando em cinzas após o estalo de Thanos, enquanto Scott fazia um experimento dentro do Reino Quântico e fica preso nessa dimensão, fazendo uma conexão direta com os acontecimentos de Vingadores: Ultimato.

Imagem: Conheça o Disney Plus
Imagem: Tecmundo Recomenda

Conheça o Disney Plus

O streaming conta com os clássicos e lançamentos da Disney, Pixar, Marvel, Star Wars, National Geographic e muito mais. Assista séries e filmes exclusivos!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.