Alice in Borderland: tudo sobre o mangá no qual a série é baseada

Imagem de: Alice in Borderland: tudo sobre o mangá no qual a série é baseada
Imagem: Divulgação

Em 2020, a série japonesa Alice in Boderland estreou na Netflix e ganhou cada vez mais repercussão entre os assinantes do streaming. Mesmo com o sucesso repentino, poucas pessoas sabem que a série é baseada, na verdade, no mangá Imawa no Kuni no Arisu, escrita e ilustrada por Haro Aso.

A trama acompanha Arisu Ryouhei, um estudante prestes a se formar no ensino médio. Tudo vai bem em mais uma noite comum com seus dois melhores amigos, Karube e Chouta, até que jovens observam uma contínua queima de fogos de artifício e, logo após, uma grande explosão.

Após o acontecimento estranho, os três acordam em um mundo paralelo, que aparentemente só tem eles. Ao tentarem buscar respostas, eles acabam entrando em um jogo de vida ou morte. Logo o trio descobre que não estão sozinhos nesse mundo e que para garantir mais dias de vida, é preciso participar dos jogos.

Alice in BorderlandReprodução/Shonen Sunday Comics

As partidas são representadas por cartas de baralho, sendo que o naipe dita qual será o tipo de jogo (espadas para jogos de força; paus para trabalho em equipe; ouros para raciocínio; e copas para jogos psicológicos) e o número da carta é a dificuldade. Ou seja, quanto mais alto o número, mais difícil ganhar.

Personagens

Entre os personagens principais do mangá estão Ryohei Arisu (inteligente e analítico, ele é o líder do trio), Yuzuha Usagi (a personagem é destaque em provas de força graças ao seu passado como alpinista e é o possível par romântico de Arisu), Daikichi Karube e Chouta Segawa (melhores amigos de Arisu).

Ainda estão na trama Saori Shibuki (que se une ao trio principal nos primeiros jogos), Shuntaro Chishiya (personagem misterioso e extremamente habilidoso nas partidas) e Hikari Kuina (aliada e melhor amiga de Shuntaro).

alice in boderlineCapa do primeiro volume do mangá (Shonen Sunday Comics/Reprodução)

Adaptações

Com 18 volumes publicados entre novembro de 2010 a março de 2016, o mangá ganhou um OVA (Original Video Animation), um formato de animação que sai apenas em DVD, sem ser exibido na TV ou lançado nos cinemas. A produção é dividida em três episódios.

Além do OVA, o mangá ganhou, é claro, a adaptação da Netflix, que conta com Kento Yamazaki (Arisu), Tao Tsuchiya (Yuzuha Usagi), Yûki Morinaga (Chota), Keita Machida (Karube) e Ayame Misaki (Shibuki) no elenco.

A série — dirigida por Shinsuke Sato e escrita por Yasuko Kuramitsu — ficou em primeiro lugar no top 10 do streaming por semanas e teve sua segunda temporada confirmada apenas duas semanas após a estreia.

O sucesso da história rendeu também um spin-off chamado Imawa no Michi no Arisu (Alice on Border Road), focado em outros personagens e busca ressaltar mais o impacto dos jogos no psicológico dos participantes. O mangá foi publicado no Monthly Sunday Gene-X da Shogakukan de 19 de agosto de 2015 até 19 de fevereiro de 2018, mas não conquistou o mesmo sucesso da história original.

alice in boderlineO mangá foi adaptado para um OVA de três capítulos (Reprodução)

Curiosidades

Com a trama fortemente baseada nas cartas do baralho e a ideia de estar perdido em outro mundo, o mangá é claramente inspirado na história de Alice no País das Maravilhas. Prova disso é que o sobrenome do protagonista Ryouhei Arisu é uma tradução para o nome Alice — sem contar a presença de um personagem conhecido como "Chapeleiro".

Outra curiosidade é que os personagens Arisu e Usagi são baseados na personalidade de Haro Aso, criador da história. “Lembro-me de como era quando tinha 20 anos e criei (a personagem de Arisu) com base na minha própria indecisão. Enquanto personagem de Usagi, independente e não precisa depender de outras pessoas”, disse em entrevista.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.