O que é dorama e por que eles estão se tornando tão populares?

Imagem de: O que é dorama e por que eles estão se tornando tão populares?
Imagem: (Fonte: Netflix/Reprodução)

Os doramas tem se tornado o formato de série queridinho do público nos últimos anos. Na Netflix e em outras plataformas de streaming, essas “novelas asiáticas” tem tomado cada vez mais espaço, atraindo a atenção dos jovens para esse tipo específico de programa.

Mas você sabe o que é dorama? Vamos te explicar de onde saiu esse termo, suas ramificações, seus projetos mais famosos e ainda vamos te dizer onde assistir doramas. Então, vamos lá!

(Fonte: Netflix/Reprodução)(Fonte: Netflix/Reprodução)Fonte:  Netflix 

O que é dorama?

Dorama nada mais é do que uma espécie de série de origem asiática, produzida em maior escala no Japão, mas também encontrada na Coréia do Sul, China e Tailândia. O termo “dorama” vem da pronúncia de “drama” em japonês.

Essas novelas podem ter vários segmentos, como a comédia, o romance, aventura e até mesmo o terror. As atuações são normalmente feitas com pessoas mais jovens em seus papeis de destaque, mas isso não é necessariamente uma regra.

As histórias dos doramas são distribuídas em vários episódios, o que os deixa muito semelhantes às produções norte-americanas e até a algumas novelas brasileira. Porém, eles podem ter algumas diferenças que vamos te explicar a seguir.

Tipos de doramas

Nem todas as séries asiáticas são consideradas doramas. Em cada país há algumas especificidades nesse tipo de projeto e cada um tem sua marca registrada local.

Os sul-coreanos, por exemplo, chamam suas atrações de K-dramas, seguindo a mesma linha de sucesso no mundo da música, que é o K-pop. Existem também os T-doramas, provenientes da Tailândia, os C-doramas, da China, e por aí vai.

A diferença entre eles é apenas cultural mesmo. Visualmente, são séries bem parecidas e acompanham a mesma linha: poucos episódios, histórias mais fechadas, normalmente com poucas temporadas.

(Fonte: Netflix/Reprodução)(Fonte: Netflix/Reprodução)Fonte:  Twitter 

O que define a diferença é o público alvo. Um dorama coreano nem sempre vai abordar temas pertinentes ao Japão, por exemplo. E vice-versa. O que distingue eles são suas particularidades culturais, que precisam ser respeitadas.

Ainda existem alguns gêneros populares de doramas que não estão necessariamente ligados a cultura, mas ao tipo de produção. São eles:

  • jidaigeki – são produções de época, doramas que se ambientam em períodos históricos japoneses;
  • getsuku – Associados ao canal Fuji TV, normalmente são produções mais românticas que vão ao ar às segundas-feiras, 9h da noite — o famoso novelão das nove;
  • taiga dramas – são doramas de época como os jidaigeki, mas com uma diferença: duram muito mais, já que contam com um orçamento bem maior;
  • trendy dramas – doramas que focam em eventos cotidianos.

Alguns doramas famosos

Separamos uma lista com alguns doramas que se tornaram febre pelo mundo e conquistaram uma legião de fãs:

  • Alice In Borderland: uma série da Netflix muito elogiada e que conta a história de um jovem e mais dois amigos transportados para um mundo paralelo onde precisam participar de diversos jogos mortais. Além de tentar sobreviver, eles procuram o caminho de volta para casa;
  • Round 6: conhecido também como Squid Game, a série da Netflix conta a história de um grupo de pessoas que passam por dificuldades financeiras e que aceitam participar de alguns jogos a fim de conquistar um prêmio bilionário. Mas o que eles não sabem é que, para chegar lá, eles terão que escapar da morte a cada rodada;
  • Flor do Mal: uma produção sul-coreana que traz a história de uma detetive que descobre a verdadeira identidade de seu próprio marido, enquanto ela investiga uma série de assassinatos inexplicáveis. A série está disponível na plataforma Viki;
  • Jardim de Meteoros: a produção chinesa conta a história de uma jovem estudante universitária que está disposta a se dedicar aos estudos, mas acaba descobrindo um novo amor e um mundo cheio de obstáculos. A série se encontra na Netflix;
  • Switched: um dorama no qual duas jovens com vidas muito diferentes mudam de corpo. Uma delas é popular e está dentro dos padrões, já a outra é tímida e não se relaciona bem com a turma. Com a troca, elas começam a entender melhor os desafios e dificuldades uma da outra.  A produção está disponível na Netflix.

(Fonte: Netflix/Reprodução)(Fonte: Netflix/Reprodução)Fonte:  Netflix 

Onde assistir doramas?

A maioria dos doramas hoje disponíveis para assistir estão na plataforma da Netflix. Lá, você encontra uma lista extensa de doramas de gêneros e gostos diferentes. Mas além da Netflix, também existem os aplicativos, como Viki e Kocowa, que podem ser baixados tanto no Android quanto no iOS.

Agora que você já sabe tudo sobre doramas, que tal escolher alguns para assistir com a galera e espalhar ainda mais esse gênero? Escolha seu dorama preferido e depois conte para a gente!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.