As melhores séries de 2022, segundo a equipe do TecMundo

Imagem de: As melhores séries de 2022, segundo a equipe do TecMundo

Mais um fim de ano chegou e, com ele, as aguardadas retrospectivas. No mundo das séries, foram várias as produções que se destacaram - com algumas boas surpresas, incluindo Wandinha, Dahmer, A Casa do Dragão e Os Anéis do Poder.

Para comemorar o fim de um ano recheado de superproduções, a equipe do TecMundo se reuniu para indicar suas séries favoritas de 2022; confira todas as sugestões abaixo!

Melhores séries de 2022, segundo o TecMundo

  • Vinte Cinco Vinte Um, da Netflix (Ariane Gisele Reis - Editora de Conteúdo SEO)

Se você foi adolescente no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, vai sentir aquele abraço caloroso da nostalgia ao assistir Vinte Cinco Vinte Um, disponível na Netflix. A construção da narrativa assim como o desenvolvimento dos personagens é primoroso, tudo isso acompanhado por uma trilha sonora marcante.

Vinte Cinco Vinte Um, tem todos os elementos que adoro nos doramas, a mistura perfeita de romance, comédia, amizade e claro drama (porque se não for para chorar eu nem assisto). Mas o que difere ele de todos os k-dramas que já assisti é o fato do enredo mostrar com uma delicadeza enorme o peso das escolhas e decisões nem sempre fáceis que precisamos tomar na vida. Esse pequeno toque de “realidade e imperfeição'' é o que faz a história ser tão perfeita.

Vinte Cinco Vinte UmReprodução/Netflix

  • Bem-Vindos à Vizinhança, da Netflix (Carlos Palmeira - Redator)

Ela tem um suspense que prende bastante o espectador e algumas reviravoltas na trama que deixam o final difícil de ser descoberto e surpreendente. A resolução pode não agradar todo mundo, já que ela é menos mirabolante que o restante.

Mas vale a pena porque você vai criando milhares de teorias e praticamente nenhuma se confirma! Como é baseado em uma história real, vale a pena não pesquisar nada sobre o caso.

Bem Vindos à VizinhançaReprodução/Netflix

  • Dahmer: Um Canibal Americano, da Netflix (Carol Saldanha - Editora de Conteúdo SEO)

Sem dúvidas a série sobre o serial killer Jeffrey Dahmer foi uma das melhores produções de 2022. Criada por Ryan Murphy, ficou exatas sete semanas consecutivas no Top 10 Global da Netflix e alcançou mais de um bilhão de horas assistidas.

O sucesso é consequência do gênero em alta, true crime, mas também a bela atuação de Evan Peters – que interpretou o assassino acusado de matar 17 homens entre os anos 70 e 90. Aclamada, a série permeia a narrativa do ponto de vista da família das vítimas. Agora, basta esperar a segunda temporada confirmada pela gigante do streaming, que contará a história de crimes reais cometidos por outra personalidade brutal.

DahmerReprodução/Netflix

  • Todas as Flores, da Globoplay (Everton Batista - Editor de Ciência)

Todas as Flores foi a principal realização da TV brasileira em 2022 – e talvez tenha sido o maior destaque em novelas nacionais desde Avenida Brasil (2012). Apesar disso, é muito provável que você não tenha ouvido falar nela e que muitas pessoas perto de você não vejam o programa.

A escolha do Grupo Globo de exibir a novela apenas no streaming, o Globoplay, pode limitar um pouco a audiência, mas, por outro lado, parece turbinar a habilidade do autor, o genial João Emanuel Carneiro, para criar uma trama ainda mais revoltante e veloz. As atuações são impecáveis, tendo destaques como Regina Casé (Zoé), a mãe de caráter reprovável, e Sophie Charlotte (Maíra), a filha cega que precisa navegar entre romance, dinheiro e a revelação de graves crimes.

O retrato positivo que o programa faz de pessoas cegas (que conta com um núcleo de atores talentosos) é outro ponto alto da novela. A primeira parte de Todas as Flores, com 45 episódios, já está disponível no streaming; a segunda parte estreia em 2023.

Todas as Flores: novela do Globo foi planejada para ser exibida às 21h

  • White Lotus - 2ª temporada, da HBO Max (Giovanna Fantinato - Redatora)

White Lotus, mais uma vez, entregando tudo. A segunda temporada da série estreou em novembro e deu um baita burburinho nas redes sociais. Mas não é pra menos, a trama dos novos episódios tem um roteiro ainda mais ácido, desenvolvimento tenso e personagens intrigantes.

A boa notícia é que, por ser uma antologia, você não precisa assistir a primeira temporada para ver a segunda leva da série (mas a experiência é melhor se assistir tudo!). E, como uma boa indecisa, além de White Lotus, também recomendo Ruptura (Apple TV+) e Heartstopper (Netflix), ambas super bem avaliadas pela crítica.

White LotusReprodução/HBO

  • Ruptura, da Apple TV+ (Joyce Macedo - Editora Chefe)

A ideia de ter um chip no cérebro capaz de separar suas memórias da vida profissional e pessoal parece tentadora, afinal, “desligar” do trabalho pode ser difícil em tempos de hiperconectividade. Mas Ruptura mostra que as coisas não são tão simples assim.

Com uma estética dos anos 70 que se dissolve fora do ambiente do escritório, drama, suspense, estranheza e um ritmo mais lento, essa distopia consegue sair da zona de conforto da maioria das produções que vimos atualmente.

RupturaReprodução/Apple TV

  • O Urso, da Star+ (Mateus Mognon - Editor de Tecnologia)

Antes de ser jornalista, trabalhei em outro ambiente tão caótico e aconchegante quanto uma redação: a cozinha. Mesmo com tantas produções abordando o gênero, é difícil encontrar alguma ficção que represente tão bem a realidade de quem trabalha com comida quanto O Urso.

Com um ritmo impecável, a série do FX é um ótimo drama sobre um restaurante decadente e seu novo chef, que perdeu o contato com o irmão e agora precisa liderar uma equipe nada entrosada. Vale a pena dar uma chance!

O UrsoReprodução/Star+

  • Tokyo Vice, da HBO Max (Vini Munhoz – Editor do Voxel)

Séries policiais e investigativas sobre o submundo do crime a gente teve aos montes ao longo dos anos (não à toa, a minha série predileta de 2022 até brinca com o nome de Miami Vice), mas nada parecido com a brilhante Tokyo Vice da HBO Max. Sob a ótica de um jornalista americano no Japão – na verdade, o primeiro da história, já que a obra é inspirada em fatos reais –, a série evita clichês de policiais que "não jogam pela lei" e parte da premissa de que toda a investigação sobre a Yakuza é para uma matéria jornalística.

Para quem gosta da cultura nipônica e se interessa pelos costumes e códigos da máfia japonesa, Tokyo Vice é um prato cheio, já que esse tipo de assunto é raramente tratado em qualquer mídia ocidental. A produção da obra mandou bem demais ao retratar a cidade de Tokyo nos anos 90, com uma belíssima direção de arte, e na escolha dos atores, que conta com os espetaculares Ansel Elgort (Baby Driver) e Ken Watanabe (O Último Samurai, A Origem) em papéis marcantes. Extremamente empolgado pela segunda temporada em 2023!

Tokyo ViceReprodução/HBO

  • Andor, do Disney+ (Well Arruda - Editor de Tecnologia)

É uma história de Star Wars muito envolvente para quem prefere uma trama mais dramática. Não que as lutas de sabre não sejam, mas Andor é muito mais próximo de Rogue One do que qualquer outro filme, mostrando que a resistência/aliança rebelde sempre foi muito maior do que somente os Jedi.

Andor mostra que toda a luta contra o império precisou do povo pra realmente acontecer e que os Jedi só estão vivos porque o povo lutou ao lado deles. É uma história do “povo comum”, mas que fez a diferença na trama inteira.

AndorReprodução/Disney+

E aí, quais séries da lista você já assistiu? Qual adicionaria na lista?

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.