Oscar 2023: 5 ótimos filmes que foram esnobados pela premiação

Imagem de: Oscar 2023: 5 ótimos filmes que foram esnobados pela premiação
Imagem: TriStar Pictures

Depois de um longo tempo de espera, a lista completa de indicados ao Oscar 2023 foi, finalmente, revelada na terça-feira (24). Neste ano, que marca a 95ª edição da premiação, a festa acontece no dia 12 de março, em Los Angeles, na Califórnia, e será apresentada pelo comediante Jimmy Kimmel.

Como acontecem quase todos os anos, boa parte dos nomeados ao Oscar já era esperada pelo público, com exceção de algumas surpresas aqui e ali. Porém, chamou a atenção a falta de alguns títulos de peso, que acabaram sendo esnobados e ficando de fora das categorias da cerimônia.

Abaixo, portanto, confira 5 ótimos filmes que foram ignorados pelo Oscar 2023!

Marte Um (Mars One)

Vamos começar falando do filme brasileiro Marte Um, dirigido e roteirizado por Gabriel Martins. A obra brasileira estava sendo muito cotada para representar o país na categoria de Melhor Filme Internacional. Porém, não apareceu na lista final de indicados, deixando muitos fãs decepcionados.

Na trama, "uma família de quatro pessoas de classe média baixa tenta manter seu espírito e seus sonhos nos meses seguintes à eleição de um presidente de direita, um homem que representa tudo o que eles não são", diz a sinopse do IMDb.

O filme tem Cícero Lucas, Carlos Francisco, Camilla Damião, Rejane Faria, Russo Apr e
Robson Vieira no elenco principal.

A Mulher Rei (The Woman King)

Misturando ação e drama, A Mulher Rei fez bastante barulho em seu lançamento ao trazer uma história bastante intensa, baseada em fatos. O filme foi dirigido por Gina Prince-Bythewood e estrelado por Viola Davis, que dividiu tela com Thuso Mbedu, Lashana Lynch, John Boyega, Sheila Atim e Jordan Bolger.

A Mulher Rei traz a história do grupo feminino Agojie, uma unidade de guerreiras responsável por proteger o reino africano de Dahomey, durante os anos 1800. Nesse contexto, vemos a general Nanisca (Davis) enquanto ela prepara uma nova geração de combatentes.

Apesar de apresentar narrativa cheia de emoção e ótimas atuações, a produção passou completamente batida pelo Oscar 2023.

Não! Não Olhe! (Nope)

Uma das principais ausências do Oscar 2023 é a obra mais recente de Jordan Peele: Não! Não Olhe! Conhecido por suas críticas pertinentes e tiradas ácidas, o diretor concebeu um filme que mistura terror, ficção científica, drama e pitadas de comédia, dando sequência ao seu belo currículo, que já inclui Corra! (indicado ao Oscar em 2017) e Nós (2019).

Em Nope, os moradores de um rancho afastado passam a testemunhar eventos sobrenaturais inexplicáveis e acreditam que tudo seja obra de um ser extraterrestre. Ao tentarem provar a existência da criatura, as coisas começam a ficar mais complicadas do que eles imaginavam.

Daniel Kaluuya, Keke Palmer, Steven Yeun, Keith David, Brandon Perea e Michael Wincott estão no elenco do longa.

Arremessando Alto (Hustle)

Ainda está para nascer um povo mais fã de Adam Sandler do que os brasileiros. E o ator entrega, de fato, um ótimo trabalho em seu filme mais recente, chamado Arremessando Alto, lançado na Netflix. Porém, nem mesmo a boa atuação de Sandler foi capaz de render indicações do filme ao Oscar 2023.

Conduzido por Jeremiah Zagar, a obra tem a seguinte sinopse no IMDb: "Um caçador de talentos do basquete descobre um fenomenal jogador de rua enquanto está na Espanha e vê essa perspectiva como sua chance de voltar à NBA".

Além de Sandler, Hustle traz Queen Latifah, Ben Foster, Kenny Smith e Robert Duvall em seu elenco. O longa também se destaca por trazer jogadores de basquete fazendo um bico como atores, incluindo Juancho Hernangomez, que tem papel principal na trama.

Ela Disse (She Said)

Por fim, o último grande filme esnobado pelo Oscar 2023 da nossa lista é Ela Disse, dirigido por Maria Schrader e estrelado por Lola Petticrew, Carey Mulligan, Katherine Laheen, Zoe Kazan, Emma O'Connor e Tom Pelphrey.

Assim como A Mulher Rei, Ela Disse também é inspirado em fatos, e tem como base uma reportagem investigativa do jornal norte-americano The New York Times que acendeu o movimento #MeToo. Na trama, duas repórteres revelam uma série de casos de abusos sexuais em Hollywood, mudando para sempre a cultura dos Estados Unidos.

Como a premiação teve, no decorrer dos anos, diversas indicações envolvendo investigações e também filmes que falam sobre a indústria do entretenimento, a ausência de Ela Disse pode ser considerada uma grande surpresa.

O Oscar 2023 acontece em 12 de março! Confira a lista completa de indicados e onde assistir cada um dos filmes.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.