Viola Davis: conheça 6 filmes com a vencedora do Oscar

Imagem de: Viola Davis: conheça 6 filmes com a vencedora do Oscar
Imagem: IMDb
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Viola Davis é uma das maiores atrizes de todos os tempos. E não somos nós que estamos dizendo: o The New York Times a colocou em 9º lugar na lista de maiores artistas do século XXI.

Ela é a única atriz afro-americana a conseguir a "Tríplice Coroa de Atuação", a forma como é chamada a trinca de premiações formada pelo Oscar, Emmy e Tony Awards.

Com uma carreira que completa 30 anos agora em 2022, e que chegará em breve aos cinemas com A Mulher Rei, é um bom momento para revisitar a trajetória da atriz, nomeada pela revista Time duas vezes como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo. Confira suas melhores atuações no cinema!

1. Um Limite Entre Nós (2016)

(Fonte: IMDb)(Fonte: IMDb)Fonte:  IMDb 

Não poderíamos começar essa lista sem incluir Um Limite Entre Nós, o longa-metragem pelo qual Viola Davis venceu o Oscar na categoria melhor atriz coadjuvante. Dirigido e protagonizado por Denzel Washington, o filme retorna aos anos 1950.

Viola é Rose, esposa de Troy, papel de Denzel. Na trama, Troy trabalha recolhendo lixo das ruas, enquanto tenta migrar para o posto de motorista do caminhão.

Seu personagem carrega um imenso rancor de não ter conseguido virar jogador profissional de beisebol por questões racistas, e por isso não quer que o filho seja atleta. Uma atuação impecável da atriz!

2. A Voz Suprema do Blues (2020)

(Fonte: IMDb)(Fonte: IMDb)Fonte:  IMDb 

É verdade que A Voz Suprema do Blues levou muita gente aos cinemas para ver o filme póstumo de Chadwick Boseman, mas nada seria igual sem a presença marcante de Viola Davis.

No longa-metragem, Davis é Ma Rainey, uma das primeiras cantoras afro-americanas profissionais de blues e pioneira em gravar álbuns no gênero, o que lhe conferiu a alcunha de "mãe do blues".

Por essa atuação, Viola Davis garantiu mais uma indicação ao Oscar, ano passado. Não venceu, mas deixou outro brilhante desempenho.

3. Dúvida (2008)

(Fonte: IMDb)(Fonte: IMDb)Fonte:  IMDb 

Dúvida acompanhou a história do carismático padre Flynn, que tentou acabar com a rigidez na escola St. Nicholas, no Bronx, que acabava de receber seu primeiro aluno negro, Donald Miller.

No filme, Viola Davis interpreta a mãe de Donald, Sra. Miller. Por essa atuação, a atriz foi indicada ao Oscar de melhor atriz coadjuvante na edição de 2009 da premiação. Foi a primeira indicação da atriz ao principal prêmio do cinema norte-americano.

4. Histórias Cruzadas (2011)

(Fonte: IMDb)(Fonte: IMDb)Fonte:  IMDb 

A segunda indicação de Viola ao Oscar veio por Histórias Cruzadas. Foi a primeira vez que concorreu como melhor atriz. O filme retorna ao estado do Mississipi nos anos 1960, um período em que a segregação racial ainda era uma realidade nos Estados Unidos.

A atriz interpreta Aibileen Clark, uma empregada doméstica que é a primeira a conceder uma entrevista a Skeeter, uma jovem escritora branca, que está tentando entrevistar mulheres negras da cidade.

Skeeter quer contar a história de vida de mulheres que trabalham na criação dos filhos da elite branca. É uma atuação ímpar de Viola Davis, tranquilamente um dos grandes filmes da última década.

5. Os Suspeitos (2013)

(Fonte: IMDb)(Fonte: IMDb)Fonte:  IMDb 

Antes de definitivamente ganhar Hollywood, Denis Villeneuve dirigiu Os Suspeitos, e teve o prazer de dividir as filmagens com Viola Davis. A atriz vencedora do Oscar interpreta Nancy Birch, que vê sua filha e uma amiga desaparecerem.

Angustiada, ela não desiste de procurar por sua filha e, para isso, conta com a ajuda do personagem interpretado por Jake Gyllenhaal. Uma atuação visceral da grande atriz que é Viola.

6. O Esquadrão Suicida (2016)

(Fonte: IMDb)(Fonte: IMDb)Fonte:  IMDb 

Antes de dividir tela com Dwayne Johnson em Adão Negro, Viola Davis já havia interpretado o papel de Amanda Waller outras vezes. A primeira delas foi no então aguardado Esquadrão Suicida, de 2016.

Apesar do público ter torcido o nariz, a primeira aparição do grupo da DC Comics levou muita gente ao cinema e ninguém pode questionar a atuação da atriz. No filme, ela entrega uma competente atuação para a agente Waller.

A personagem é a responsável por criar o projeto que dá nome ao longa-metragem, uma iniciativa do governo norte-americano de sua própria equipe de metahumanos. Por sorte, Viola tornou a aparecer na sequência, de 2021.

E para você, qual a melhor atuação de Viola Davis? Muita gente conheceu a atriz na série Como Defender um Assassino, então aproveite para mergulhar em outros trabalhos dela. Alguns deles você encontra artigos aqui no Minha Série!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.