1899: entenda o final da 1ª temporada da série da Netflix

Imagem de: 1899: entenda o final da 1ª temporada da série da Netflix
Imagem: Netflix

Finalmente, 1899 está entre nós. A nova série da Netflix fez sua estreia nesta quinta-feira (17) e já está chamando atenção por conta de sua trama repleta de mistérios e segredos, que tem dado nós nas cabeças dos espectadores.

O que não surpreende tanto, se considerarmos que a obra foi criada por Baran bo Odar e Jantje Friese, os mesmos idealizadores de outro sucesso do streaming: Dark (2017). Como você deve lembrar, o seriado tinha uma trama bem complexa, com vários pormenores e quebra-cabeças.

Portanto, se você não entendeu tão bem a narrativa de 1899, não se preocupe, pois vamos fazer um resumo completo para você, bem como algumas teorias.

Qual é a história de 1899?

O seriado alemão tem como premissa uma viagem de imigrantes europeus de diferentes partes do continente, que partem em direção à Nova York a fim de deixar suas dificuldades para trás.

Munidos de esperança e sonhos, os passageiros embarcam em um navio (Kerberos) que, em meio ao transporte, repentinamente, dá de cara com outra embarcação (Promotheus), aparentemente abandonada, mas muito sombria.

Ao explorarem o navio, os personagens dão de cara com coisas inimagináveis que transformam a ida à terra prometida em um verdadeiro pesadelo horripilante.

O elenco principal conta com Andreas Pietschmann (o Jonas de Dark), Isabella Wei, Anton Lesser, Emily Beecham, Clara Rosager, entre outros.

1899: narrativa e teorias

Ao assistir a série, as dicas soltas pela narrativa indicam que cada um dos passageiros do navio Kerberos está escondendo algo. Ou eles estão fugindo de alguma coisa, ou indo de encontro à outra. Ou seja, já há uma conexão estabelecida entre os personagens, que parecem ter sido manipulados ou escolhidos para estarem ali naquele momento.

Nesse sentido, algumas teorias na internet já tentam dar sentido a 1899. Uma delas, por exemplo, diz que Kerberos e Prometheus seriam os mesmos navios (se analisarmos bem seus interiores, podemos notar semelhanças). Seria Prometheus, portanto, uma versão passada ou futura do Kerberos?

Outra teoria aponta para as simbologias relacionadas ao triângulo, visto no marketing da série, e às linhas paralelas (que também estão por todo canto). Isso poderia indicar mundos paralelos ou diferentes linhas temporais. O enigmático Triângulo das Bermudas também é mencionado na teoria.

Por fim, também encontramos uma teoria que envolve o livro "A Interpretação dos Sonhos", lançado em 1899 (coincidência?) por Sigmund Freud. Pelo ano do livro e pela atmosfera onírica da história, poderia existir uma relação entre as obras.

De qualquer forma, as teorias não devem parar por aqui. Ficaremos de olho para continuar trazendo as melhores para você aqui no Minha Série!

O que acontece no final de 1899?

No penúltimo episódio, vemos o Kerberos sendo lançado em um vórtex no mar, no qual estão outros navios, que, junto com os passageiros, fazem parte de toda a simulação sugerida na série.

O que nos leva ao episódio final, no qual é explicado que a única capaz de sanar toda a situação seria Maura. Ela teria aprisionado os demais passageiros nessa simulação ao se apegar a ideia de que a realidade está além daquilo que enxergamos.

Isso é explicado pelo pai a Eliot, que diz que a simulação teria sido criada para manter todos vivos, em uma espécie de casa de bonecas na qual a realidade se 'moldaria' de acordo com os desejos de Maura.

Logo, os loopings cessam apenas quando Maura é capturada e desmascarada, revelando que Daniel também a estava ajudando. Porém, há mais um twist final, que nos mostra que há uma nova simulação, esta controla por Daniel. Ou seja, todos, inclusive Maura e o pai, estão presos.

Nesse sentido, ela seria a única capaz de desmantelar a nova situação. Porém, ao acordar, ela está no espaço.

Confuso? Para onde vai a trama? Aguardemos por uma nova temporada para descobrir!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.