Disney+ bane episódio de Os Simpsons sobre a China; veja

Imagem de: Disney+ bane episódio de Os Simpsons sobre a China; veja
Imagem: FOX/Divulgação

Nesta segunda-feira (6), o episódio One Angry Lisa, da 34ª temporada de Os Simpsons, foi retirado do catálogo chinês do Disney+. Certas piadas e comentários que faziam crítica ao país asiático foram o motivo da remoção do conteúdo.

Em dado momento, a Grande Muralha da China está sendo exibida em um cenário virtual, e um instrutor diz para os personagens: “Eis as maravilhas da China. Minas de Bitcoin, campos de trabalho forçado onde crianças fazem smartphones, e romance.”

Mas afinal, qual o contexto da exclusão do conteúdo em Hong Kong?

O que levou a remoção do episódio

A própria Disney optou em remover o episódio, em uma espécie de "auto-censura". Segundo o Financial Times, a gigante do entretenimento possui negociações importantes com a China, como os lançamentos de filmes Marvel e parques temáticos.

Por esse motivo, a empresa não quer comprometer os negócios com piadas que podem ser vistas como ofensivas pelas autoridades do país. A preocupação é ainda maior após a criação da lei de segurança nacional em Hong Kong no ano de 2020, que proíbe a “sedição, secessão e subversão" contra Pequim.

Embora a lei não seja específica em relação à veiculação de conteúdos de streaming, a Disney optou pela remoção do episódio no território.

Mais um para a lista

Vale lembrar que, em 2021, outro conteúdo da animação foi removido do catálogo da Disney+ chinesa. O episódio mostrava os personagens visitando o país e passando pela Praça da Paz Celestial. Lá, uma placa dizia, “Nesse local, em 1989, nada aconteceu.”

(Fonte: Fox/Divulgação)(Fonte: Fox/Divulgação)Fonte:  Fox 

Para entender melhor a piada: em 1989 ocorreu um dos maiores protestos contra o governo chinês na história do país, culminando em um massacre dos manifestantes.

Aqui no Brasil, inclusive, o episódio Feitiço de Lisa rendeu bastante controvérsia, gerando até mesmo comentários negativos do governo. O motivo para a polêmica foi a retratação negativa do país.

E aí, você já assistiu a esses polêmicos episódios de Os Simpsons?

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.