Os 10 melhores filmes de 2022 que você precisa assistir

Imagem de: Os 10 melhores filmes de 2022 que você precisa assistir

Independente do seu gênero de filme favorito, 2022 foi um ano e tanto para os amantes do cinema. Foram inúmeros lançamentos muito aguardados pelo público, além de outras ótimas surpresas ao longo dos 12 últimos meses. 

Com dezembro já na reta final, que tal conferir os destaques do ano? Confira, abaixo, os melhores filmes de 2022!

10. Glass Onion: Um Mistério Knives Out

O filme Glass Onion: Um Mistério Knives Out, que acompanha o detetive Benoit Blanc em mais um caso, mal estreou no catálogo da Netflix e já está na lista de melhores do ano. Surpreendentemente, a sequência de Entre Facas e Segredos (2019) consegue manter o nível do primeiro, com uma trama inteligente e personagens instigantes. Assista se você quiser conferir uma baita homenagem aos clássicos filmes de detetive. 

  • Onde assistir: Netflix.

Glass OnionReprodução/Netflix

9. Red: Crescer é uma Fera

A animação da Pixar apresenta uma menina de 13 anos que se transforma em um panda vermelho gigante sempre que fica animada. Como a maioria dos filmes do estúdio, a premissa é aparentemente simples, mas, na verdade, aborda assuntos bastante importantes do período turbulento que é a puberdade, como as crises existenciais e o complicado processo de amadurecimento e autoconhecimento. 

  • Onde assistir: Disney+.

Red Crescer é uma feraDivulgação/Disney

8. Avatar: O Caminho da Água

Lançado em 15 de dezembro, a sequência de Avatar já está entre as maiores bilheterias do ano e deve entrar para as maiores da história. Mais de dez anos após o primeiro filme, James Cameron retorna com mais três horas de luta, conflitos familiares e, claro, cenas de tirar o fôlego em Pandora.

Apesar de a trama seguir bastante simples, o longa chama atenção pelos cenários imersivos que transformam o filme em um espetáculo. 

  • Onde assistir: cinemas. 

Avatar 2Divulgação

7. Mulher Rei

Liderado pela talentosa Viola Davis, A Mulher Rei é um filme que, além de muito bem conduzido pela diretora Gina Prince-Bythewood, é bastante significativo ao trazer as mulheres negras para o centro. 

No longa, acompanhamos a General Nanisca, líder da Agojie, um grupo de guerreiras composta apenas por mulheres que protegiam o reino africano de Daomé nos anos 1800. 

  • Onde assistir: aluguel nas plataformas Amazon Prime Video, Apple TV, Google Play e YouTube.

mulher reiDivulgação

6. Aftersun

Aftersun pode não estar entre as produções mais famosas deste ano, mas com certeza merece a sua atenção. No filme, acompanhamos uma mulher refletindo sobre a relação com o seu pai, enquanto ela relembra as férias que tirou com ele 20 anos antes.

A trama simples é inspirada nas experiências da diretora Charlotte Wells, que conduz a história em uma narrativa lenta, sensível e que deixa um gostinho agridoce no final. Paul Mescal entrega sua melhor performance desde Normal People e já está cotado para algumas das principais premiações da temporada. 

  • Onde assistir: cinemas.

AftersunDivulgação

5. The Batman

Se os humilhados são realmente exaltados, 2022 foi o ano da redenção de Robert Pattinson. Ainda que o ator tenha ótimos filmes em sua carreira, foi apenas com Batman que sua imagem de vampiro que brilha ficou mais suave com o grande público. 

O filme que acompanha os dois primeiros anos de Bruce Wayne como Batman acerta ao mostrar um lado mais humano do herói e uma Gotham ainda mais violenta.  

  • Onde assistir: HBO Max.

the batmanDivulgação

4. Elvis

Com filmes como O Grande Gatsby e Moulin Rouge no currículo, o diretor Baz Luhrmann sabe muito bem como construir um espetáculo nas telonas. E foi isso que aconteceu com Elvis, seu longa mais recente. 

O novato Austin Butler mostra todo o seu potencial interpretando o Rei do Rock, hipnotizando até aqueles que estão menos familiarizados com a história do artista. 

  • Onde assistir: HBO Max.

elvisDivulgação

3. Noites Brutais

Se você assistiu ao filme Noites Brutais e não ficou minimamente surpreso em alguma cena, você provavelmente tem tendências psicopatas. 

Bom, brincadeiras à parte (ou não), Noites Brutais é um prato cheio para quem adora uma boa reviravolta e altas doses de tensão em uma trama pra lá de instigante. No elenco principal temos Bill Skarsgård - carinha já famosa nos filmes de terror -, Georgina Campebell e Justin Long. 

  • Onde assistir: Star+.

Noites BrutaisDivulgação

2. Top Gun: Maverick

Em pleno 2022, ninguém - ou quase ninguém - aguenta mais a onda de revivals e remakes. Mas, enquanto algumas produções merecem ficar guardadinhas no passado, outras se saem muito bem no presente. E foi o caso de Top Gun: Maverick, sequência de Top Gun - Ases Indomáveis, lançado há 36 anos. 

Com um Tom Cruise ainda em ótima forma (fazendo todas as cenas de ação em caças reais), o filme trabalha muito bem as histórias deixadas por Ases Indomáveis. Reunindo nostalgia e ótimas críticas, não é atoa que o longa está entre as maiores bilheterias do ano, com quase US$ 1,5 bilhão em todo o mundo. 

  • Onde assistir: Paramount+.

To Gun MaverickDivulgação

1. Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo

O filme da A24 entrou para a lista de produções que exploraram o conceito de multiverso nos últimos tempos, mas não espere uma trama parecida com aquilo que vimos em Homem- Aranha: Sem Volta Para Casa ou Doutor Estranho no Multiverso da Loucura

Com uma trama provocante de universos paralelos e ótimas atuações (a incrível Michelle Yeoh no papel principal), o longa prova que produções de baixo orçamento podem, sim, se sobressair a outras grandes produções com orçamentos bilionários. 

  • Onde assistir: aluguel nas plataformas Amazon Prime Video, Apple TV+, Google Play e YouTube.

Tudo em todo lugar ao mesmoReprodução/A24

Menções honrosas

Outros títulos que também foram destaque em 2022 e que merecem ser lembrados: Não, Não Olhe!, O Homem do Norte, Prey, Pinocchio por Guillermo del Toro, O Peso do Talento, X - A Marca da Morte.

 

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.