Jaspion e 11 clássicos da TV Manchete que marcaram a sua infância

Imagem de: Jaspion e 11 clássicos da TV Manchete que marcaram a sua infância
Imagem: Manchete

A série Jaspion marcou a infância de muitas pessoas que cresceram assistindo à TV Manchete, assim como várias outras séries e programas aclamados pelo público. Atualmente, nostalgia é o principal sentimento em relação aos conteúdos que faziam parte da programação do canal, que se tornaram clássicos da televisão brasileira e continuam sendo admirados pelos fãs.

Relembre alguns sucessos da TV Manchete que faziam parte da infância e da adolescência de muitos jovens no Brasil:

12. Jaspion

(Fonte: Manchete/Reprodução)(Fonte: Manchete/Reprodução)Fonte:  Manchete 

Mesmo que no Japão, país onde foi criada, a série Jaspion tenha sido um fracasso, aqui no Brasil a história foi totalmente diferente. O herói, que veste uma armadura de metal e protege a terra de ameaças, se tornou um ícone entre as crianças e os jovens, com uma música de abertura muito carismática. Jaspion foi o primeiro seriado japonês do estilo “tokusatsu” a se popularizar no Brasil, abrindo caminho para outras séries como Changeman e Black Kamen Rider, que posteriormente chegaram à TV Manchete.

11. Cavaleiros do Zodíaco

(Fonte: Manchete/Reprodução)(Fonte: Manchete/Reprodução)Fonte:  Manchete 

Quem assistiu Cavaleiros do Zodíaco na TV Manchete provavelmente guarda lembranças muito especiais da época. Aos domingos, o anime disputava audiência com programas de grandes canais da TV, mostrando como os espectadores amavam a série. Foi o primeiro desenho japonês a se popularizar no Brasil, criando uma legião de fãs que até hoje o consideram um dos melhores animes da história. A trama conta histórias de cavaleiros com armaduras e poderes inspirados em cosmos, constelações e temáticas de mitologia grega.

10. Super Campeões

(Fonte: Manchete/Divulgação)(Fonte: Manchete/Divulgação)Fonte:  Manchete 

No país do futebol, um anime com essa temática com certeza seria um prato cheio para as crianças. Super Campeões apresenta Oliver Tsubasa, um garoto muito talentoso jogando futebol. Ele começa sua carreira jogando pela escola, enfrenta desafios e busca uma carreira profissional, com o desejo de defender o seu país, Japão. Inovador para a época, o anime conseguiu muitos fãs, que acompanhavam a TV Manchete para saber a continuação da trajetória do jovem Tsubasa.

9. Sailor Moon

(Fonte: Manchete/Reprodução)(Fonte: Manchete/Reprodução)Fonte:  Manchete 

Usagi Tsukino é uma estudante de 14 anos que descobre ser uma guerreira mágica a partir de uma gata chamada Luna, que conversa com ela. A partir dessa descoberta, Tsukino passa a se transformar em Sailor Moon, que dá nome ao anime, e enfrenta desafios para proteger a terra das forças malignas, utilizando seus poderes mágicos. A trama coloca a personagem em várias situações que geram diálogos sobre confiança e superação.

8. Changeman

(Fonte: Manchete/Reprodução)(Fonte: Manchete/Reprodução)Fonte:  Manchete 

Depois do sucesso de Jaspion, a TV Manchete aproveitou o formato consolidado de tokusatsu para levar Changeman à programação. Diferente de Jaspion, Changeman era um esquadrão de cinco heróis que lutavam para proteger a Terra do vilão Gozma, com um formato parecido com os famosos Power Rangers. A música de abertura de Changeman também se popularizou entre os brasileiros, ainda que cantada em japonês.

7. Black Kamen Rider

(Fonte: Manchete/Reprodução)(Fonte: Manchete/Reprodução)Fonte:  Manchete 

Ainda no estilo tokusatsu, Black Kamen Rider também chegou após o sucesso de Jaspion. A série conta a história de Issamu Minami, que se transforma no carismático herói Kamen Rider a partir da King Stone. Assim, ele batalha para acabar com os planos obscuros de Gorgom e salvar o seu irmão. Posteriormente, a TV Manchete transmitiu a série Black RX, que também é protagonizada por Kamen Rider.

6. Jiraya

(Fonte: Manchete/Reprodução)(Fonte: Manchete/Reprodução)Fonte:  Manchete 

Em um universo mais ligado à cultura ninja, Jiraiya se consagrou como mais um herói transmitido pela TV Manchete. Treinado por Yamaji, um sábio mestre das artes marciais que o adotou, Jiraya é um habilidoso guerreiro Ninja que precisa enfrentar um maligno clã de Feiticeiros. Diferente das demais séries tokusatsu, o herói Jiraya não possui superpoderes, utilizando apenas suas habilidades e armas brancas para derrotar os inimigos. O tema de abertura também se popularizou rapidamente entre os fãs.

5. Yu Yu Hakusho

(Fonte: Manchete/Reprodução)(Fonte: Manchete/Reprodução)Fonte:  Manchete 

O anime, que fez muito sucesso no Brasil pela dinâmica e pela excelente dublagem, conta a história de Yusuke, um adolescente problemático que vive se metendo em brigas de rua. Yusuke morre e é ressuscitado, sendo obrigado a se tornar um detetive sobrenatural que realiza trabalhos no mundo humano, mas acaba viajando para o submundo. Com o tempo, a trama aborda várias lutas e torneios de artes marciais.

4. Shurato

(Fonte: Manchete/Reprodução)(Fonte: Manchete/Reprodução)Fonte:  Manchete 

Shurato é um dos Oito Guardiões do Povo de Deva, e luta para resgatar a deusa Vishnu. Com um estilo parecido com Cavaleiros do Zodíaco, mas bem longe do mesmo sucesso, o anime Shurato aborda situações com a mistura de diferentes religiões e culturas em meio a grandes batalhas. Baseado na mitologia budista e hinduísta, Shurato conquistou fãs no Brasil, principalmente os que já estavam familiarizados com animes de cavaleiros de armadura na TV Manchete.

3. Milk Shake

(Fonte: Manchete/Reprodução)(Fonte: Manchete/Reprodução)Fonte:  Manchete 

Em 1988, Angélica apresentava o programa Milk Shake, um programa musical direcionado para jovens. A apresentadora, com apenas 15 anos de idade, trazia jogos, musicais e atrações para agitar as tardes de sábado na TV Manchete. Na época, a adesão foi ótima entre os adolescentes, e o programa acabava tendo ótimos pontos de audiência frequentemente.

2. Clube da Criança

(Fonte: Manchete/Reprodução)(Fonte: Manchete/Reprodução)Fonte:  Manchete 

Em 1983, Xuxa comandou um programa infantil chamado Clube da Criança. Como o próprio nome já diz, a apresentadora era rodeada de crianças enquanto comandava vários sorteios, brincadeiras e shows, além de passar desenhos animados. Foi o início da carreira de Xuxa na TV Manchete, em que ela já mostrava sua facilidade em comandar plateias e promover conteúdos infantis. O programa se manteve na programação da TV Manchete por mais de 10 anos.

1. Sandy & Júnior Show

(Fonte: Getty Images/Reprodução)(Fonte: Getty Images/Reprodução)Fonte:  Gettu 

A dupla Sandy e Júnior apresentou um programa próprio na TV Manchete que começou no ano de 1997. O público-alvo de Sandy & Júnior Show eram os jovens e adolescentes, apresentando conteúdos como entrevistas, matérias informativas, jogos e shows com participações de convidados famosos.

Ainda que bem desenvolvido, o programa não teve o desempenho esperado na audiência, mas a temática e os apresentadores marcaram de forma boa e nostálgica a adolescência de várias pessoas nos anos 90.

A TV Manchete consolidou sua programação infantil com muitas séries e desenhos que criaram legião de fãs por todo o Brasil. Com isso, são incontáveis a quantidade de programas que conquistaram o público e continuam sendo aclamados e relembrados pelos adultos que eram jovens nas décadas 80 e 90.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.