Sexta-feira 13: confira origem da data e dicas do que assistir

Imagem de: Sexta-feira 13: confira origem da data e dicas do que assistir
Imagem: Renaissance Pictures

Fãs de terror, contemplem: a primeira sexta-feira 13 de 2023 está entre nós. A data, muito celebrada pelo cinema de horror, é amada por alguns, mas não muito bem vista por outros, já que envolve diferentes superstições, mistérios e elementos. Aliás, você já parou para pensar nas origens da sexta-feira 13 ou sobre o porquê de ela ser associada ao obscuro?

Confesso que, mesmo sendo fã de produções de terror, nunca havia parado para investigar o assunto e, ao fazê-lo, descobri algumas coisinhas bem interessantes. Agora, portanto, compartilharei com vocês, fãs de terror ou curiosos de plantão, o que encontrei e, de quebra, darei algumas dicas de franquias cinematográficas que não podem faltar na sua listinha de títulos para assistir.

Spoiler: a franquia Sexta-Feira 13 está nesta coluna e não poderia ser diferente, já que é clássica no gênero de terror.Spoiler: a franquia Sexta-Feira 13 está nesta coluna e não poderia ser diferente, já que é clássica no gênero de terror.Fonte:  Paramount 

Sexta-feira 13: origens e teorias

Primeiramente, é preciso deixar claro que a sexta-feira 13 não tem uma origem única, que constitua uma verdade raiz e absoluta sobre a data. Pelo contrário, o período foi ganhando sua fama por conta de vários casos e elementos diferentes ao longo da história.

As primeiras teorias em relação à combinação teriam surgido a partir de episódios religiosos específicos. Na mitologia nórdica, por exemplo, o número 13 ganhou a alcunha de amaldiçoado por conta de um jantar sediado por Odin, que teria convidado outros 12 deuses para celebrar. Porém, Loki, filho da divindade, não foi chamado e, como forma de vingança, planejou uma confusão que resultou na morte de um dos seres supremos.

Uma outra versão da história, esta relacionada ao cristianismo, remete à última ceia, na qual Jesus Cristo se reúne com seus 12 apóstolos (somando 13 pessoas ao todo). Uma delas, todavia, era Judas, o homem que traiu Jesus e o entregou a Pôncio Pilatos. Novamente, o número 13 aparece aqui de uma maneira negativa, precedendo algo ruim.

Outra teoria em torno da aura pessimista do número 13 está ligada à numerologia. Isso porque a numeração seria responsável por romper o valor 12, número que está ligado a vários padrões importantes. São 12 signos do Zodíaco, 12 apóstolos de Jesus, 12 deuses de Olimpo, entre outros. Nesse sentido o 13 representaria uma quebra significativa.

Já a sexta-feira, além de ser o dia da semana em que Jesus morreu, é ligada a uma ideia cultuada na Idade Média que, sempre às sextas-feiras, as bruxas se reuniam à noite para realizar seus rituais e feitiços.

Juntando tudo isso, portanto, temos a temida sexta-feira 13, que carregaria consigo todos esses símbolos e histórias.

A franquia de terror Evil Dead, de Sam Raimi, foi uma das responsáveis por abrir portas para outras obras do gênero.A franquia de terror Evil Dead, de Sam Raimi, foi uma das responsáveis por abrir portas para outras obras do gênero.Fonte:  Renaissance Pictures 

Sexta-feira 13: franquias de terror para aproveitar

Quer você acredite ou não nas superstições e contos que rondam a sexta-feira 13, uma coisa é certa: a data foi amplamente abraçada pelo cinema de terror ocidental e rendeu ótimos filmes que exploram toda a sua atmosfera macabra.

Comecemos, portanto, falando da saga que ganhou o próprio nome da ocasião: Sexta-Feira 13, que trouxe aos holofotes o assassino impiedoso Jason. Com sua máscara de hóquei, o homem (entidade, demônio ou seja lá o que ele for) aterrorizou jovens desavisados durante 12 filmes recheados de mortes chocantes e violência. Um deleite para quem é fã de produções slasher e, certamente, um must watch para esta sexta-feira 13.

Antes de Sexta-Feira 13, todavia, que teve seu primeiro longa-metragem lançado em 1980, o imaginário dos fãs de horror já tinha uma outra saga em evidência. Estamos falando de Halloween, de 1978, dirigido pelo icônico John Carpenter (O Enigma de Outro Mundo). Posteriormente, a obra que apresentou o assassino Michael Myers ao mundo ganhou mais 12 filmes, totalizando, adivinhe só? Pois é, 13 filmes.

Nessa mesma época, em 1981, quem também deu as caras foi Evil Dead (Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio), conduzido por Sam Raimi e estrelado por Bruce Campbell. O filme foi responsável por lançar a famosa história de jovens que vão para uma cabana abandonada e que são atormentados por entidades malignas. Ou vai dizer que você já não viu outros filmes com esse mesmo plot? Então, aqui está a origem. Por enquanto, a franquia conta com quatro filmes, porém, o quinto projeto está quase aí e irá estrear ainda em 2023.

Por falar em franquias de sucesso para assistir na sexta-feira 13, é quase que obrigatório citar A Hora do Pesadelo. Contando com 9 filmes, a obra que dá vida ao vilão Freddy Krueger mexe com as mentes dos fãs com uma narrativa na qual os alvos do assassino não podem dormir, pois é durante os sonhos que ele ataca. E eu não sei você, mas, quando eu assisti o primeiro filme, a última coisa que eu queria fazer era dormir.

Acredite, dormir não é uma opção depois de assistir A Hora do Pesadelo. Ou você quer encontrar o Freddy, hein?Acredite, dormir não é uma opção depois de assistir A Hora do Pesadelo. Ou você quer encontrar o Freddy, hein?Fonte:  New Line Cinema 

Essas clássicas sagas de terror são as fontes das quais bebem diversos outros filmes atuais. Não seria loucura dizer que, sem elas, não existiriam outras franquias de sucesso, como Pânico (que se encaminha para seu sexto longa) e Invocação do Mal. Esta última, aliás, se tornou a série de maior sucesso da história do gênero de terror, angariando impressionantes US$ 2.1 bilhões em bilheteria (somando todas as suas obras, incluindo Annabelle e A Freira).

E, claro, todos os títulos aqui citados são perfeitos para aproveitar durante a sexta-feira 13, já que unem tudo aquilo que os fãs de terror mais gostam: assombrações, assassinos, jovens desesperados, entidades, sangue, mistérios e por aí vai. Ah, e só para te lembrar que, em 2023, teremos duas sextas-feiras 13: uma é hoje e a outra em outubro, mês do Halloween. Coincidência? Bem, você é quem decide.

Imagem: Teste Grátis o Amazon Prime
Imagem: Tecmundo Recomenda

Teste Grátis o Amazon Prime

Filmes, séries, música, ebooks, jogos, frete grátis, ofertas exclusivas e muito mais. Assine e teste grátis o Amazon Prime por 30 dias!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.