Netflix diz que nunca cancelou séries que fizeram sucesso

Imagem de: Netflix diz que nunca cancelou séries que fizeram sucesso
Imagem: Netflix

Nos últimos tempos, a Netflix esteve envolvida em diversas polêmicas. Além da cobrança pelo compartilhamento de senha e outras táticas para gerar lucro para a plataforma, recentemente, Ted Sarandos e Greg Peters, CEOs da gigante do streaming, falaram sobre um tópilo polêmico da empresa: os cancelamentos de séries.

Em entrevista ao portal Bloomberg publicada na última semana, Sarandos e Peters também comentaram seus novos desafios na função que antes também era desempenhada por Reed Hastings, um dos fundadores da Netflix. Segundo a dupla, nenhuma série que obteve grande sucesso foi cancelada até o momento.

“Muitos desses shows [cancelados] tiveram um bom posicionamento [no streaming], mas conversavam com um público muito pequeno e tinham um orçamento muito grande”, argumentou Sarandos.

“A chave para isso é que você deve ser capaz de falar com um público pequeno com um orçamento pequeno e um grande público com um orçamento grande. Se você fizer isso bem, você pode fazer isso para sempre”, enfatizaram os CEOs.

Greg Peters e Ted Sarandos. (Peter Yang/Bloomberg/Reprodução)Greg Peters e Ted Sarandos. (Peter Yang/Bloomberg/Reprodução)Fonte:  Peter Yang/Bloomberg 

Nos últimos anos, diversas séries não foram renovadas para novas temporadas devido às métricas internas da plataforma. Vale destacar que elas ainda soam como um mistério para boa parte da mídia. Além disso, há outras produções que crescem bastante em comentários nas redes, mas demoram a ter seu anúncio de renovação confirmado.

Como a Netflix define seus sucessos e fracassos? Entenda!

Trabalhando com hipóteses, a fala de Sarandos durante a entrevista revela algumas questões curiosas. De alguma maneira, as plataformas de streaming podem se dar ao luxo de apresentar inúmeros conteúdos nichados. A questão é o que o custo de uma produção original tem importado cada vez mais aos investidores.

Desse modo, é bem possível que, internamente, o sucesso seja medido por meio de uma fórmula que consegue identificar o retorno de consumo em vista da quantidade de horas assistidas e também do número de visualizações únicas com relação ao orçamento inicial, incluindo gastos de produção e marketing.

Diferente da televisão, no qual a audiência precisa ser sempre divulgada por conta dos anunciantes, na Netflix isso não parece ser algo tão relevante. E, anteriormente, a plataforma divulgou seus números de sucesso com a quantidade de visualizações das produções. É assim, por exemplo, que ficamos sabendo da audiência, em seus próprios termos, de Round 6 (2021).

Qual a sua opinião sobre esse assunto?

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.