K-drama, C-drama, TW-drama e doramas: qual é a diferença?

Imagem de: K-drama, C-drama, TW-drama e doramas: qual é a diferença?
Imagem: Korean Broadcasting System

O sucesso da série Round 6 (ou Squid Game), lançada pela Netflix no ano passado, além do Oscar de Melhor Filme de Parasita (2019), continuam a despertar a curiosidade do público para conteúdos asiáticos, sejam produções seriadas ou filmes. O fato é que as plataformas de streaming disponíveis no Brasil parecem muito engajadas em distribuir esse tipo de formato, sobretudo porque já entenderam os novos gostos do público.

Apesar disso, muitos ainda se confundem com algumas terminologias. Há K-dramas, C-dramas, TW-dramas, BLs, doramas… enfim, muitas coisas que podem realmente deixar a mente inundada de informações. Por esse motivo, com essa lista, você irá entender a diferença de todos esses subgêneros de uma vez por todas. Aproveite!

(Hunan TV/Netflix/Reprodução)(Hunan TV/Netflix/Reprodução)Fonte:  Hunan TV/Netflix 

O que é um dorama?

Na língua japonesa, é comum que alguns termos estrangeiros façam parte do vocabulário dos nativos. É o caso de hambúrguer, ônibus e drama, por exemplo, sendo essa última usada para designar as séries que, geralmente, possuem cunho romântico e são destinadas a diversos tipos de público. Assim, surgiram os doramas, cujo termo acabou sendo adotado para designar as séries asiáticas como um todo. Mas há muitas diferenças entre todas elas.

Portanto, em resumo, um dorama é basicamente uma série japonesa cujos protagonistas podem, ou não, se envolver em um romance que irá perdurar por todos os episódios. Alguns exemplos são Hyaku Man En No Onna-tachi?, disponível na Netflix, e In Time With You, disponível no Viki, um streaming inteiramente dedicado aos fãs do gênero.

(Fuji TV/Reprodução)(Fuji TV/Reprodução)Fonte:  Fuji TV 

A diferença entre K-Drama, C-Drama e TW-Drama

Agora que você já sabe o que é um dorama, fica mais fácil de entender quais são os outros termos para designar as séries asiáticas. Sendo assim, a maioria delas envolve a inicial do país nativo e a palavra “Drama”. Dentro desse contexto, um K-Drama é basicamente uma série realizada na Coreia do Sul, contando com romances calorosos entre os protagonistas.

Alguns exemplos bastante famosos incluem Boys Before Flowers, Crash Landing on You, O Rei de Porcelana e Love Alarm. Todos eles estão disponíveis na Netflix com suas respectivas temporadas completas. A gigante do streaming vem apostando alto nesses conteúdos e, semanalmente, novos K-Dramas chegam à plataforma.

(Netflix/Reprodução)(Netflix/Reprodução)Fonte:  Netflix 

O mesmo ocorre com C-Dramas, séries oriundas da China, e TW-Dramas, que vêm diretamente de Taiwan. Entre as produções mais famosas deste primeiro para ver na Netflix estão Entre a Razão e a Emoção, Nosso Lugar Secreto, Jardim de Meteoros e Ombro Amigo. Já no campo das séries taiwanesas, no streaming, é possível encontrar The Perfect Match, Love Storm, K.O. One, A Princesa da Máfia e The Devil Punisher.

O que são BLs?

E ainda não terminou! Ainda existem outros tipos de dramas asiáticos, como os BLs, que significam, literalmente, Boys Love. Ou seja, essas produções são focadas em romances entre dois meninos protagonistas e costumam ser destinadas ao público LGBT+.

Embora ainda seja um subgênero em ascensão, há alguns seriados desse nicho presentes nos streamings brasileiros, como é o caso de Love by Chance, Second Chance, Oxigen e Tharn & Type, que estão disponíveis no Viki.

Uma boa parte das séries BL são produzidas na Tailândia e costumam ser estudadas por acadêmicos do país inteiro, mas países como Coreia do Sul, Japão, Taiwan e China também vêm investindo no formato.

Outras diferenças entre as séries dramáticas vindas da Ásia

Além das diferenças mais visíveis entre essas produções, sobretudo no que tange suas nacionalidades, há outras que também são muito relevantes e podem dizer muito sobre cada uma delas. É comum que os doramas, por exemplo, possuam uma quantidade máxima de episódios e duração, algo que se tornou um consenso entre os realizadores e espectadores.

Também conhecidos por J-Dramas, essas séries costumam ter em média quarenta minutos de duração, indo até 15 episódios em uma única temporada que são lançados ao longo de três meses quando são exibidos por emissoras de televisão. Mas, no streaming, essas configurações podem ser modificadas.

(Korean Broadcasting System/Reprodução)(Korean Broadcasting System/Reprodução)Fonte:  Korean Broadcasting System 

Enquanto isso, os K-Dramas podem ter até 25 episódios em uma única temporada. Inclusive, é muito difícil que essas séries sejam renovadas, pois são pensadas para ter sua narrativa bem desenvolvida nesse espaço de tempo. E atenção: cada capítulo pode superar facilmente a marca de 45 minutos, chegando até a ultrapassar a marca de uma hora por episódio.

Mesclando grandes quantidades de episódios e longa duração estão os C-Dramas, que podem ter até 60 episódios em uma única temporada — e elas raramente são renovadas. O mesmo ocorre com os TW-Dramas, com a diferença de que há muita variação entre formatos; há séries com poucos episódios e longa duração e muitos episódios com duração na média.

Gostou do texto? Não deixe de aproveitar todas as nossas dicas para conhecer mais sobre o mundo das séries asiáticas!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.