Wandinha: por que a personagem se chama Wednesday no original?

Imagem de: Wandinha: por que a personagem se chama Wednesday no original?
Imagem: Netflix

Ao passo em que a série Wandinha, da Netflix, ganha mais notoriedade no mundo do entretenimento, mais curiosidades e questionamentos sobre a personagem principal da obra surgem. A principal delas, talvez, tenha a ver com seu nome. Em inglês, a filha de Mortícia e Gomez Addams é chamada de Wednesday, que, em tradução livre, significa "quarta-feira". Mas você sabe o porquê disso?

A Família Addams é uma franquia criada em 1930 pelo cartunista Charles Addams. Desde lá, o nome da jovem trevosa sempre foi Wednesday e, de acordo com relatos, a origem do nome veio de um poema um tanto quanto macabro (assim como a personagem).

O nome Wednesday foi modificado no Brasil para Wandinha, o que gerou questionamentos dos fãs.O nome Wednesday foi modificado no Brasil para Wandinha, o que gerou questionamentos dos fãs.Fonte:  Netflix 

O autor da família gótica, portanto, teria se inspirado em uma cantiga infantil, lançada em 1938, na qual os dias da semana em que as crianças nasceram as definem em termos de personalidade. Para entender melhor, confira a publicação:

“A criança da segunda-feira é bonita

A criança de terça-feira é cheia de graça

A criança da quarta-feira é cheia de aflições

A criança da quinta-feira vai longe

A criança da sexta-feira é amável e generosa

A criança do sábado trabalha tudo para viver

E a criança nascida no dia de Sabá

É bonita e alegre, boa e feliz”.

Nesse sentido, quarta-feira seria o dia em que crianças com aflições nasceriam. No poema original, a frase diz: “Wednesday’s child is full of woe”. "Woe", em tradução, além de afilção, significa angústia e tristeza. Ou seja, ficou bem claro o motivo de a integrante de A Família Addams ter esse nome tão especial, digamos assim.

No primeiro episódio da série Wandinha, inclusive, Mortícia (Catherine Zeta-Jones) explica a origem do nome da filha e cita o poema rapidamente. Mas, como bem sabemos, Wandinha nasceu numa sexta-feira, 13. O que não poderia ser diferente, claro.

Na tradução para português, todavia, o nome da personagem virou Wandinha e perdeu esse significado proveniente do poema. Inclusive, outros nomes da família sombria foram modificados no Brasil. Tio Chico, por exemplo, é chamado de Fester, no original. Feioso é Pugsley e Mãozinha é "Thing" (Coisa). Coisa, aliás, acaba se tornando o nome do primo de Wandinha, que é chamado de Itt, no inglês

Wandinha é dirigida por Tim Burton e contou com oito episódios em sua primeira temporada, todos já disponíveis na Netflix.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.