Castelo Rá-Tim-Bum e mais 9 programas infantis clássicos da TV Cultura

Imagem de: Castelo Rá-Tim-Bum e mais 9 programas infantis clássicos da TV Cultura
Imagem: TV Cultura

Entregando conteúdos de extrema qualidade a crianças de todo o Brasil, a TV Cultura se consagrou como uma desenvolvedora e também distribuidora de produções educativas, todas elas repletas de temas lúdicos. Entre meados dos anos 1980 até o final da década de 2000, inúmeros programas se tornaram clássicos da emissora.

Dentro desse contexto, é possível destacar animações, séries ficcionais e outros produtos audiovisuais cujos roteiros trazem consigo inúmeros ensinamentos, citações a artistas de diferentes naturezas e curiosidades sobre a vida moderna.

Quer relembrar alguns desses programas? Confira-os logo abaixo!

10. Castelo Rá-Tim-Bum

(TV Cultura/Reprodução)(TV Cultura/Reprodução)Fonte:  TV Cultura 

Criada por Cao Hamburger, a série se tornou um marco para a TV Cultura, tendo em vista que em seu lançamento e exibição corrente, a emissora atingiu grandes picos de audiência. Por esse motivo, mais episódios foram encomendados entre 1994 e 1997.

Personagens icônicos se tornaram ícones da cultura popular brasileira, incluindo Nino (Cássio Scapin), Pedro (Luciano Amaral), Biba (Cinthya Rachel), Zequinha (Freddy Allan), Celeste, Morgana (Rosi Campos), Tíbio (Flávio de Souza), Perônio (Henrique Stroeter), Doutor Abobrinha (Pascoal da Conceição), Penélope (Angela Dippe), Etevaldo (Wagner Bello) e Bongô (Eduardo Silva).

9. Confissões de Adolescente

(TV Cultura/Reprodução)(TV Cultura/Reprodução)Fonte:  TV Cultura 

Protagonizada por Maria Mariana, Georgiana Góes, Dani Valente e Deborah Secco, Confissões de Adolescente é uma das séries desenvolvidas pelo diretor Daniel Filho, junto dos roteiristas Euclydes Marinho, Maria Helena Nascimento, Domingos de Oliveira e Patrícia Perrone, que também já escreveram telenovelas ao longo dos anos.

A trama explora a rotina de quatro adolescentes, entre dilemas pertinentes da idade à ideia de amadurecimento.

8. Teatro dos Contos de Fadas

(CBS/Fox/Reprodução)(CBS/Fox/Reprodução)Fonte:  CBS/Fox 

Contando com a atriz Shelley Duvall, também famosa por protagonizar O Iluminado, de Stanley Kubrick, na apresentação das histórias, Teatro dos Contos de Fadas teve diversos episódios transmitidos pela TV Cultura, sobretudo no início da década de 2000.

Histórias clássicas como Chapeuzinho Vermelho, Os Três Porquinhos e Branca de Neve foram exploradas sob uma nova perspectiva. Inclusive, o cineasta Tim Burton dirigiu um dos episódios.

7. Os Sete Monstrinhos

(Nelvana/Reprodução)(Nelvana/Reprodução)Fonte:  Nelvana 

Desenvolvida a partir dos livros de Maurice Sendak, a animação conta a história de uma mãe solo e seus sete filhos: todos eles nomeados de acordo com a ordem crescente de nascimento.

Cada um dos monstrinhos possui suas próprias particularidades e constrói sua personalidade em torno das aventuras cotidianas que vive ao lado dos irmãos.

6. O Pequeno Urso

(Nelvana/Reprodução)(Nelvana/Reprodução)Fonte:  Nelvana 

Outra série derivada de uma obra de Sendak é O Pequeno Urso, cujos episódios curtos cativaram inúmeras crianças desde seu lançamento.

Exibida em diversos horários na TV Cultura, a animação traz uma família de ursos para o protagonismo, junto ainda de outros animais, como o Gato, a Galinha, a Pata e o Coruja. Vale destacar que a escritora Suzanne Collins, famosa mundialmente por ter escrito a trilogia Jogos Vorazes, colaborou com o programa em alguns episódios.

5. X-Tudo

(TV Cultura/Reprodução)(TV Cultura/Reprodução)Fonte:  TV Cultura 

Criado em 1992, o programa em questão teve seu formato idealizado por Maisa Zakzuk. No elenco, Fernanda Souza, Rafael Barioni, Norival Rizzo, Marcelo Mansfield e Raquel Barcha participaram de diversos episódios, em meio a quadros educativos, receitas culinárias e divulgação científica com uma pegada mais lúdica.

Além disso, o programa contou também com a apresentação de novidades sobre inúmeros assuntos, curiosidades sobre truques mágicos e circo, junto ainda de reportagens interativas.

4. Rupert

(ITV/Reprodução)(ITV/Reprodução)Fonte:  ITV 

Outro desenho que também fez bastante sucesso na TV Cultura é Rupert, que narra as aventuras de um urso branco bastante perspicaz e com um faro apurado para solucionar mistérios inexplicáveis.

A série consiste em uma coprodução entre Canadá, França e Reino Unido, sendo criada a partir do personagem dos quadrinhos de Mary Tourtel.

3. Mundo da Lua

(TV Cultura/Reprodução)(TV Cultura/Reprodução)Fonte:  TV Cultura 

Quando Lucas Silva e Silva (vivido por Luciano Amaral) utilizava seu gravador de voz para relatar suas aventuras imaginárias, crianças do Brasil inteiro ficavam vidradas na frente da televisão para acompanhar essas peripécias divertidas.

No elenco da série, havia atores veteranos consagrados, como Antonio Fagundes, Gianfrancesco Guarnieri, Mira Haar, Denise Fraga e Laura Cardoso. A cineasta Anna Muylaert foi responsável por roteirizar diversos episódios.

2. Rá Tim Bum

(TV Cultura/Reprodução)(TV Cultura/Reprodução)Fonte:  TV Cultura 

Antes mesmo da estreia do Castelo Rá Tim Bum, um outro programa com esse mesmo “sobrenome” marcou a infância de muitas pessoas. A partir da vivência das crianças de uma família que ligava a televisão para acompanhar um programa repleto de variedades.

Com inúmeros quadros clássicos, como a aula do Professor Tibúrcio (Marcelo Tas) e o Senta que lá vem história, a abertura se tornou referência em diversos contextos, sobretudo por consistir em um plano sequência que mesclava animação com livre atuação.

1. Cocoricó

(TV Cultura/Reprodução)(TV Cultura/Reprodução)Fonte:  TV Cultura 

Para fechar a lista, é preciso citar a turma do Júlio da Gaita, que vive em uma fazenda no interior do Brasil. Em Cocoricó, os personagens interagem em um microcosmos rural, no qual galinhas, cavalos, vacas e outros animais são os verdadeiros protagonistas. Canções variadas e também bastante educativas marcaram a exibição do programa na grade da TV Cultura.

Gostou do conteúdo? Então continue ligado aqui no Minha Série para receber mais dicas incríveis como essas!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.