Beyblade: quantas temporadas tem o anime?

Imagem de: Beyblade: quantas temporadas tem o anime?
Imagem: Beyblade/Reprodução

Beyblade foi um anime que fez grande sucesso no Brasil e em diversos outros países fora do Japão no início da década de 2000, especialmente pela linha de brinquedos icônica que ele tornou tão popular.

O que muitos fãs dos episódios antigos não sabem é que a franquia conta com muitas temporadas e sagas diversas, além do que costumava passar na TV.

Se estiver curioso para saber exatamente qual é a ordem dessas temporadas e quantos episódios elas têm, basta conferir nosso guia de Beyblade logo a seguir. Aproveite!

Quando surgiu Beyblade?

A saga original ainda é a mais popular entre os fãs da franquiaA saga original ainda é a mais popular entre os fãs da franquia.
Fonte:  Beyblade/Reprodução 

É natural que séries animadas recebam linhas de brinquedos físicos ou jogos, em especial para aproveitar o sucesso entre as crianças e promover a franquia de forma que atinja até mesmo aqueles que não a assistem. Só que, no caso de Beyblade, o que aconteceu foi justamente o contrário.

A história começou quando um tipo mais moderno de pião, batizado de Beyblade, foi criado pela empresa japonesa Takara Tomy, em 1999. Para tornar o novo brinquedo um item ainda mais popular, a empresa encomendou um mangá com uma história focada nele, que foi publicado originalmente entre 1999 e 2004.

Em 2001, o anime baseado nesse mangá foi produzido e levou a franquia ao sucesso em diversos países além do Japão.

Quais são as temporadas de Beyblade?

A série principal do anime conta com três sagas individuais e que focam grupos de personagens diferentes, mas nem todas são muito conhecidas pelos fãs. A saga clássica, que foi ao ar entre 2001 e 2003, é a mais popular e foi a que levou a história e os brinquedos para o auge do sucesso no mundo.

As 3 temporadas dessa fase têm 154 episódios. Se você acompanhou Beyblade no Brasil, provavelmente foram esses os capítulos que viu no extinto canal pago Fox Kids ou na TV Globo.

As duas sagas de sequência só foram produzidas após alguns anos e não tiveram o mesmo impacto da original. São elas: Beyblade: Metal Fusion, com 4 temporadas e 199 episódios, e Beyblade Burst, com 6 temporadas e 309 episódios.

Também houve uma série spin-off com 3 temporadas e 52 episódios, conhecida como BeyWheelz e BeyWarriors.

Vale mencionar que também há dois filmes, Beyblade: Fierce Battle e Metal Fight Beyblade vs the Sun: Sol Blaze, the Scorching Hot Invader.

Respectivamente, os eventos se passam durante a saga clássica e as temporadas de Metal Fusion, mas as histórias não são canônicas, então não é necessário levá-las em consideração para aproveitar os episódios do anime.

Qual é a ordem das temporadas de Beyblade?

Como Beyblade tem tantas sagas divididas e centradas em personagens e situações distintos, não é difícil de assisti-las da maneira correta. Basta seguir a ordem abaixo.

Saga clássica

  • Beyblade — 2001
  • Beyblade: V-Force — 2002
  • Beyblade: G-Revolution — 2003

Saga Metal Fusion

  • Beyblade: Metal Fusion — 2009
  • Beyblade: Metal Masters — 2010
  • Beyblade: Metal Fury — 2011
  • Beyblade: Shogun Steel — 2012

Saga Beyblade Burst

  • Beyblade Burst — 2016
  • Beyblade Burst Evolution — 2017
  • Beyblade Burst Turbo — 2018
  • Beyblade Burst Rise — 2019
  • Beyblade Burst Surge — 2020
  • Beyblade Burst QuadDrive — 2021

Caso se interesse em acompanhar a série spin-off, pode fazer isso na ordem a seguir.

Saga BeyWheelz/BeyWarriors

  • BeyWheelz — 2012
  • BeyWarriors: BeyRaiderz — 2014
  • BeyWarriors: Cyborg — 2015

Como essa saga não tem nada relacionado à série principal, é possível assisti-la a qualquer momento ou simplesmente ignorá-la se não gostar da premissa.

Onde assistir ao Beyblade antigo?

A boa notícia para quem sempre quis rever as 3 temporadas clássicas de Beyblade é que elas estão disponíveis atualmente no serviço de streaming do Amazon Prime Video.

Caso não seja assinante ou o anime não esteja mais no catálogo quando quiser assisti-lo, vale saber que há uma alternativa gratuita: o canal oficial do anime no YouTube. O canal BEYBLADE Official também oferece episódios da série clássica em inglês, espanhol e português brasileiro.

A desvantagem é que as playlists do canal não são muito organizadas, então você terá que caçar alguns dos episódios por conta própria para assistir tudo em ordem. A temporada V-Force dublada em português, por exemplo, nem conta com uma playlist por lá, deixando o trabalho completamente por parte do telespectador.

No canal pago Looke, no Amazon Prime Video, você consegue ver a primeira temporada de Metal Fusion, enquanto a Netflix tem no catálogo algumas temporadas da saga Burst dubladas em português.

Não é um jeito ideal de ver os episódios, mas a realidade é que também não há muita escolha para os fãs de Beyblade atualmente.

Curtiu o conteúdo? Então, continue acompanhando o Minha Séria aqui no TecMundo e conheça tantas outras curiosidades de animes, mangás, filmes e séries.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.